Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2015 - 08:01

Cristo Redentor de “Olho vivo”


Monumento terá iluminação especial celebrando o Dia Mundial da Visão.

Ele já ficou rosa, azul e até verde e amarelo. Mas dessa vez serão projetadas imagens alusivas à visão em luminografia, técnica de iluminação mais ecológica por demandar menor quantidade de energia elétrica, chamando atenção para os cuidados com a visão, já que no Brasil, cerca de 20% da população, algo em torno de 40 milhões de pessoas não têm a visão corrigida. A projeção aconteceu no dia 07 de outubro(quarta-feira), entre 19h30min e 20h30min. Na véspera em que se comemora o Dia Mundial da Visão, dia 08 de outubro (quinta-feira).

A ação, do Instituto Ver & Viver, iniciativa da Essilor Brasil, visa despertar a atenção da população para a importância da saúde visual, divulgando informação qualificada ao maior número de pessoas, pois a baixa visão está entre as doenças mais disseminadas e subestimadas no mundo. Essa realidade afeta 4,5 bilhões de pessoas, das quais 2,5 bilhões não se beneficiam de soluções corretivas. Entretanto, soluções simples, experimentadas e testadas para corrigir problemas associados à visão já existem.

De acordo com Sandra Abreu, Diretora do Instituto Ver& Viver, conhecimento é o primeiro passo para combater a baixa visão. “Para se ter ideia, no Brasil, 22,9% da evasão escolar está relacionada a algum problema visual. Além disso, crianças com baixa visão são três vezes mais propensas a serem reprovadas, quando comparadas àquelas que possuem visão normal”, afirma.

Para Sandra, uma campanha global como a que a Essilor lançou, promovendo a conscientização do público e levantando a bandeira da visão saudável, é de extrema importância. “Queremos conscientizar a população e dar ´voz à visão´ e sua importância através de ações que despertem o público para o tema da saúde visual”, explica Sandra.

O Dia mundial da visão é um evento anual estabelecido pela Organização Mundial de Saúde em 1998 para captar atenção internacional para a deficiência visual.

A difusão sobre os cuidados da visão no Brasil, e também no Dia Mundial da Visão, tem apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), do Lions Clubs International e da Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica.

IVV —No Brasil, o Instituto Ver & Viver está comprometido na luta contra a baixa visão, focando no número significativo de caso, no qual o cidadão sequer sabe que precisa de correção visual ou não verifica sua correção visual regularmente. “Vale destacar que 80% das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas com soluções de baixo custo, de acordo com dados do Vision Impact Institute”.

Segundo o Vision Impact Institute,o custo da visão não corrigida representa 272 bilhões de dólares ao ano numa escala global, em termos de perda de produtividade. A boa visão é chave não somente para uma vida melhor, mas também para minimizar os enormes impactos econômicos e sociais da visão não corrigida, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira