Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2015 - 07:26

O clube de assinatura é a solução para a atual crise do consumo brasileiro

A atual crise brasileira, cíclica, mas sem data prevista para acabar, está mudando a relação do brasileiro com o consumo. Se em 2012, com o boom econômico brasileiro, a Nova Classe C era festejada, agora vemos um quadro geral de retração. Sonho de consumo de muitos brasileiros, o automóvel, por exemplo, agora começa a ficar longe da realidade. A associação das concessionárias (Fenabrave) divulgou no começo do mês um dado sobre a queda na venda de veículos. A diminuição foi de 32,5% em setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já a consultoria Nielsen apontou que a crise está afetando o consumo de alimentos do brasileiro. A venda de peixe enlatado, pão, macarrão e até iogurte tiveram quedas expressivas neste ano. Na contramão das notícias pessimistas, muitos brasileiros têm lançado mão de uma prática simples que ajuda a movimentar a economia e ainda proporciona um consumo consciente e focado: a experimentação. O hábito de experimentar, inclusive, fez crescer o interesse pelos clubes de assinatura. Se antes ele era restrito apenas a livros, vinhos e cervejas, agora há todo o tipo de clube de assinatura, desde alimentos naturais até produtos para o pet.

Para o comércio de produtos de beleza e bem-estar, por exemplo, o hábito da experimentação é muito antigo. Lojas e até mesmo as vendedoras de porta em porta já faziam o marketing da marca oferecendo a oportunidade de experimentar o cosmético, tendo assim, a possibilidade de conferir o cheiro, a consistência, a cor e até mesmo como o produto vai se adaptar à pele. Hoje em dia é mais simples, basta fazer uma assinatura online e receber uma caixa mensal com várias amostras para testar. E com o engajamento proporcionado pelas redes sociais ainda conseguimos ter em pouco tempo a opinião da consumidora sobre aquele produto. Com essa informação, a marca tem uma infinidade de possibilidades. O mercado de assinaturas está revolucionando o consumo, transformando-o em algo mais completo. Atualmente, uma marca consegue medir a aceitação de um xampu, um esmalte ou um creme convocando blogueiras especializadas no assunto. E a força de venda dessas consumidoras online não deve ser desprezada. As grandes marcas de cosméticos já perceberam o poder de consumo gerado por um post num blog de beleza ou mesmo por uma foto no Instagram, por isso, muitos esforços de marketing e comunicação são voltados para as mídias sociais.

Voltemos aos clubes de assinatura. Não há nada mais efetivo do que testar um produto e ter o feedback das consumidoras antes mesmo do lançamento. Dessa forma, as margens de erros podem ser previstas de forma mais certeira. Ao enviar um mix de produtos para a casa da consumidora e convidá-la a experimentar e ainda opinar sobre isso, as empresas conseguem inclusive alterar campanhas e mesmo o grupo de foco do produto. E em tempos de crise, como agora, nada mais econômico do que saber que você conseguiu acertar e que o seu produto teve excelente aceitação de mercado.

O clube de assinatura, diferente do consumo tradicional, não deve ser afetado pela crise. Principalmente, quando a experimentação é essencial para a efetivação do consumo.

. Por: Ana Flora, diretora comercial da Glambox, é formada em Propaganda e Marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), de São Paulo. Possui também MBA em Administração pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Com passagem pela Glossybox, Flora chegou a Glambox para liderar a área de relacionamento com as marcas de beleza nacionais e internacionais. Tem vasta experiência em relacionamento com marcas, sendo responsável por liderar o trabalho de fidelização das marcas de beleza junto a Glambox.| Glambox —Empresa criada em fevereiro de 2012 com o objetivo de oferecer à mulher a oportunidade de experimentar, mensalmente, produtos diversificados como maquiagens, lançamentos de beleza, esmaltes, xampus, condicionadores, cremes para a pele, rosto, diversos e outros produtos. Tem em seu portfólio de marcas parceiras mais de 200 nomes e já conta com aproximadamente 20 mil assinantes. [www.glambox.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira