Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2008 - 09:22

Guabi participa do Workshop Internacional sobre Produção de Tilápias e outros Ciclídeos em Jaboticabal

O Workshop Internacional sobre Produção de Tilápias e outros Ciclídeos, na Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Jaboticabal (SP), ocorre nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro. O evento é promovido pelo Caunesp (Centro de Aqüicultura da Unesp) e faz parte das atividades do Projeto de Intercâmbio de Tecnologia do AquaFish CRSP/USAID (Aquaculture & Fisheries Collaborative Research Support Program/United States Agency for Internacional Development, EUA). Entre os participantes estão pesquisadores do Brasil, da África do Sul, Vietnã, Gana, Filipinas, China, México e Estados Unidos.

O evento conta com o apoio da Guabi – empresa fabricante de ração; do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; da Unesp – Universidade Estadual Paulista – FCAV/UNESP – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp; do Latin American and Caribbean Chapter of the World Aquaculture Society. Durante o workshop, o gerente para produtos de Aquacultura do Grupo Guabi, João Manoel Cordeiro Alves, apresentará a atual situação da produção de rações para peixes no Brasil, suas impressões sobre o potencial de crescimento e disponibilidade de matérias-primas para produção de rações de alto valor nutricional . De acordo com João Manoel, o Brasil é um forte candidato a se destacar entre os maiores produtores de pescado do mundo, nas próximas décadas, devido à quantidade e qualidade de águas, espécies com potencial para cultivo e às pesquisas desenvolvidas nas áreas de reprodução, domesticação e nutrição destas espécies.

De acordo com João Manoel, o mercado mundial de aqüacultura cresce a cada ano, sendo que o Brasil tem obtido mais ascensão que outros países e a perspectiva de crescimento para 2008 é de 10%. Em seu documento Global Aquaculture Outlook, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) prevê que em 2030 o Brasil esteja produzindo 21.347.000 toneladas de pescado.

O mercado de rações também prevê alta. Segundo o Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal) a estimativa é de que, em 2008, cresça em torno de 7%. Para 2010, de acordo com as perspectivas do presidente do Sindirações, o Brasil pode chegar ao número de 70 milhões de toneladas. O segmento de aquacultura corresponde a um pouco mais de 0,5% das rações produzidas no país e a participação do setor aumenta a cada ano.

O projeto possui forte caráter social e visa o desenvolvimento da aqüicultura sustentável. Durante os workshops, líderes de cada país visitam outros locais - de 5 a 7 dias - para conhecerem as técnicas utilizadas, discutirem as possibilidades de implantação de novas tecnologias e sistemas de produção e buscam soluções para o desenvolvimento da atividade.

Com 33 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com sete unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG) e Goiana (PE).

O Workshop Internacional sobre Produção de Tilápias e outros Ciclídeos, acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2008, no Centro de Convenções da UNESP, Via Prof. Paulo Donato Castellane, s/n - Jaboticabal (SP). | Site: www.guabi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira