Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2015 - 07:34

Prefeitura entrega o Prêmio Professor Carioca 2015

Em comemoração ao Dia dos Professores — celebrado em 15 de outubro — a Secretaria Municipal de Educação (SME) homenageou 35 profissionais da rede municipal com o Prêmio Professor Carioca 2015. A premiação foi criada no ano passado, a fim de celebrar e reconhecer os professores que dão aulas há mais de 25 anos ininterruptos nas escolas da Prefeitura do Rio. Os profissionais escolhidos participaram de uma cerimônia no dia 14 de outubro(quarta-feira), no Clube da Aeronáutica, que contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny.

— Com esse prêmio queremos reconhecer o trabalho cotidiano desses professores, que têm prazer e paixão por lecionar. Todos já poderiam estar aposentados, mas continuam trabalhando e sendo um exemplo para os mais novos, que estão entrando na rede agora. Alguns já formaram até três gerações diferentes de alunos — comemorou a secretária.

Os professores receberam troféus e o livro "Histórias Concisas de uma Cidade de 450 anos", publicação que traz 19 artigos elaborados por dez professores da rede municipal e nove acadêmicos de universidades do estado. Para estar apto a receber o prêmio, o profissional precisa estar na rede municipal há pelo menos 25 anos e sempre ter exercido o cargo de professor, dentro de sala de aula.

Uma das homenageadas, Sueli do Carmo de Magalhães está há 42 anos nas salas de aula da prefeitura. Atualmente, ela leciona para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Abraham Lincoln, em Anchieta, onde está alocada quase desde o início da carreira. Sueli vai completar 70 anos no ano que vem e já está se preparando para a despedida de seus alunos:

— Minha maior alegria é o reconhecimento dos meus alunos e ex alunos, tenho certeza que passei pela vida de muita gente e fiz a diferença. Tenho ex alunos que hoje são médicos, engenheiros e alguns voltam na escola depois de formados para me agradecer.

O amor pelo trabalho de professor é uma das principais características dos escolhidos para receber o prêmio. Há 41 anos atuando como docente de Português e Literatura na rede municipal, Pedro Artur Loetscher já passou por várias unidades escolares e está há seis anos dando aulas para o 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal Nilo Peçanha, em São Cristóvão. Ele conta que chegou a ser chamado para um cargo mais burocrático, fora das salas de aula, mas preferiu continuar como professor:

—Sou apaixonado por estar no meio de crianças e jovens repassando conhecimento, por isso não aceitei outra função e nem quis me aposentar. Se pudesse daria aulas até o papai do céu me levar. Desde os oito anos já ajudava a minha irmã a dar aulas de alfabetização em casa, foi assim que peguei o gosto pela regência.

Os 35 profissionais escolhidos para receber o Prêmio Professor Carioca 2015 não são os únicos que serão homenageados no Dia do Professor. A SME vai distribuir, até novembro, para todos os professores, bibliotecários e agentes auxiliares de creche da rede municipal, um voucher para ser trocado por livros em estabelecimentos credenciados. Além de proporcionar a ampliação do repertório cultural, o benefício também vai contribuir para qualificar o trabalho de mediação da literatura, desenvolvido na formação de alunos leitores.

Atualmente, a rede municipal conta com mais de 40 mil professores. A SME vem investindo na qualificação desses profissionais, dando instrumentos e capacitando, cada vez mais, todo o corpo docente. Desde 2009, foram convocados 23.363 novos professores. De 2011 para cá, quando todos os concursos para professor de Ensino Fundamental no Município passaram a ser para carga horária de 40 horas, o salário inicial passou a ser de R$ 4.410,31. Benefícios como auxílio transporte, alimentação e bônus cultura elevam esse valor para R$ 4.946,84, o maior salário inicial entre os professores municipais com nível superior do país, em licenciatura plena.

Para valorizar e capacitar esses professores, a SME criou a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, que possibilitou uma formação sólida e continuada nas diversas áreas do conhecimento, atendendo assim às necessidades dos alunos. A unidade, localizada no Centro, iniciou suas atividades em junho de 2012.|Helena Soares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira