Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2015 - 08:27

Desenvolvendo forças humanas na psicologia positiva


Identificar e desenvolver forças humanas é fundamental. Primeiramente, para aumentar o bem-estar e a felicidade das pessoas. Ao trabalharmos nossas forças, empregando as mesmas no dia a dia, podemos ser mais eficazes e felizes. Isso, por sua vez, ajuda a aumentar o bem-estar. Em segundo lugar, identificar as forças ajuda a tornar o processo de diagnóstico e tratamento integral e completo. O ser humano que procura Psicoterapia é um ser integral, com aspectos saudáveis e funcionais. Ao identificar as forças e recursos dos clientes, podemos ajudá-los a se recuperar mais rápido.

Algumas empresas se tornaram especialistas em identificar e tentar suprir as lacunas de competência de seus funcionários e colaboradores, por meio de treinamento. Desta maneira, ao trabalhar com a mentalidade ultrapassada de procurar corrigir ou, na melhor das hipóteses, administrar os pontos fracos, as empresas despacham os funcionários para treinamento, para que suas fraquezas sejam corrigidas.

Por outro lado, algumas empresas passaram a adotar e a trabalhar com os pontos fortes, empregando novas premissas: 1) Os talentos de cada pessoa são permanentes e únicos; 2) O maior potencial para o crescimento de cada pessoa está em seus pontos fortes.

Os talentos são definidos como padrões naturalmente recorrentes de pensamento, sentimento e comportamento, que possam ser aplicados de forma produtiva e manifestados em experiências de vida caracterizadas por anseios, aprendizagem rápida, satisfação e atemporalidade. Os talentos são considerados inatos, uma espécie de matéria prima indispensável para o desenvolvimento de pontos fortes.

De acordo com a definição, mesmo traços, a primeira vista negativos, podem ser chamados de talento, caso possam ser usados de maneira produtiva. Por exemplo, a meticulosidade e o detalhismo podem ser talentos, se a pessoa se encontrar em uma função onde é necessário observar detalhes e ser meticulosa.

Uma revisão dos conhecimentos e das habilidades que você adquiriu pode fornecer uma ideia básica de suas capacidades. Entretanto, uma consciência e um entendimento de seus talentos inatos proporcionarão uma visão clara e objetiva das principais razões por traz de seus êxitos constantes.

Pontos fortes são definidos como a capacidade de se ter um desempenho constante, quase perfeito, em uma determinada tarefa. Não é possível desenvolver um ponto forte por meio da prática e da repetição. Para desenvolver um ponto forte é necessário aprimorar os talentos, com conhecimento e técnica. Enquanto os talentos são inatos, conhecimento e técnica podem ser adquiridos.

Em muitas funções, podemos adquirir o conhecimento e as técnicas necessárias para um bom desempenho. Com isso, estaremos desenvolvendo uma habilidade, não um ponto forte. Sem um talento, aprender uma técnica o levará a desenvolver uma habilidade ou o ajudará a ficar um pouco melhor naquela atividade. Na pior das hipóteses, tentar aprender uma técnica poderá estressá-lo ou exauri-lo.

Objetivamos abordar os talentos e pontos fortes. Esperamos incentivá-lo a descobrir e desenvolver seus talentos e pontos fortes. Com isso, certamente, seu desempenho profissional e qualidade de vida irão melhorar.

. Por: Profª. Dra. Mônica Portella (Doutora em Psicologia pela UFRJ; Pós Doutora em Psicologia pela PUC-Rio; Cordenadora do curso de Pós Graduação em Psicologia Positiva: uma Integração com o Coathing e Diretora do PSI+ Consultoria e Educação).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira