Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2015 - 08:27

Quem lê tanta notícia? 10 dicas para se manter atualizado

Já dizia Caetano, nos anos 60, na música Alegria Alegria, quem lê tanta notícia? Se naquela época, há 50 anos, já não era possível acompanhar tudo, imagine agora? Na atualidade, a avalanche de informações a qual estamos expostos é imensa e só tende a crescer. Todos os dias são milhões de notícias, e-mails, postagens nas redes sociais, comentários de amigos, informações de clientes e colegas de trabalho, estudos, família... Ufa! É muita coisa! É quase impossível saber de tudo. Mas o mais difícil é saber selecionar aquilo que importa, pois, no meio desse turbilhão, vem muita coisa inútil ou que não é prioridade.

Nosso cérebro não é capaz de processar tantas informações com a rapidez com que elas surgem, criando a chamada síndrome do excesso de informação. O mal do novo milênio! Estamos na era da informação e do conhecimento e sempre queremos saber mais! Tudo isso causa angústia, ansiedade e muitos outros sintomas que fazem com que tenhamos menos qualidade de vida.

Mas não é o fim do mundo! Você pode mudar esse quadro e se manter atualizado com aquilo que é importante para você, sem ser soterrado por informações inúteis todos os dias! Para isso, seguem 10 dicas:

1- Defina prioridades: liste o que é importante para você, divida em 3 níveis: importante, prioridade, entretenimento. Assim, poderá acessar só o que precisa.

2- Seja organizado: organize sua mesa de trabalho, seus papeis e seu computador, ou seja, crie um arquivo eficiente para recuperar as informações quando precisar.

3- Celular e tablet: crie pastas para aplicativos do mesmo tipo (produtividade, imagens etc.). Use aplicativos para facilitar, como lembretes, gravadores, comando de voz etc.

4- Gerencie seu tempo: use a agenda, controle seus compromissos, separando horários para leitura dos jornais, e-mails, blogs, livros etc., evitando perder tempo.

5- Gerencie seus e-mails: organize pastas, marcadores e filtros que mantenham cada coisa em seu lugar. Assim, você não perde tempo e consegue ler mais o que é relevante.

6- Assista rádio e TV: use aplicativos de rádio, como o TuneIn, e de TV, que permitem acompanhar a programação quando quiser.

7- Converse: destine um tempo para conversar com amigos, colegas de trabalho, familiares e até desconhecidos. Sempre temos algo a aprender.

8- Estude: existem muitos cursos a distância, inclusive gratuitos para que você tenha flexibilidade: Busuu, iTunes U, USP, FGV, Iped, Sebrae, Unesp são bons exemplos!

9- Leia mais: use um agregador de revista como o Issuu e de livros como o Kindle, Ibooks, Play livros etc. e leia livros e revistas onde quiser, sem carregar peso.

10- Use um agregador de feeds: um bom exemplo é o Flipboard, onde você pode reunir todos os sites, blogs, jornais e todas as fontes de notícias que você precisa acompanhar diariamente. O mais bacana é seu formato de revista digital super agradável.

Se quiser saber mais, visite meu perfil no Flipboard e conheça minhas revistas: aprendizagem sem limites, cotidiano, acessibilidade e inclusão e muitos mais.

Mantenha-se atualizado, bem informado sem perder tempo e sem ficar louco!

. Por: Dolores Affonso, coach, palestrante, consultora, designer instrucional, professora e idealizadora do Congresso de Acessibilidade. Ajuda pessoas a superarem suas deficiências e limitações, alcançando autonomia, liberdade e sucesso para viverem uma vida plena.

Especialista em Marketing pela FGV e em Design Instrucional para EaD pela FACEL, é graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Educação Especial pela UCDB.

Diretora Executiva da Affonso & Araujo Consultoria, desenvolve e ministra cursos, disciplinas e consultorias em Marketing e Empreendedorismo Digital, RH, Design Instrucional, Acessibilidade, Novas tecnologias e Inclusão para diversas empresas. É membro da ANATED - Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância, da ABRADI - Associação Brasileira de Desenho Instrucional e do Programa Rompendo Barreiras da Uerj. [www.congressodeacessibilidade.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira