Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2015 - 06:59

Hospital do Fundão inaugura Unidade Especial de Cirurgia para Pacientes com Síndrome de Down

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ) inaugura no dia 16 de outubro (sexta-feira), uma Unidade Especial de Cirurgia para Pacientes com Síndrome de Down. Uma boa notícia para os portadores da Síndrome e seus familiares, que sofrem com a carência de tratamento adequado e gratuito destinado a esta parcela da população. Segundo o censo 2010 (IBGE), o Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental. Estima-se que 300 mil tenham Síndrome de Down.

A iniciativa de criar a nova unidade partiu do diretor geral do HU, Dr. Eduardo Côrtes, após cirurgia de emergência realizada em uma paciente de 37 anos, portadora da Síndrome: “A família relatou que a moça sentia fortes dores abdominais e já tinha passado por quatro crises graves. Realizamos exames e constatamos pedra na vesícula. Decidimos pelo procedimento cirúrgico realizado por vídeo. Em uma semana, realizamos consulta, exames, internação, cirurgia e alta. Hoje, a paciente está bem e a família muito grata ao nosso atendimento”, contou.

Além dos leitos, a nova unidade terá TV e sofá para dar conforto aos acompanhantes e aparelhos modernos para monitorar o estado de saúde do paciente. A equipe de profissionais será composta por nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais que prestarão atendimento específico. “Nós temos um “ouro” em nossas mãos, que é a equipe do Hospital Universitário. Essa será a primeira unidade exclusiva e especializada para atendimento de pessoas com Down da rede pública de saúde do país”, revelou o diretor.

Dados IBGE—CENSO 2010: o Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental, segundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destas, estima-se que 300 mil tenham Síndrome de Down, que ocorre com uma prevalência de 1 para cada 600 nascimentos aproximadamente. Por ano, nascem pelo menos 8 mil bebês com Down no Brasil.

Expectativa de vida —Na década de 80, a expectativa de vida para quem tinha a necessidade excepcional não chegava a 30 anos. Hoje, passa dos 60 anos.

Probabilidade dos pais terem filhos com síndrome —A probabilidade da má formação durante a fecundação dos genes do homem e da mulher, devido alteração na multiplicação das células (ao invés de 46 cromossomos, surgem 47), varia de acordo com a idade da mãe.

25 anos - 1 (uma) em 1.000 (mil) gestações| 40 anos – 1 (uma) em 100 (cem) gestações | Mais de 45 anos – 1 (uma) em 10 (dez) gestações.

O que é síndrome de Down? A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com Síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

Entre as características mais frequentes da Síndrome de Down estão os olhos amendoados, uma hipotonia acentuada, que é a diminuição do tônus muscular e um atraso no desenvolvimento intelectual, que varia muito de criança pra criança.

Principais questões de saúde relacionadas à síndrome de Down - Saber exatamente quais são as questões de saúde que podem ocorrer com mais frequência em pessoas com Síndrome de Down, conseguir diagnosticá-las de forma rápida e eficiente e buscar os tratamentos adequados são medidas essenciais para que indivíduos com a trissomia possam desfrutar de uma vida plena e saudável.

Alterações no sangue, alterações ortopédicas, problemas de audição, diabetes, problemas do sono, disfunções da tireóide, questões gastrointestinais, espasmos epiléticos, problemas de visão problemas cardíacos e questões dermatológicas são alguns problemas de saúde que acometem pessoas com Down.

No caso das questões gastrointestinais, respectivo as doenças do aparelho digestivo, os problemas são frequentes em crianças com síndrome de Down. Cerca de 10% delas apresentarão alguma questão estrutural do trato gastrointestinal, como por exemplo, na vesícula biliar. Fonte:[www.movimentodown.org.br].

Inauguração da Unidade Especial de Cirurgia para Pacientes com Síndrome de Down, 16 de outubro (sexta-feira), às 9h30, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira