Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2015 - 07:50

Parceria com a Cisco vai garantir legado tecnológico para a cidade


A Prefeitura do Rio, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e a Cisco Systems do Brasil lançaram a primeira parceria oficial do Programa de Sustentabilidade Abraça Capacitação do Rio 2016. O compromisso foi firmado na Nave do Conhecimento de Triagem no dia 15 de outubro (quinta-feira), durante uma das agendas do ‘Cisco Programa de Inovação Social e Urbana’. Na visita à Nave, foram entregues 26 certificados de técnicos em rede e inauguradas salas de aula com telepresença em conexão com outros pontos de aprendizado. A expectativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e da Cisco é formar 160 jovens até janeiro, e outros 200 até maio, habilitados ao trabalho de técnicos em rede nas Olimpíadas. Os diplomados serão contratados pelos patrocinadores oficiais dos Jogos.

Na sexta-feira(16/10), o evento seguiu com a realização de painéis e debates no Centro de Inovação Cisco, no Centro. A mesa ‘Construindo parcerias e estimulando ecossistemas de inovação para transformar a indústria e os países’ teve a participação do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho. O debate integra o Desafio Cisco de Inovação Urbana, que vai escolher os cinco melhores trabalhos que provoquem mudanças para melhor na vida de quem mora, trabalha ou passeia na Região Portuária. Os vencedores serão conhecidos no domingo.

— A parceria da Cisco com a prefeitura consolida o legado de Tecnologia de Informação para o Rio. A criação de aplicativos que poderão ser usados na região do Porto Maravilha, melhorando a qualidade de vida das pessoas, é um exemplo de como a infraestrutura tecnológica pode ajudar no dia a dia das pessoas — disse o secretário.

A ideia de incrementar o empreendedorismo social e a geração de trabalho e renda partiu do Programa Abraça Capacitação do Comitê Rio 2016. A iniciativa busca conscientizar as pessoas sobre a importância de temas como diversidade, inclusão e acessibilidade.

Com objetivo de aproveitar a oportunidade única de sediar o maior evento esportivo do mundo e criar um legado, a Cisco oferece o certificado Cisco Networking Academy — diploma reconhecido no mundo inteiro na área de tecnologia de redes — aos jovens das comunidades próximas às Naves do Conhecimento. A tecnologia será utilizada nas naves de Triagem, Engenho de Dentro (em construção), Madureira, Padre Miguel e Complexo do Alemão, que vão receber infraestrutura de conectividade e colaboração para ampliar o modo como as pessoas recebem e compartilham seus conhecimentos.

A parceria da prefeitura e da Cisco permitiu a implantação de um laboratório na Nave do Conhecimento de Triagem, baseado no programa Cisco Networking Academy do Brasil. O espaço vai formar novos instrutores do programa, que já recebeu mais de três toneladas de equipamentos, incluindo soluções de conectividade, telepresença, computadores e câmeras. Todos os equipamentos instalados pela empresa serão doados para a prefeitura e, durante três anos, a Cisco garante suporte e manutenção dos mesmos.

As Naves do Conhecimento estão inseridas na visão estratégica de dinamização dos territórios excluídos. O projeto busca formar cidadãos capazes de conviver e de dialogar com a sociedade do conhecimento, valorizando a memória cultural e ambiental, a identidade local, produzindo conteúdos interativos, integrando arte eletrônica e mobilidade e abrindo oportunidades de acesso aos recursos tecnológicos de última geração.

Este projeto toma os conceitos de sustentabilidade, ciência, inovação e tecnologia como fundamentos. Sua ação mobilizadora opera contribuindo na promoção do desenvolvimento humano, através da ampliação de horizontes. O cidadão percebe-se como peça ativa do mundo a sua volta. É com base nesta visão que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, tem trabalhado o acesso e a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação, contribuindo para a expansão das oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. O combate à exclusão social, a igualdade de oportunidades, são objetivos perseguidos pelas Naves do Conhecimento.| Ricardo Albuquerque.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira