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20/10/2015 - 07:27

Instituto Natura divulga pesquisa ampla sobre educação na América Latina

A pesquisa Mapeal, a ser apresentada no evento Rede de Apoio à Educação, indica melhora nos principais indicadores de ensino escolar do Brasil.

Rio de Janeiro – No dia 20 de outubro(terça-feira) será divulgada a pesquisa Mapeal, um mapa da Política de Educação na América Latina, que conta com apoio do Instituto Natura, que estudou as políticas educacionais implementadas em sete países da região que participam regularmente do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) de 2000 até 2012. No Brasil, os números indicam melhora de acesso aos níveis Fundamental I (98,6%, em 2011) e do Fundamental II e Médio (76,6%, em 2011). Há também avanços na taxa de matrículas de crianças nas escolas na faixa de 3 a 5 anos entre o período de 2001 a 2011: de 45% para 66%.

Os países analisados foram: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. O Brasil também registrou aumento na taxa de investimento na Educação na última década. De 4,0% do PIB em 2000 aumentou para 6,1% do PIB em 2011. Esse crescimento é o segundo maior da América Latina, atrás apenas do Uruguai. A pesquisa será anunciada durante o evento Rede de Apoio à Educação, iniciativa do Instituto Natura, que reunirá representantes de todos os estados brasileiros do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação – Consed, e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no hotel Royal Tulip, em São Conrado, Rio de Janeiro, a partir das 09h.

A pesquisa mostra que, o Brasil melhorou sua atuação nas provas do nível Fundamental I da Unesco, aplicada em 15 países da América Latina. Entre 2006 e 2013, o país melhorou 15 pontos em leitura e 34 pontos em matemática, conquistando o 3º lugar. Nas provas do PISA, o Brasil também obteve melhoras em seus resultados, entre 2000 e 2012 melhorou quase 60 pontos em matemática. Para se ter uma ideia da melhora desse resultado, 40 pontos são equivalentes a um ano inteiro de aprendizado.

“Esta oportunidade será importante para analisarmos os resultados gerais da pesquisa, refletirmos sobre as políticas públicas e as hipóteses sobre o resultado do PISA em nosso país”, destaca David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, que dará as boas-vindas aos participantes no primeiro dia do evento.

O Mapa da Política Educacional na América Latina é resultante de um projeto de investigação liderado pelo CIPPEC – Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento, em sete países da América Latina que realizaram as provas do PISA durante os 12 anos. Para a finalização deste projeto, foram realizadas entrevistas com especialistas no assunto e atores políticos da educação, consultas em diversos documentos sobre as políticas implementadas nos países participantes da pesquisa e processadas múltiplas fontes estatísticas para propiciar a dimensão quantitativa do estudo.

Ainda no primeiro dia do evento, representantes de todos os estados membros do Consed e Undime discutirão a importância do regime de colaboração vertical e horizontal dos estados e municípios brasileiros. Será elaborado um pré-projeto com base nos problemas apresentados pela pesquisa MAPEAL no Brasil, traçando estratégias de ações em regime de colaboração.

Perfil—O Instituto Natura foi fundado em 2010, com o intuito de expandir e fortalecer as iniciativas sociais da Natura já existentes desde 1995 voltadas à melhoria da qualidade da educação. A partir da visão de “Criar condições para cidadãos formarem uma Comunidade de Aprendizagem”, o Instituto Natura desenvolve e apoia iniciativas e projetos, com atuação em todos os estados do país em mais 80% dos municípios brasileiros e também em alguns países da América Latina. São projetos voltados ao apoio à gestão pública da educação, para disseminar, incentivar o desenvolvimento e a adoção de melhores práticas de gestão nos sistemas públicos de educação que contribuam para altos resultados de aprendizagem; projetos que apoiam os professores com foco nos anos iniciais e que contribuem com as escolas, para estas adotem práticas voltadas para o desenvolvimento de competências alinhadas à sociedade atual, gestão orientada a altos resultados de aprendizagem, ensino em tempo integral e com princípios de Comunidade de Aprendizagem incorporados em sua prática.

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