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16/02/2008 - 10:12

ABnote atinge EBITDA recorde de R$ 124,1 milhões em 2007

O lucro líquido de R$ 16,6 milhões foi 9,2% maior do que o apresentado no 4T06, com uma ligeira redução de margem, de 14,8% no 4T06 para 13,3% no 4T07. No acumulado do ano, o lucro líquido atingiu R$ 71,9 milhões contra R$ 66,7 milhões em 2006, alcançando assim o 10º ano consecutivo de crescimento.

Rio de Janeiro - A American Banknote S.A. (Bovespa: ABNB3 - ON), líder no fornecimento de soluções envolvendo cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atua, anuncia os resultados de 2007 e quarto trimestre de 2007 (4T07). As informações financeiras e operacionais relativas a 2007 e 4T07,são apresentadas em base consolidada incluindo as subsidiárias Trust e Transtex, de acordo com a Legislação Societária.

Pelo 10º ano consecutivo, o ABnote tem crescimento do lucro líquido. O EBITDA¹ de R$ 30,6 milhões no 4T07, 16,3% acima do registrado no 4T06 (R$ 26,3 MM). No ano de 2007, o EBITDA foi de R$ 124,1 milhões, 10% acima do registrado no ano de 2006 (R$ 112,9 milhões). O crescimento de 21,4% da Receita Líquida em relação ao 4T06. U expressivo aumento dos volumes de venda nas três unidades: 37,0% cartões, 19,0% Identificação e 43,5% Serviços Gráficos (4T07-4T06). Consolidação da recuperação da unidade de Serviços Gráficos no 4T07, com extraordinário crescimento de 56,3% do EBITDA. E a assinatura do Contrato de Aquisição da Interprint, braço brasileiro do grupo sueco Bonnier, atuando nos segmentos de cartões, identificação e gráfica, fornecendo soluções de pagamento e identificação.

A receita líquida consolidada atingiu no trimestre R$ 124,8 milhões, 21,4% superior ao 4T06 (R$ 102,8 milhões), resultado do expressivo crescimento das três áreas de atuação da empresa. Em 2007, a Receita Líquida consolidada atingiu R$ 462,1 milhões 10,1% superior a 2006 (R$ 419,6 milhões). Na composição da receita líquida, a divisão de Cartões manteve em 2007 a maior participação, sendo responsável por 45,0% da receita, seguida pela divisão de Sistemas de Identificação, 28,2%, e Serviços Gráficos, 26,8%.

Foram registrados R$ 34,3 milhões de Lucro Bruto, resultado 21,6% superior ao do 4T06 (R$ 28,2 milhões). As despesas gerais, administrativas e com vendas no 4T07 corresponderam a 7,4% da receita líquida no trimestre, levemente superior aos 6,4% apresentados no 4T06, causada basicamente pelas despesas incorridas com advogados e consultores financeiros contratados para a negociação da aquisição da Interprint e Transtex.

O EBITDA atingiu R$ 30,6 milhões no trimestre, registrando um crescimento de 16,3% sobre o 4T06. O EBITDA no ano de 2007 atingiu R$ 124,1 milhões contra R$ 112,9 milhões em 2006, confirmando o crescimento constante do EBITDA e apresentando crescimento anual de dois dígitos sobre 2006 (10%), com manutenção da margem EBITDA em 26,9%.

A consistente melhora apresentada pela Divisão de Serviços Gráficos, em relação ao volume de vendas, receita auferida e, principalmente, ao aumento da margem de EBITDA, integrada com a contínua melhora nos resultados da Divisão de Sistemas de Identificação e a manutenção dos resultados da Divisão de Cartões confirmam a importância de se possuir um diversificado portfólio de serviços como o da ABnote.

Em relação à composição do EBITDA entre as divisões da companhia, a divisão de cartões continua a liderar, mas nota-se novamente um crescimento das participações das divisões de Serviços Gráficos e Identificação no ano, atingindo 12,7% e 34,6%, respectivamente, e conseqüente redução do peso de Cartões, que atingiu 52,7%.

O lucro líquido de R$ 16,6 milhões foi 9,2% maior do que o apresentado no 4T06, com uma ligeira redução de margem, de 14,8% no 4T06 para 13,3% no 4T07. No acumulado do ano, o lucro líquido atingiu R$ 71,9 milhões contra R$ 66,7 milhões em 2006, alcançando assim o 10º ano consecutivo de crescimento do lucro líquido.

O EBITDA atingiu no 4T07 R$ 14,7 milhões, representando 48,1% do EBITDA total da companhia e somando R$ 65,4 milhões no ano de 2007. A margem EBITDA apresentou uma ligeira queda de 1,7 p.p. atingindo 31,4% no acumulado do ano, causada principalmente pelo aumento temporário de alguns custos fixos e despesas/investimentos resultantes da entrada da ABnote no segmento de cartões inteligentes, além de menores margens em sua subsidiária Transtex e o elevado custo inicial de produção do contrato do Banco do Brasil, decorrente de 2 fatores: (i) custo mensal de aluguel do site de produção em Brasília e (ii) inicialmente assumimos somente a personalização dos cartões, visto que o cliente possuía em seus estoques razoável quantidade de cartões plásticos.

O EBITDA de R$ 10,9 milhões é 16% superior ao do 4T06, acumulando R$ 43,0 milhões no ano e apresentando crescimento de 15,3% em relação ao ano de 2006. A margem EBITDA de 33,1% em 2007 é 1,1 p.p. acima da apresentada no ano anterior. A melhora da margem deu-se em função do aumento das vendas utilizando a mesma infra-estrutura, associada ainda a maior eficiência operacional.

A receita líquida da divisão no 4T07 apresentou um crescimento de 23,1% em relação ao mesmo período de 2006, atingindo R$ 36,3 milhões, com a conquista de novos contratos. No ano, a receita alcançou R$ 123,8 milhões, um crescimento de 8,7% sobre 2006.

Fluxo de Caixa e Investimentos - A geração de caixa operacional em 2007 foi de R$ 83,3 milhões, 32,6% superior ao verificado em 2006 (R$ 62,8 milhões). O montante de R$ 58,5 milhões aplicado em atividades de investimentos em 2007 referem-se as aquisições da Trust (R$ 5,1 milhões) e da Transtex (R$19,8 milhões) e investimentos em projetos operacionais (R$ 33,5 milhões). Em 2007, foram pagos R$ 23,1 milhões a título juros sobre capital próprio e dividendos.

Cartões - O volume de cartões vendidos no trimestre atingiu 217,3 milhões, apresentando significativo crescimento de 37,0% em relação ao 4T06. Em 2007 foram comercializados 769,5 milhões de cartões, o que representa um crescimento de 18,1% em relação a 2006. O mix entre cartões telefônicos e cartões financeiros apresentou uma ligeira modificação de 75%/25% verificado em 2006 para 73%/27% em 2007.

Um dos maiores desafios da companhia na Divisão de Cartões é consolidar sua posição no mercado de cartões inteligentes (smart cards financeiros, SIM cards e contactless cards). Desde outubro último, a ABnote está apta a fornecer cartões com chip para um mercado que, acreditamos, irá experimentar uma mudança significativa nos próximos anos.

Em julho a Companhia assinou o contrato com o Banco do Brasil para a produção e personalização de cartões, inclusive os com chip, pelos próximos 5 anos. A estimativa de faturamento para o período estipulado pelo contrato é de R$ 138 milhões com uma previsão de volume mensal de 2 milhões de cartões. Em agosto iniciou-se a produção e personalização de cartões prevista no contrato, e em janeiro de 2008 a entrega de smart cards.

Sistema de Identificação - A unidade de Sistemas de Identificação está dividida em duas categorias: (i) impressão de alta segurança, como os documentos de propriedade de veículos e selos para a autenticação de documentos em cartórios e; (ii) documentos com informações personalizadas, tais como, carteira nacional de habilitação, carteiras de identidade e outros. O desempenho apresentado por este segmento vem seguindo uma tendência de crescimento ao longo dos últimos trimestres e sua participação no EBITDA da Companhia aumentou 1,5 p.p. ao longo do ano, passando de 33,1% para 34,6% do total do EBITDA em 2007.

A divisão continua apresentando ótimo desempenho e registrou, no ano, o maior crescimento de Receita Líquida entre as três divisões de negócio. A receita líquida da divisão alcançou R$ 33,8 milhões no 4T07, 13,0% superior ao 4T06, representando 27,1% da receita líquida total da Companhia. No acumulado do ano, a receita líquida registrada foi de R$ 130,1 milhões, um incremento de 11,5% em relação a 2006.

O volume de documentos emitidos atingiu 2,5 milhões de unidades no trimestre, aumento de 19% em relação ao 4T06. Foram 9,3 milhões de unidades emitidas no ano de 2007, crescimento de 22,4% comparado a igual período do ano anterior.

O crescimento do volume registrado no período é atribuído ao crescimento orgânico de carteiras de habilitação e ao contrato de carteiras de identidade do Estado do RS, refletindo o bom momento deste segmento no Brasil.

A Companhia tem se esforçado em expor suas vantagens competitivas na emissão de carteiras de identidade, uma vez que vários Estados brasileiros devem realizar concorrências públicas para fornecimento de documentos de identidade digitais (RG's). Esperamos o anúncio de algumas concorrências para breve.

Serviços Gráficos - A terceira divisão operacional é representada pelos Serviços Gráficos de: (i) impressão gráfica de impressos em geral - o diferencial da Companhia é o serviço PSD, ou impressão, armazenamento e distribuição, garantindo entrega direta em diferentes localidades; e (ii) impressão eletrônica, que envolve a impressão de documentos com dados variáveis e informações personalizadas que incluem a impressão de extratos bancários, talões de cheques, faturas de empresas de utilidades, contas de consumo e outros.

A divisão de Serviços Gráficos vem consolidando sua recuperação no ano de 2007 liderada pela conquista de novos contratos, que levou a um aumento de 26,3% no volume de papel processado e 8,7% na receita líquida em relação ao 2006. A melhoria de desempenho registrada no período é fruto de um trabalho intenso na busca de melhor eficiência operacional neste segmento.

No 4T07, a divisão registrou EBITDA de R$ 5,0 milhões, que corresponde a um aumento de 56,3% quando comparado ao mesmo período de 2006. Já a margem EBITDA avançou 3,0 p.p. no período, atingindo 13,8%. No ano, o EBITDA da divisão foi de R$ 15,7 milhões, 21,7% maior do que aquele registrado em 2006.

Neste segmento, avaliamos o desempenho operacional em toneladas de papel processado. O volume acumulado no ano foi de 12,0 milhões de toneladas, crescimento de 26,3% sobre 2006. No trimestre, o volume apresentou crescimento de 43,5% sobre o 4T06, atingindo 3,3 milhões de toneladas.

Segundo a administração “ No ano de 2007 a Companhia registrou importantes progressos na consolidação de sua posição de liderança nos mercados onde atua. Em fevereiro, a Companhia exerceu a opção de venda de sua participação de 50% na Gemplus BankNote (GBN), iniciando o desenvolvimento do negócio próprio de cartões inteligentes, com o objetivo de aumentar a eficiência da administração compartilhada desses cartões com outros segmentos onde a ABnote já atuava.

Adicionalmente, também no primeiro trimestre de 2007, a Companhia venceu o leilão eletrônico para a produção e personalização da maioria dos cartões do Banco do Brasil pelos próximos cinco anos, com faturamento estimado de R$ 138 milhões no período. A produção e personalização desses cartões foram iniciadas em agosto, e o fornecimento de smart cards iniciou-se em janeiro de 2008.

No segundo trimestre, a Companhia adquiriu a empresa argentina Transtex S.A., líder no mercado de cartões telefônicos e financeiros, abrindo, assim, as portas do mercado latino americano para a ABnote.

Em agosto, a ABnote teve reconhecido seu árduo trabalho, fruto do comprometimento de seus mais de 2.700 colaboradores, recebendo, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Excelência Empresarial da Fundação Getúlio Vargas. A construção da nova fábrica de Sorocaba está em estágio avançado, devendo estar concluída no final do segundo trimestre de 2008.

Por fim, ressaltamos a relevância da aquisição da Interprint pela ABnote, cujo contrato de compra foi assinado em 28 de janeiro último. A aquisição da Interprint é estrategicamente importante para a Abnote pois permitirá o atingimento de níveis ainda melhores de eficiência operacional. Os ganhos de escala oriundos dessa incorporação, aliados a melhor estrutura de capital da companhia, certamente são uma importante fonte de criação de valor para os acionistas da Abnote.” conclui o comentário.

A American Banknote é líder no fornecimento de cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atua. A companhia oferece aos seus clientes - desde grandes instituições financeiras a órgãos públicos estaduais - uma ampla gama de impressos de segurança, serviços de personalização, sistemas de identificação, entre outros. Sua atuação abrange a América Latina, contando com 6seis fábricas e 37 unidades descentralizadas de serviços de personalização e emissão de documentos no Brasil, Argentina e Chile. Seus avançados sistemas de tecnologia da informação, sua capacidade de imprimir documentos de segurança e seus relacionamentos de longo prazo com clientes, tornam a American Banknote uma empresa única no mercado brasileiro.

Em 2007, as vendas totalizaram 769,5 milhões de cartões, 9,3 milhões de carteiras de habilitação e identidade e 12,0 mil toneladas de papel.

Os principais produtos e serviços da ABnote, que envolvem tecnologia e segurança e buscam evitar adulterações e falsificações, podem ser encontrados em cartões de crédito e de débito, documentos de identidade, carteiras de habilitação e talões de cheque, dentre outros. Além disso, a Companhia presta serviços para empresas do setor público e privado, dentre as quais OI, Bradesco, Itaú e outros. | Site: www.abnote.com.br | Por: PR Newswire

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