Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2015 - 08:23

Cisco anuncia vencedores do Desafio de Inovação Urbana Porto Maravilha

As cinco startups ganhadoras implementarão suas soluções no Porto Maravilha apoiadas por um programa de aceleração profissional oferecido pelo Centro de Inovação IoE da Cisco.

Rio de Janeiro— As startups Áudio Alerta, Livrit, Nearbee, Net Sensors e Viibus são as vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha (www.desafiocisco.com.br). Elas foram selecionadas entre 15 finalistas e participarão de um programa de aceleração profissional apoiado pelo Centro de Inovação IoE (Internet de Todas as Coisas) da Cisco, no Rio de Janeiro. O objetivo é que os cinco aplicativos sejam implementados no Porto Maravilha antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O anúncio foi feito no dia 18 de outubro(domingo), durante o encerramento do Startup Weekend do Desafio Cisco, evento que ocorreu entre os dias 16 e 18 no Centro de Inovação.

As soluções vencedoras estão focadas na inovação urbana e buscam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e visitantes do Rio de Janeiro, assim como otimizar a gestão urbana e implementar novos serviços inteligentes na região. São elas: microfone inteligente que detecta automaticamente sons incomuns e envia alertas, criado pela Áudio Alerta; plataforma de mapeamento colaborativo de estabelecimentos e navegação para pessoas com deficiência física, desenvolvida pela Livrit; plataforma de segurança colaborativa, da Nearbee; solução física e inteligente, integradas e customizadas com uso de IoT para retenção e gestão de resíduos sólidos em bueiros, da Net Sensors; e um ponto de ônibus inteligente para pessoas com deficiência visual, da Viibus.

Os projetos ganhadores passarão por um programa profissional de aceleração de cinco meses que incluirá o apoio e a mentoria de diversos parceiros da Cisco como Universidade Estácio, Sebrae Rio de Janeiro, Liga Ventures e a aceleradora Plug And Play, do Vale do Silício. Durante o período de aceleração será realizado um diagnóstico preciso do modelo de negócio e da proposta de valor das soluções ganhadoras, com o apoio de especialistas em várias áreas, como marketing, desenvolvimento de produto e formação de equipe. As startups também contarão com a assessoria técnica do Centro de Inovação sobre a plataforma IoE que a Cisco está implementando no Porto Maravilha, como parte de seu legado para a cidade do Rio de Janeiro.

Lançado em agosto deste ano, o desafio abriu a oportunidade para que empreendedores, desenvolvedores, startups e universidades de todo o Brasil apresentassem projetos e aplicativos elaborados com base na plataforma de Internet de Todas as Coisas (IoE).

No total, o Desafio recebeu 104 propostas de projetos. Os critérios de avaliação levaram em consideração aspectos como inovação, impacto socioeconômico, viabilidade para implementação, multidisciplinaridade da equipe, eficiência do modelo de negócios proposto e sinergia com a tecnologia Cisco. Foram três fases para chegar à seleção final. Na última fase, 15 grupos finalistas aperfeiçoaram, durante o fim de semana, as soluções submetidas e apresentaram seus projetos para uma banca examinadora, composta por executivos e especialistas da Cisco e de empresas parceiras.

“O objetivo do Desafio foi incentivar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de aplicações de software digital em cima da plataforma tecnológica de Internet de Todas as Coisas que a Cisco está implementando no Porto Maravilha. O que os finalistas do Desafio Cisco nos mostraram nos últimos três dias foram propostas que procuram formas diferentes, criativas e inovadoras de resolver problemas do cotidiano de cidades grandes, como a mobilidade, a gestão de serviços públicos, a melhoria dos transportes públicos e das telecomunicações. Encerramos este evento muito entusiasmados com todos os projetos que vimos e esperamos uma aplicabilidade real na região das soluções ganhadoras”, afirma Nina Lualdi, Diretora Sênior de Inovação para América Latina da Cisco.

O Desafio faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro. Através de iniciativas dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes. A visão da Cisco, alinhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único de um Bairro Mais Inteligente e Mais Humano, através de uma plataforma conectada e serviços inteligentes, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo.

Entre os parceiros da Cisco para o Desafio estão a Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Rio de Janeiro, a Cdurp – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto Maravilha, o Distrito Criativo do Porto Maravilha, o fundo de venture capital Redpoint e.ventures, a Universidade Estácio de Sá e a EMC.

Os projetos vencedores.: Audio Alerta: criada por Silvio Aragão de Melo Junior e Ivo Frazão Nascimento, de Recife, Pernambuco, a Audio Alerta é uma solução de segurança de áreas internas e externas, capaz de monitorar, através de sistemas de vídeo vigilância, o ambiente e identificar sons incomuns, inclusive em locais com muito ruído. Na versão indoor, o Áudio Alerta gera alertas antes que os sinistros e atividades suspeitas ocorram, podendo acionar as autoridades competentes. A versão outdoor, focada em segurança pública, otimiza o investimento já feito por governos locais e estaduais em Vídeo-monitoramento.

Livrit: criada por Francisco Viniegra, Carlos Leão e Ruan de Almeida, do Rio de Janeiro, a Livrit é uma plataforma de mapeamento colaborativo com foco em pessoas com deficiência física, que vai além de encontrar as melhores rotas acessíveis. A plataforma também informa se o estabelecimento de destino é acessível ou não, usando gamificação para classificá-los

Nearbee: desenvolvida por Felipe Fontes, Marcelo Marabita e Renan Basso, de Campinas, São Paulo, Nearbee é uma plataforma de interação geosocial, que permite que pessoas próximas, mesmo que não se conheçam, possam se ajudar e interagir, estimulando a retomada de uma vida em comunidade mais saudável e participativa. E em situações emergenciais, o Nearbee conecta autoridades à pessoas próximas e parentes da vítima, para a melhor tomada de decisão para o socorro.

Net Sensors: desenvolvido por Carlos Chiaradia, Vitor Paulo Ruas Xavier e Alas Jackson, de Belo Horizonte, Minas Gerais, o Net Sensors é um sistema integrado de retenção e gestão de resíduos sólidos em bueiros, que permite o monitoramento com sensores e gerenciamento dos pontos de drenagem pluvial espalhados pelas cidades. O objetivo é evitar alagamentos relacionados com a perda de efetividade dos sistemas de drenagem pluvial por falhas de manutenção e limpeza.

ViiBus: formada pelos irmãos Douglas e Jean Toledo, da cidade de Campinas, São Paulo, o projeto consiste em ponto de ônibus inteligente para auxiliar pessoas com deficiência visual na utilização dos sistemas de transportes urbanos. O projeto é a integração de uma solução de hardware utilizando eletrônica embarcada para comunicação entre deficientes visuais, ponto inteligente e ônibus, e uma solução cloud para gerenciamento dos dados de uso. [www.cisco.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira