Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2008 - 10:17

GOL atinge 42,5% em receita líquida no 4T07, total de R$ 1,4 bi

Mas, lucro líquido de 76,96 milhões de reais no quarto trimestre, queda de 60,2 por cento ante o ganho de 193,39 milhões de reais em igual período de 2006.

São Paulo – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL; a “Companhia”), controladora das companhias aéreas brasileiras de baixo custo GOL Transportes Aéreos S.A. (“GTA”, que opera a marca GOL) e VRG Linhas Aéreas S.A. (“VRG”, que opera a marca VARIG), totalizou R$ 1,4 bilhão em receitas líquidas no quarto trimestre de 2007 (4T07), um aumento de 42,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Receitas complementares (cargas e outras) cresceram 47,4% em relação ao quarto trimestre de 2006, atingindo R$85,5 milhões. Os resultados consolidados incluem a aquisição da VRG Linhas Aéreas em 08 de abril de 2007. As informações financeiras e operacionais a seguir, exceto quando indicado o contrário, são apresentadas em USGAAP e em Reais (R$).

O prejuízo operacional foi de R$ 23,0 milhões no ano de 2007, ante o resultado positivo de R$ 701,5 milhões alcançados em 2006. Esse prejuízo deve-se à incorporação da VRG e a problemas enfrentados pelo setor aéreo desde a crise iniciada em 2006. No consolidado anual de 2007, o lucro líquido atingiu R$ 102,5 milhões, com receita em R$ 4,9 bilhões e margem líquida de 2,1%.

“A aquisição da VRG em um ano difícil para o setor prova que estamos prontos e preparados para administrar o crescimento, nunca permitindo que adversidades ocasionais nos desviem do nosso plano estratégico de longo prazo”, ressalta Constantino de Oliveira Junior, presidente da GOL.

O total de investimentos em 2007 foi de aproximadamente R$ 2,2 bilhões, incluindo a aquisição da VRG, a ampliação da frota, treinamento, manutenção e ações de marketing nas marcas GOL e VARIG, além de investimento em tecnologia para incrementar os sistemas de informação que suportam as operações. A Companhia fechou 2007 com R$ 1,4 bilhão em caixa.

Adicionalmente, ao final de 2007 foi anunciado o plano de expansão e renovação da frota e um novo contrato foi assinado para a aquisição de 40 aeronaves novas que serão entregues entre 2012 e 2014. A Companhia pretende finalizar 2008 com uma frota consolidada de 111 aeronaves. O plano de modernização e renovação inclui a substituição de todos 737-300 por modelos Next Generation em 2008, o que reduzirá a idade média dos aviões e o consumo de combustível, além de aumentar a produtividade.

Um novo sistema de apoio às operações da Companhia foi implementado, composto por sistemas de gerenciamento para os departamentos de engenharia e manutenção de aeronaves, além de outros sistemas dedicados ao gerenciamento da tripulação e controles operacionais. Além disso, houve o redesenho e internalização das operações de call center em 2007, o que exigiu aproximadamente mil colaboradores, mas culminou em significativa redução de custos e melhoria nos serviços prestados aos clientes.

No quarto trimestre do ano passado, a Companhia transportou 6,6 milhões de passageiros, crescimento de 40,1% em relação ao mesmo período de 2006. O número de passageiros por quilômetro transportados (RPK) consolidado cresceu 59,3% no período, atingindo 6.567 milhões. Os assentos por quilômetro oferecidos (ASK) aumentaram 59,9%, de 6.070 milhões, no 4T06, para 9.705 milhões, no 4T07. A taxa de ocupação média consolidada permaneceu estável em 68%. Os RPKs da GOL, por sua vez, cresceram 33,8%, atingindo 5.516 milhões no período, enquanto os ASKs aumentaram 27%, totalizando 7.707 milhões no 4T07. A taxa de ocupação média da GOL aumentou em 3,7 pontos percentuais, totalizando 71,6% no período. Na VARIG, os RPKs totalizaram 1.051 milhões e os ASKs ficaram em 1.998 milhões no período. A taxa de ocupação média da VRG foi de 52,6%.

“Mesmo com as diversidades enfrentadas pelo setor em 2007, o número de passageiros transportados no mercado doméstico cresceu 11,2% e a GOL, mais uma vez, superou a indústria ao crescer mais de 30%”, destaca Constantino.

A expansão de 59,9% no volume de ASKs, numa comparação ano a ano, permitiu a adição de 40 novas freqüências diárias na GOL e de 26 na VARIG. No consolidado, a Companhia encerrou o ano com a operação em 67 destinos diferentes, o maior número entre as empresas brasileiras de transporte aéreo.

A participação média durante o 4T07 no mercado regular doméstico e internacional da GOL foi de, respectivamente, 41,6% e 11,9% versus 35,9% e 13,2% no mesmo período de 2006. A VRG encerrou o trimestre com participação média de 3% no mercado doméstico e 15,5% no internacional.

As vendas realizadas por meio do site da GOL atingiram 78,9% do total de passagens comercializadas em 2007. Desde seu relançamento em 23 de outubro, o website da VARIG foi responsável por 12,3% das vendas da VRG - contra 2% pré-lançamento.

A apresentação completa dos resultados do 4T07 da GOL Linhas Aéreas Inteligentes. | Site: www.voegol.com.br/ri.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira