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16/02/2008 - 10:21

Vantagens do fretamento


Uma das maiores causas de absenteísmo ao trabalho, atualmente, é a falta de transporte coletivo de qualidade nos grandes centros urbanos, seja pela escassez de linhas regulares, seja pela superlotação dos veículos existentes. Muitas empresas preferem transferir a responsabilidade do traslado ao trabalho para o colaborador e esse último culpa o transporte coletivo por seus atrasos e faltas.

Por ser insuficiente, a utilização do transporte público vem perdendo terreno gradativamente para o transporte individual. Com uma frota crescente e vias de menos, as dificuldades de mobilidade e de estacionamento estão cada vez maiores. Já se fala que em 2012 haverá congestionamentos monstros na cidade de São Paulo que chegarão a 500 km de vias paradas. Qual a solução para esse dilema?

É sabido que cada ônibus de fretamento retira, em média, 15 automóveis das ruas. Na escolha por esse tipo de transporte, ganha a cidade que terá menores índices de poluentes, ganham os motoristas que terão mais velocidade em seus deslocamentos, ganha o trabalhador que pode usufruir viagens mais confortáveis no trajeto do trabalho e ganha a empresa que contará com mais pontualidade e disposição no desenvolvimento de suas atividades.

Desde o final dos anos 50, o transporte de passageiros por fretamento acompanha o processo de industrialização brasileira. Antes, as empresas eram instaladas em locais distantes dos centros urbanos e o sistema público era ainda mais ineficiente para atender tais demandas. Temendo prejuízos na produção, as fábricas passaram a oferecer o fretamento como alternativa para seus colaboradores. Hoje, o serviço já é tão disseminado que a maioria das empresas com mais de 100 empregados incorporou a logística à cultura de benefícios a seus recursos humanos.

O fretamento, quando executado por empresas idôneas, que priorizam o bem-estar dos passageiros, são cumpridoras da legislação vigente e valorizam o treinamento de seus profissionais e a manutenção de sua frota, é, com certeza a melhor solução para o transporte de pessoas.

Única modalidade de transporte coletivo que tem crescido nos últimos anos e que tem aprovação de 97% de seus usuários, em muitos casos, o fretamento passou a fazer parte da pauta de reivindicações das principais categorias profissionais. É que o ônibus por fretamento realiza um roteiro, previamente traçado e planejado, direto e sem escalas otimizando a locomoção do colaborador.

Para as empresas contratantes, o serviço significa aumento de produtividade, pontualidade, qualidade, rapidez, comprometimento e comparecimento efetivo do funcionário, mesmo em caso de greves ou problemas no sistema público. Já para o colaborador fretamento é sinônimo de conforto, higiene, comodidade, melhoria da qualidade de vida, elevação da auto-estima e agilidade, economia de tempo de deslocamento e mais tempo com a família e amigos.

A segurança é outro fator valorizado por quem não troca o conforto do fretamento nem pelo automóvel. Após a definição do itinerário para identificar os locais de embarque dos usuários, é feito um estudo para avaliar os pontos do trajeto que possam oferecer riscos de acidentes ou situações de perigo. A direção defensiva faz parte do treinamento dos motoristas como forma de aprimorar os serviços oferecidos.

Nossos percursos são os mais variados, desde pequenos deslocamentos diários até viagens internas a grandes empresas, intramunicipais, metropolitanas, intermunicipais (rodoviárias), interestaduais e internacionais.

A importância de nossa atividade é demonstrada pelos números: mais de 20 milhões de passageiros transportados por mês; frota com mais de 10 mil veículos em todo o Estado de São Paulo; mais de 400 milhões de quilômetros rodados por ano; consumo de 168 milhões de litros de óleo diesel em média anual. Ainda geramos 16 mil empregos diretos e milhares de outros indiretos.

No final das contas, entre a administração do vale-transporte, obrigatório por lei, e o serviço transporte por fretamento legalizado, não deixa dúvidas quanto à relação custo-benefício. O problema está no poder regulador que ainda não vê o transporte por fretamento como uma alternativa de transporte para a população. Felizmente, os números não podem ser contestados e o serviço tem um papel importante como alternativa ao automóvel e ao transporte público cada vez mais saturado e ineficiente.

. Por: Silvio Tamelini é formado em Relações Públicas e Administração, empresário no ramo de transporte de passageiros, presidente da FRESP – Federação das Empresas de Fretamento do Estado de São Paulo (www.fresp.org.br) e do Transfretur – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e para Turismo de São Paulo e Região. e-mail: [email protected]

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