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22/10/2015 - 09:01

A força do turismo de negócios no Brasil

O faturamento chegou a R$ 6,95 bilhões no primeiro semestre deste ano, um crescimento de quase 8% em relação ao ano passado.

O turismo de negócios e eventos continua se destacando na indústria nacional de viagens. No primeiro semestre deste ano, as atividades ligadas a este segmento cresceram 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Os gastos destes viajantes em viagens aéreas, diárias de hotel, locação de veículos, meios de pagamento e serviços movimentaram R$ 6,95 bilhões este ano no país.

Os números reforçam estudos realizados pelo Ministério do Turismo, que mostram o segmento como o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil. Estima-se que cerca de 25,3% dos turistas que procuram o país o fazem motivados por negócios. Turistas de negócios gastam quase o dobro (US$ 102,18) daqueles que viajam a lazer (US$ 68,55), de acordo com estudo do Ministério do Turismo.

Em dez anos, o número de eventos internacionais no país cresceu 400%, passando de 62 para 315 por ano. Hoje são 54 cidades brasileiras sediando eventos internacionais. Há uma década eram apenas 22, o que representa uma alta de 154%. O número de eventos coloca o Brasil como um dos dez maiores organizadores de eventos internacionais do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).

“Com o sucesso dos últimos grandes eventos sediados no nosso país, mostramos ao mundo que somos capazes de manter o nível de excelência em situações diferentes”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Investimentos —O governo federal tem investido na qualidade do turismo de negócios e eventos. Por meio do PAC Turismo, R$ 680 milhões foram investidos na construção e reforma de centros de convenções ao redor do Brasil.

Legado —Nos últimos anos, o Brasil ganhou destaque internacional por sediar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, que reuniu mais de 600 mil turistas estrangeiros; musicais, como o Festival Lollapalooza, que movimentou R$ 93 milhões em São Paulo; e religiosos, como a Jornada Mundial da Juventude, o maior evento já realizado no Rio de Janeiro, que atraiu mais de 3,7 milhões de peregrinos.| Juliana Boechat.

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