Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2015 - 09:12

3º Prêmio Estampa Brasil

Exposição e lançamento do livro Alma Brasileira 2015 em Porto Alegre (RS).Trabalhos premiados no concurso nacional de estampas, viabilizado pela Renner, estarão em exibição na mostra que segue até 30 de outubro na Renner Padre Chagas.

De 21 a 30 de outubro, Porto Alegre recebe a Exposição Alma Brasileira 2015, que já passou por São Paulo e chega à capital gaúcha exibindo os 18 trabalhos vencedores do 3º Prêmio Estampa Brasil. A abertura aconteceu com coquetel para convidados e imprensa, com a presença dos premiados gaúchos no concurso, de integrantes da comissão de jurados e da curadora Renata Rubim, na noite do dia 21 de outubro (quarta-feira), na Renner Padre Chagas. No evento também foi lançado o livro Alma Brasileira 2015, que traz as 72 estampas finalistas, além de matérias, entrevistas e artigos sobre moda e estamparia. O projeto foi idealizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio da Lojas Renner.

Em sua terceira edição, o concurso nacional de estampas busca estimular a criatividade de estudantes e profissionais de design, áreas afins e interessados para colocarem seu talento na arte da estamparia, incentivando também o espírito empreendedor dos participantes. Julgado por uma comissão formada por profissionais consagrados nas áreas de design de estampas e moda, o prêmio destacou o primeiro, segundo e terceiro colocados nas qualificações estudante e profissional em três categorias que exploram o tema brasilidade: Amazônia, O Jardim Brasileiro; Carnaval, Um Brasil de Cores; e Brasil, Um Mosaico de Culturas. Os autores das 18 estampas vencedoras foram premiados em evento realizado em São Paulo, no dia 8 de outubro, com título de capitalização do Banco do Brasil, e os primeiros colocados em cada categoria e qualificação receberam também troféu. Os 18 vencedores poderão ter ainda suas estampas na coleção da Lojas Renner, cujas peças poderão ser adquiridas nas lojas e no site da rede varejista.

Essa edição do concurso trouxe duas novidades: a realização de um workshop em São Paulo entre os 18 vencedores, os jurados do concurso e representantes da Renner para o debate de temas relacionados ao design de estampas; e a oportunidade oferecida aos primeiros colocados na qualificação estudante, das três categorias, de uma vivência profissional na sede da Renner, em Porto Alegre, onde irão conhecer e vivenciar o processo criativo da maior varejista de moda do Brasil. As duas atividades visam dar um viés mais educativo e cultural ao concurso ao promover a troca de conhecimentos e experiências.

Iniciado em 2013, o Prêmio Estampa Brasil consolida-se como um projeto vitorioso. Neste ano contou com mais de 4,5 mil estampas inscritas provenientes de diversas regiões do Brasil – crescimento de mais de 100% em relação ao ano anterior. “Com os resultados obtidos nesta edição percebe-se um aperfeiçoamento no volume e principalmente na apresentação dos projetos, significando que há uma compreensão maior do que é um projeto de design de estampa. Ao mesmo tempo que mostra que há muito talento esperando ser visto e reconhecido”, avalia a curadora Renata Rubim. E pondera: “Não podemos deixar de perceber que ainda há um longo caminho a ser percorrido para se criar uma cultura nacional de qualidade em design de superfície. Há, ainda, muito desconhecimento e despreparo técnico do que é uma boa estampa e como funciona o desenvolvimento de um novo produto numa empresa. Nesse sentido também o papel do Prêmio Estampa Brasil é importante, mostrando uma via mais profissional aos candidatos ainda não inseridos no mercado de trabalho.”

. Ganhadores do Prêmio Estampa Brasil 2015: Categoria Amazônia, Um Jardim Brasileiro.

. Profissional: 1º lugar —Ana Paula Vieira Malandri Thompson – Bauru | SP Estampa: Essência Brasileira
2º lugar —Camila Matos de Castro – Marataízes | ES Estampa: Aves.
3º lugar —Bruna Fernanda Scalco – Arapongas | SP Estampa: Diversidade Verde.

. Estudante: 1º lugar —Marilia Procopio Tavares – Rio de Janeiro | RJ Estampa: Cores da Amazônia.

2º lugar —Renato Soboll – Valinhos | SP Estampa: Vila de Palafita.
3º lugar —Hozanailson Ramos de Andrade – Santa Maria do Cambucá | PE Estampa: Seringueiras.

Categoria Brasil, Um Mosaico de Culturas.: ProfissionaL: 1º lugar —Tatiana Cardoso da Silva – São Paulo| SP Estampa: Jogo de Búzios.

2º lugar —Marcos Luiz Fontonio – Rio de Janeiro | RJ Estampa: União de Sotaques.
3º lugar —Eliane Hiroe – São Paulo | SP Estampa: Canoa Cultural.

. Estudante: 1º lugar —Karina Mota da Silva – Rio de Janeiro | RJ Estampa: Combo Sinuoso.

2º lugar —Clarissa Faccini de Lima – Porto Alegre | RS Estampa: Bergamotas.
3º lugar —Andreza Silva de Souza – Itapororoca | PB Estampa: Povo Brasileiro.

Categoria Carnaval, Um Brasil de Cores.: Profissional: 1º lugar —Jana Glatt Rozenbaum – Rio de Janeiro | RJ Estampa: Tutti Frutti.

2º lugar —Angelo Artimus – Búzios | RJ Estampa: No Ritmo.
3º lugar —Juliana Rumple – São Paulo | SP Estampa: Penas e Paetês.

Estudante: 1º lugar —Marlice Cardoso Macedo – Teresina | PI Estampa: Ala das Baianas.

2º lugar—Alice Coward Fogliatto – Porto Alegre | RS Estampa: Carnavaral
3º lugar —Marilia Procopio Tavares – Rio de Janeiro | RJ Estampa: Penas Penas 02

Comissão Julgadora —Os trabalhos inscritos no 3º Prêmio Estampa Brasil foram avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais reconhecidos nacionalmente por sua atuação nas áreas de design de estampas e moda. Compõem esse time: Auresnede Pires Stephan, conhecido como professor Eddy (designer, consultor na área de design, membro do Conselho do Museu da Casa Brasileira e mestre em arte), Celso de Lima (artista plástico, atua na pesquisa e como multiplicador de técnicas de estamparia), Kátia Kayser (consultora em desenvolvimento de produtos para moda e decoração, formada em Letras pela PUC-RS com especialização em Administração em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e Criatividade em Produtos e Negócios de Moda pela UCS), Marjorie Lemos Gubert (mestre em Design pela UFRGS, designer de produtos têxteis e professora), Mayume Hausen Mizoguchi (uma das pioneiras do núcleo de design de estamparia da Renner) e Wagner Campelo (graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduado em Design de Estamparia pela faculdade SENAI-CETIQT-Rio), além da curadora Renata Rubim (especialista em Design de Superfície, autora do livro “Desenhando a Superfície”, primeiro no Brasil sobre o tema). Os participantes realizaram as inscrições pelo site [www.premioestampabrasil.com.br].

Livro Alma Brasileira 2015 —Integrante do 3º Prêmio Estampa Brasil, o livro Alma Brasileira 2015 faz um mergulho na temática da Brasilidade, mostrando sua diversidade pincelada na Amazônia, no Carnaval e no mosaico de culturas do país. As 208 páginas da publicação trazem o resultado dessa inspiração traduzida em linguagem de estamparia ao reunir os trabalhos dos 12 finalistas em cada categoria do concurso, totalizando 72 estampas, sendo 36 na qualificação profissional e 36 na estudante.

Com coordenação editorial e textos do jornalista Ricardo Bueno e curadoria da especialista em design de superfície Renata Rubim, a obra incursiona pelo universo da moda e da estamparia através de conteúdos abrangentes, curiosos e didáticos. Em sua terceira edição, traz entrevistas e matérias sobre design e criação de estampas, além de artigos escritos pelos jurados do prêmio.

O projeto tem coordenação executiva da Quattro Projetos, de Porto Alegre, e foi idealizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura e patrocínio da Lojas Renner..Realização: Ministério da Cultura (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura) e Quattro Projetos| Patrocínio: Lojas Renner. A exposição vai de 21 a 30 de outubro, de segunda a sábado das 9h às 21h e domingo das 13h às 20h. A entrada é franca. [www.premioestampabrasil.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira