Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2015 - 09:42

Gripes e resfriados estão entre as principais causas de afastamento do trabalho

Cerca de 17,8% dos brasileiros já se ausentaram de seus compromissos trabalhistas devido à intensidade dos sintomas das doenças.

A gripe e o resfriado são doenças que podem atingir pessoas de faixas etárias diferentes. Os agentes causadores são distintos, mas ambas necessitam de tratamento e cuidados especiais para evitar complicações dos males.

Isso porque, a intensidade dos sintomas pode atrapalhar o rendimento de alguns indivíduos no ambiente de trabalho. Um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que, no último mês de junho, 17,8% dos brasileiros já se ausentaram do escritório devido a estes episódios.

Principalmente nos quadros de gripe, onde os sintomas são intensos desde o seu início. “A diferença entre ambas as doenças está no tipo de vírus que as causam. Enquanto o resfriado é provocado por diferentes tipos de vírus, sendo o mais comum o Rhinovirus, a gripe é transmitida apenas pelo vírus Influenza (A, B e C)”, descreve a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason.

De acordo com a médica, as doenças possuem sintomas parecidos, como congestão e a obstrução nasal e a coriza. Porém, no caso da gripe, além desses sintomas, normalmente o indivíduo costuma apresentar febre alta, dores musculares e de cabeça e queda do estado geral. “Geralmente, desde a fase inicial da gripe os sintomas se manifestam de maneira mais intensa. Por isso, o ideal é procurar um médico para que o mesmo oriente a respeito do tratamento mais correto”, orienta.

Em pacientes com fatores de risco para complicações podem ser instruídos o uso de medicações antivirais após um diagnóstico. No entanto, essa conduta não é válida para todos os casos.

Na maioria dos casos, o tratamento estabelecido é o sintomático, ou seja, aquele que promove o alívio dos sintomas até o nosso sistema imunológico se defender dos vírus. Um exemplo de medicação utilizada para diminuir a intensidade dos sintomas da gripe são os medicamentos contendo associações de anti-histamínicos e descongestionantes sistêmicos, como maleato de bronfeniramina e cloridrato de fenilefrina.

A médica recomenda a realização de lavagem nasal diariamente para aliviar os sintomas da gripe e do resfriado. “Fazer a lavagem nasal, com solução de cloreto de sódio 0,9%, várias vezes ao dia auxilia na fluidificação das secreções e remoção do excesso muco produzido pela mucosa nasal durante a gripe e resfriados”, descreve.

Outros cuidados também são importantes para evitar a transmissão do vírus da gripe ou do resfriado no ambiente de trabalho, como: higienizar as mãos com frequência, deixar o local de trabalho sempre limpo e manter o ambiente sempre arejado. “Ingerir, no mínimo, dois litros de água e, claro, seguir um cardápio balanceado são medidas que previnem a incidência de doenças infecciosas respiratórias em geral”, conclui Dra. Talita.

Decongex Plus é indicado para o alívio sintomático de quadros clínicos relacionados às infecções das vias aéreas superiores e das manifestações alérgicas do sistema respiratório. Resfriado comum, gripes, rinossinusites de origem alérgica ou infecciosa, alergias sazonais, sinusite e rinite, rinorréia, espirros, entre outros sintomas podem ser tratados com o uso do medicamento, que associa descongestionante nasal de uso sistêmico (cloridrato de fenilefrina) com anti-histamínico (maleato de bronfeniramina). Decongex Plus é disponibilizado em solução oral (gotas), xarope e comprimidos.| www.facebook.com/decongexoficial.

Sorine é uma solução nasal com ação fluidificante e descongestionante das secreções nasais. O medicamento auxilia no tratamento de gripes, resfriados, rinites e quaisquer outras condições associadas ao ressecamento da mucosa nasal. O produto é disponibilizado em cinco versões: Sorine Gotas (cloreto de benzalcônio + cloreto de sódio 0,9%): adequado à mucosa delicada de bebês e crianças. Sorine Nebulizador (cloreto de benzalcônio + cloreto de sódio 0,9%): assim como a versão gotas, é adequado para crianças, mas possibilita outra forma de aplicação. Sorine SSC (cloreto de sódio 0,9%): disponível nas versões com válvula spray e jato contínuo. Pode ser usado por adultos e crianças, e não contém conservantes. Sorine H (cloreto de sódio 30mg/ml + 3% hipertônico): indicado para casos de maior grau de congestão pode ser usado por adultos e crianças acima de três anos. Sorine Adulto (cloridrato de nafazolina): disponível na versão gotas têm propriedades vasoconstritoras e é indicado para o rápido alívio e tratamento de casos de congestão acentuada. A venda do Sorine Adulto é somente sob prescrição médica. | www.facebook.com/sorineoficial

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas, África e Japão. O Aché foi o primeiro colocado do setor Farma e Life Sciences do prêmio Inovação Brasil 2015, realizado pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy&. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores. | www.ache.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira