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23/10/2015 - 07:42

Panalpina mantém lucro consolidado estável

Ajustados ao câmbio, o EBIT e o lucro consolidado teriam aumentado 9% e 10%, respectivamente.

A Panalpina[www.panalpina.com], um dos maiores operadores logísticos do mundo, acaba de anunciar os resultados dos primeiros nove meses do ano. No período, a empresa atingiu um lucro consolidado estável de CHF 69,3 milhões (ajustado a câmbio: CHF 75,8 milhões, ou +9,5%) com problemas contínuos em petróleo e gás e um mercado de frete aéreo fraco.

O lucro bruto do grupo diminuiu 6% para CHF 1,107 bilhão (ajustado a câmbio: CHF 1,177 bilhão, ou 0%), enquanto o EBIT diminuiu 2% para CHF 92,4 milhões (ajustado a câmbio: CHF 102,7 milhões, ou +9%). O EBIT aumentou em frete marítimo e foi positivo em Logística (contra perda de janeiro a setembro de 2014), mas caiu em Frete Aéreo.

“Nos primeiros nove meses do ano, conseguimos manter o EBIT e o lucro consolidado nos níveis do ano anterior, apesar da contração no mercado de frete aéreo no terceiro trimestre, de nossa exposição ao mercado de petróleo e gás e dos investimentos historicamente altos em TI”, diz o CEO da Panalpina, Peter Ulber. “Ajustados ao câmbio, o EBIT e o lucro consolidado teriam aumentado 9% e 10%, respectivamente. O frete marítimo aumentou o EBIT consideravelmente e Logística apresentou o terceiro EBIT trimestralmente positivo seguido, resultando em um EBIT no ano até o momento de CHF 2 milhões, contra uma perda de quase CHF 7 milhões no ano passado”.

Lucratividade estável —O lucro bruto do grupo diminuiu 6% (ajustado: 0%) para CHF 1,107 bilhão nos primeiros nove meses de 2015 (YTD 2014: CHF 1,178 bilhão). As despesas operacionais totais chegaram a CHF 975,9 milhões, 6% a menos (ajustado: -1%) do que no mesmo período do ano anterior (YTD 2014: CHF 1,041 bilhão). A Panalpina atingiu EBIT de CHF 92,4 milhões, uma queda de 2% (ajustado: +9%) contra o mesmo período do ano passado (YTD 2014: CHF 94,4 milhões). A margem entre EBIT e lucro bruto aumentou para 8,3% (YTD 2014: 8,0%). O lucro consolidado do grupo permaneceu estável em CHF 69,3 milhões (YTD 2014: CHF 69,2 milhões).

Frete Aéreo —Diante de um mercado fraco de frete aéreo, que cresceu menos de 1% de janeiro a setembro de 2015, os volumes de Frete Aéreo da Panalpina caíram 2% no mesmo período. A empresa transportou menos petróleo e gás e cargas automotivas, mas mais perecíveis. O lucro bruto por tonelada diminuiu 4% para CHF 715 (YTD 2014: CHF 745), resultando em lucro bruto total de CHF 439,7 milhões (YTD 2014: CHF 469 milhões). O Frete Aéreo atingiu um EBIT de CHF 67,6 milhões (YTD 2014: CHF 85,3 milhões), enquanto a margem entre EBIT e lucro bruto para os primeiros nove meses de 2015 diminuiu para 15,4% (YTD 2014: 18,2%).

Frete marítimo —Os volumes de frete marítimo da Panalpina cresceram 1% nos primeiros nove meses de 2015, levemente abaixo do crescimento de 2% do mercado. O lucro bruto por TEU diminuiu 3% para CHF 300 (YTD 2014: CHF 309), resultando em lucro bruto total de CHF 362,2 milhões (YTD 2014: CHF 370,4 milhões). O frete marítimo atingiu um EBIT de CHF 22,8 milhões (YTD 2014: CHF 16 milhões) e a margem entre EBIT e lucro bruto aumentou para 6,3% nos primeiros nove meses de 2015 (YTD 2014: 4,3%).

Logística—Em logística, o lucro bruto diminuiu 10% para CHF 305,5 milhões (YTD 2014: CHF 339,3 milhões) como resultado da tradução cambial e da saída contínua de operações com fraco desempenho. Nos primeiros nove meses de 2015, um EBIT positivo de CHF 2,0 milhões foi atingido, contra uma perda de EBIT de CHF 6,9 milhões no mesmo período do ano passado. Logística registrou o terceiro trimestre positivo seguido no nível de EBIT.

Panorama: “Os mercados de frete aéreo e marítimo continuarão fracos e uma retomada no preço do petróleo no futuro próximo parece improvável. É ainda mais importante continuarmos controlando o custo com muita disciplina e implementar novos sistemas e processos de TI para melhorar nossa produtividade”, afirma Ulber. “Aceleraremos nossos investimentos em negócios menos cíclicos para reduzir ainda mais nossa exposição a determinados segmentos”.

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