Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2015 - 07:43

"Capitalismo e colapso ambiental"

Luiz Marques, autor de livro que analisa a relação do capitalismo e o colapso ambiental, participará de evento preparatório para a COP21. "Clima, água e paz sem fronteiras" acontecerá no próximo dia 27 de outubro(terça-feira), em São Paulo, e terá a participação de grandes nomes para discutir o futuro do meio ambiente.

O "Capitalismo e colapso ambiental" será lançado durante o evento preparatório para a COP21 "Clima, Água e Paz sem Fronteiras", que acontecerá no Auditório da Procuradoria Regional da República, em São Paulo.

Na ocasião, diversos especialistas, como Vicente Andreu Guillo, presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Paulo Roberto Martini, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), Paulo Affonso Leme Machado, jurista, Prêmio Elizabeth Haub, Professor mestrado em direito ambiental da UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba, entre outros, estarão reunidos para falar sobre os acordos globais decorrentes da COP 21, que serão um marco para a sobrevivência da humanidade.

Ainda estarão presentes Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores, e Cama Tuiloma, embaixador de Fiji.

O evento será um momento de reflexão e capacitação que busca contextualizar tendências globais, considerar cenários futuros e apontar quais medidas eficientes e efetivas poderiam, de forma preventiva e corretiva, garantir a proteção do clima, da água, da biodiversidade, dos ecossistemas naturais - e da sociedade.

Capitalismo e colapso ambiental — Luiz Marques, professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Unicamp, está lançando o livro "Capitalismo e colapso ambiental", pela Editora Unicamp.

O autor destaca a perspectiva de um colapso ambiental que vem sendo evidenciado pela ciência e humanidade desde os anos 1960. Hoje, porém, a causa é de extrema urgência, caso contrário, os serviços prestados pelos ecossistemas deixarão de existir.

Em seu livro, Marques explica que, na década de 1990, sete acordos multilaterais, somados a importantes documentos e protocolos, tais como a Agenda 21, a Carta da Terra e o Protocolo de Kyoto, alimentavam a promessa de um novo arranjo político, econômico e social internacional, capaz de conter o processo de degradação ambiental do planeta.

"O capitalismo internacional devasta numa escala e ritmo superiores à capacidade da biosfera de se recompor e se adaptar. Segundo o Global Forest Watch, apenas entre 2000 e 2012, nosso planeta perdeu 2,3 milhões de km² de florestas, em grande parte por causa do avanço da monocultura e das pastagens. Em um estudo recente, The Future of Forests, o Center for Global Development, de Washington, projeta, baseando-se em observações de satélites, que uma área de florestas tropicais do tamanho da Índia [3,2 milhões de km²] será desmatada nos próximos 35 anos", diz Marques.

Editora Unicamp| 648 Páginas| Preço sugerido: R$ 80,00. Lançamento dia 27 de outubro de 2015, no Auditório da Procuradoria Regional da República – 3ª Região, Av. Brigadeiro Luís Antônio nº 2.020 (perto da Estação Brigadeiro do Metrô). Inscrições até o dia 25 pelo e-mail: [email protected] | www.proam.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira