Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2015 - 08:13

Fibra Óptica: já são 160,4 milhões de assinantes conectados no mundo


Nelson Saito, gerente geral da área de sistemas da Furukawa

Tendência é ascendente. Somente nos últimos dois anos a expansão das fibras deu um salto de cerca de 80%. Na América Latina, Furukawa lidera movimento de implantação dos sistemas FTTx (a fibra em qualquer lugar).

São Paulo—As redes de transmissão de dados, voz e vídeo de alto desempenho, baseadas no meio totalmente óptico, são uma tendência crescente no mundo. Elas chegaram para ficar e hoje já atendem a mais 160 milhões de assinantes conectados (FTTHome/Bulding), segundo dados do FCGA – Fiber Council Global Alliance, de DEZ2014. Liderando o movimento de expansão desses ambientes na América Latina, a Furukawa participa do Futurecom 2015, para discutir e apresentar o que há de mais avançado em termos de infraestrutura.

“A indústria de Telecom nacional tem conseguido com esforço superar os efeitos da recessão econômica que atravessa o Brasil. A nossa participação no Futurecom 2015 servirá para contribuir com as empresas usuárias do Setor, na identificação de caminhos alternativos para enfrentar este momento conturbado, de desaceleração dos investimentos”, diz Nelson Saito, gerente geral da área de sistemas da Furukawa.

O especialista, que preside o LATAM Chapter, do FTTH Council Americas, diz que o avanço das fibras no mundo é significativo. “Vemos um crescimento sustentado e sólido, puxado especialmente pela China, que apresenta um índice expressivo de expansão nos últimos dois anos, junto com a Coréia do Sul e o Japão, este último, pioneiro, liderando o ranking já há 10 anos”, diz Saito.

“Das regiões globais, temos APAC (Ásia/Pacífico), com 115 milhões de assinantes conectados, a Europa, totalizando 28,2 milhões, incluindo aqui a Rússia, com 13,4 milhões. Nas Américas são 12,4 milhões de assinantes. Já a América Latina (LATAM), tem 2,7 milhões, sendo que 1,0 milhão pertence ao Brasil. Finalmente, a MENA (Middle East, North Africa), com 1,8 milhões de assinantes conectados por fibra”, completa ele.

Nelson Saito será um dos conferencistas do Futurecom 2015, apresentando a visão da Furukawa para soluções das Cidades Inteligentes integradas com Smart Grid. “Vamos evidenciar as vantagens e os serviços que podem ser colocadas sobre a infraestrutura”, conta ele, que também foi convidado a integrar o Painel LTE x Fibra Óptica no evento. “Nossa posição é que as tecnologias são complementares e convivem muito bem. O mundo futuro será sem dúvida dominado pelas redes ópticas com acesso wireless. Hoje a conexão por dispositivos móveis celulares em alta velocidade, já se falando em LTE 5G, se dá via as redes wireless. Por hora, nenhum usuário no mundo irá conectar o seu smartphone com um cordão óptico e nenhuma smart city será baseada somente em wireless; portanto, uma tecnologia precisa da outra”, comenta o especialista.

Segurança, desempenho e longevidade das Redes Ópticas – Ao priorizar a facilidade de instalação em campo, de forma a minimizar os custos e o tempo de serviço dos integradores, a Furukawa pesquisa e desenvolve novos produtos, muitos desses hoje padrão de referência na América Latina. É o caso do EZ!Connector, utilizado com o cabo Low Friction. “Este produto é um sucesso na Região LATAM, pois facilita a passagem dos cabos em dutos congestionados, um problema comum nos países latinoamericanos. O EZ!Connector é conectorizado diretamente em campo pelos instaladores em menos de um minuto e apresenta uma excelente característica óptica. Com isso, temos garantido bons contratos com as operadoras que precisam atender a demanda crescente por banda larga”, observa Nelson Saito, da Furukawa.

A evolução deste produto é um dos lançamentos que serão apresentados nesta edição do Futurecom para FTTH/B pelo fabricante. Agora, o EZ!Connector chega ao mercado para cabos ópticos drop circular. Outros lançamentos são os cabos ópticos com tamanho reduzido permitindo a acomodação de mais fibras nos dutos já superlotados. Também os novos cabos ópticos que facilitam a retirada da fibra na rede, sem interrupção do sistema - conceito denominado “mid span”. Estes cabos permitem atender os clientes que não estavam previstos originalmente no plano de expansão das operadoras. “Tudo na Furukawa é concebido para melhorias do aspecto construtivo dos sistemas”, garante Saito.

Ainda como novidade em produtos, a Furukawa irá mostrar suas novas Caixas CTOP com o conector SlimConnector, que permite ligar o cabo Drop Low Friction pré-conectorizado diretamente na caixa de emenda pelo lado externo sem necessidade de abrir a caixa. E na outra ponta do cabo utilizar o EZ!Connector com um ganho de tempo significativo para a conexão de um novo assinante. Também chegam as novas caixas CTO Subterrânea, com a utilização dos cabos low friction e EZ!Connector.

Mega Data Center: 400GB —Um grande avanço que a Furukawa promove na infraestrutura de ambientes críticos como os Data Centers e os grandes CPDs empresariais são as fibras ópticas OM4 PLUS da Furukawa, com processo de multiplexação de comprimento de ondas que permite a transmissão dos dados nas redes internas em velocidades 100-400GB.

Entre as novidades para os Mega Data Centers, a Furukawa apresenta ainda os Services Cables Ópticos, que saem de fábrica com conectores nas pontas e podem ser customizados para diferentes topologias, arquiteturas, protocolos e o diferencial de logística local, ou seja, com prazo de entrega para atender à necessidade do cliente. | www.furukawa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira