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27/10/2015 - 09:07

4 sinais de que seu negócio está se tornando uma grande empresa

Nos dias de hoje vemos o surgimento de diversas empresas em diversos segmentos. Muitas delas já nascem enxergando longe e querendo saber como estarão após alguns anos. Será que irão se transformar em uma grande empresa? Será que o retorno financeiro virá de forma rápida? Como eu posso transformar o meu negócio em uma grande empresa?

Se você for um empreendedor, irá fazer essas e outras perguntas, e algumas serão difíceis de responder. Se essas mesmas perguntas forem feitas para empreendedores que transformaram suas empresas em grandes companhias, muitos não sabem explicar como foi que chegaram onde estão hoje.

As respostas concretas podem não surgir, mas alguns passos que foram seguidos podem nortear o caminho.

Dessa forma, listei alguns fatores que aparecem frequentemente em casos de empresas de sucesso:

1. Investimentos no desenvolvimento da equipe —Nenhuma empresa cresce sozinha, portanto se você quer fazer sua empresa crescer, é preciso que contrate pessoas qualificadas. Você precisará investir no desenvolvimento de seus funcionários para que eles ajudem a levá-la até o posto de grande empresa. Infelizmente, todo e qualquer empreendedor é humanamente incapaz de levar sozinho sua empresa ao sucesso.

Investir em sua equipe é fundamental. Sozinho você é limitado, mas a sua empresa será tão forte quanto o seu elo mais fraco. Ao invés de ajudar sua empresa a trilhar o caminho do sucesso, funcionários incapacitados e descomprometidos acabam levando-a ao caminho errado.

2. Foco em um nicho específico —Muitas empresas nascem com a ideia de fazer tudo para todos. Porém, algumas delas descobrem no meio do caminho que precisam se concentrar em apenas um produto e serviço, se quiserem crescer.

Quando seus clientes compram e/ou terceirizam algum serviço, eles querem fazer negócios com empresas especialistas em seus mercados. E você precisa ser visto como um grande especialista se quiser continuar crescendo.

3. Parcerias de negócio —Empreendedores de grandes empresas sabem que não conseguem chegar ao sucesso absoluto sozinhos. Por isso, costuram grandes parcerias de negócios com outras empresas do seu mercado. Quanto mais parceiros você tiver ao seu lado, maiores serão as chances de ser indicado para novos negócios e de conquistar novos clientes.

Parceiros de negócios podem ser empresas que prestam serviços complementares aos seus, empresas que trabalham representando soluções para o mercado que você atende, ou até mesmo um produto complementar ao seu. Eles serão os grandes responsáveis por trazer visibilidade para sua marca e fazer com que ela seja lembrada.

4. Educação do mercado —É importante entender que ao trabalhar com produtos que são desconhecidos do grande público é preciso ter paciência, resiliência e educar o mercado sobre sua solução. Se você já observou essa necessidade e está preocupado em educar seus potenciais clientes, você está no caminho certo. Isso porque grandes empresas estão totalmente engajadas em ensinar o público sobre a importância e atuação de determinados produtos/serviços, se posicionando como líderes de mercado.

Para saber se sua empresa está trilhando o caminho de grandes companhias, vale um olhar atento a esses indicadores. Tenha sempre em mente que quanto mais capacitados forem seus funcionários, mais capacitada a sua empresa estará para resolver os problemas de seus clientes e ganhar a fidelização. Quanto mais especializado e específico for o seu nicho, maiores são as chances de se tornar um expert e ser reconhecido por isso. Quanto mais parceiros de negócios, maior será seu leque de atuação. E por fim, se você está comprometido em educar seu mercado, está comprometido também com seus futuros clientes, o que é muito importante para fazer com que a sua empresa continue crescendo.

. Por: Gustavo Paulillo, CEO do Agendor, app que ajuda milhares de equipes a organizar e aumentar as vendas diariamente. Com versões gratuitas e pagas, atualmente o Agendor atende a mais de 12 mil clientes e tem nas PME’s e startups o principal público-alvo.

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