Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2015 - 08:06

Sistema FecomércioRJ lança o Mapa do Comércio

Com a proposta de protagonizar uma mudança histórica, colocando o setor como foco da agenda de desenvolvimento do estado, o Sistema FecomércioRJ lançou, no dia 26 de outubro(segunda-feira), o Mapa Estratégico do Comércio, para o período de 2015 a 2020. O documento, elaborado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, se propôs a fazer uma radiografia detalhada das oito regiões fluminenses, com seus dados socioeconômicos. O documento traz à luz dados que vão gerar debate e elaboração de propostas para possibilitar o crescimento sustentável do comércio no estado do Rio de Janeiro, onde é o setor que mais emprega e gera riqueza, o que demonstra sua importância para a economia fluminense.

O Mapa Estratégico se concentrou, sobretudo, em nove temas que afetam diretamente a economia no estado e o desempenho do setor: Educação Profissional, Ambiente Empresarial, Segurança, Tributação, Logística e Mobilidade Urbana, Conhecimento e Gestão Empresarial, Relações com Atores de Interesse do Comércio, Serviços Públicos de Suporte, e Financiamento e Eficiência Operacional.

A cerimônia de lançamento do documento aconteceu no Hotel Copacabana Palace, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; empresários, representantes de sindicatos patronais, políticos e representantes da sociedade civil. Durante o evento, que reuniu cerca de 500 pessoas, o Sistema FecomércioRJ e o governo do estado assinaram dois convênios na área da segurança pública. O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, convidado de evento, cumprimentou o Sistema Fecomércio RJ pela iniciativa.

_ O Mapa Estratégico traz novos fatores que nós, empresários do comércio, consideramos fundamentais para o Rio de Janeiro continuar na sua rota de desenvolvimento e crescimento. Nós identificamos esses novos fatores e, ao longo de 2016, vamos para as oito regiões do estado ouvir empresários, o poder publico local e a população para construirmos juntos as propostas de políticas públicas que serão levadas até o governo do estado. E ninguém melhor do que quem vive nessas regiões para identificar as oportunidades, os gargalos, os desafios e onde podemos soltar as amarras para continuar crescendo, desenvolvendo e diminuindo as desigualdades que ainda tem existem entre a Região Metropolitana e interior do estado _ afirmou Orlando Diniz.

O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne no Rio de Janeiro cerca de 350 mil estabelecimentos, que representam 62,2% dos estabelecimentos do estado. Do total, 80% são microempresas. É também o segmento que mais emprega no Brasil e no Rio de Janeiro (são dois milhões de empregos formais, o que correspondem a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado).

Segundo o presidente do Sistema FecomércioRJ, o mapa resultará na maior mobilização empresarial já ocorrida no estado. Para isso, ele terá uma segunda etapa: durante 2016, serão promovidos encontros regionais para as discussões as questões locais e a formulação de propostas para o desenvolvimento sustentável e adoção de políticas públicas.

A primeira edição do Mapa Estratégico foi lançada em 2013. O documento analisava a participação do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo na economia, além de suas contribuições para a sociedade no cenário nacional. O estudo aprofundado também listava as ações prioritárias de interesse dos empresários do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira