Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2015 - 09:12

Maracanã Solar é diferencial de modernidade em estádios de futebol


Placas são responsáveis por captar a energia e transformá-la em elétrica onde 20% é usada no próprio local.

Palco de duas finais de Copas do Mundo, o Maracanã se tornou referência quando o assunto é futebol. E também pode ser considerado um estádio com exemplo de sustentabilidade. Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e um consórcio composto pela Light Esco e a EDF - Electricité de France, o Maracanã Solar é um sistema de captação de energia solar de última geração instalado no estádio. O secretário de estado de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral e o presidente da Suderj, Rodrigo Vieira, foram, no dia 26 de outubro (segunda-feira), visitar a usina fotovoltaica, onde 1.556 placas captam a energia solar e a transforma em elétrica.

- A energia solar é uma energia limpa e que vem conquistando cada vez mais empresas e lares. Estima-se que cerca de 20% da energia do estádio consegue ser suprida pelo Maracanã Solar, um trabalho da Light Solar, que é uma empresa subsidiária da concessionária de energia do Rio de Janeiro. Viemos nos inspirar a levar este tipo de tecnologia a outras instalações do estado também – afirmou o secretário Marco Antônio Cabral.

Como parte integrante do Programa Rio capital da Energia, do Governo do Estado, o Maracanã Solar conta com recursos privados de R$ 12 milhões. Tem capacidade para gerar o equivalente ao consumo de 240 residências, reduzindo os gastos do estádio. Para a construção da usina, foi instalada uma estrutura metálica de 183 toneladas sobre o anel de compressão, que suporta a nova cobertura de lona tensionada do estádio, o que totaliza uma área de 2.380 metros quadrados e tem uma produção anual de 528 MWh.

Maracanã ‘verde’ —A implantação do sistema fotovoltaico foi mais uma contribuição para modernização tecnológica e sustentável do Maracanã, que conta com reutilização de água da chuva. O projeto de reforma seguiu o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design), do Green Building Council Brasil, concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético, em atendimento aos padrões internacionais.

—O Maracanã é um patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. Esses painéis solares instalados aqui são capazes de iluminar o equivalente a 240 residências. Foi um investimento para que o local seja, além do mais bonito e famoso domundo, o estádio mais moderno para a população fluminense —lembrou o presidente da Suderj, que ainda enfatizou o atual papel do órgão.

- A operação do Maracanã está concedida, mas ele é um estádio do Estado e do povo carioca. Por causa disso, a Suderj deve estar aqui dentro para fiscalizar o cumprimento de todas as regras, além de rotinas de manutenção para que o ‘maior do mundo’ dure por muito mais tempo – finalizou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira