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29/10/2015 - 07:40

Escritórios criativos podem aumentar a performance dos trabalhadores?

É cada vez mais comum os locais de trabalho terem um visual “descolado” e “alternativo”. Mas o ambiente realmente impacta na atração de talentos e na performance do funcionário?

Sim, mas nenhuma mudança é realmente motivada apenas por mobílias. Quando um ambiente arrojado é uma indicação de uma mudança cultural, ele pode sim fazer uma enorme diferença na maneira como uma organização trabalha. Mas quando uma nova “mão de tinta” está apenas cobrindo as rachaduras de uma estratégia fraca de gerenciamento de pessoas, os resultados nem sempre serão positivos.

Uma grande parte da indústria tem notado como as empresas de tecnologia atraem talentos, com seus ambientes empolgantes de trabalho, assim como o Google, em Zurique, que possui um escorregador entre os andares; o Facebook, em Menlo Park, com uma loja de doces; e o Twitter, em São Francisco, com uma sala de Yoga.

“O ‘efeito Google’ produz um grande impacto”, explica Linzi Cassels, Diretora de Criação da ‘Pringle Brandon Perkins + Will’, uma empresa global de arquitetura e design. “Clientes mais tradicionais e conservadores começaram a perguntar o que isso significaria para eles; se é algo que eles também deveriam ter.”

Estamos presenciando um efeito ‘cogumelo’. O setor financeiro, por exemplo, está tentando atrair as pessoas que vão para a indústria de tecnologia, pois eles possuem as competências que eles buscam. “Assim, se as empresas de tecnologia estão oferecendo escritórios ‘legais’ para atrair os melhores talentos, os bancos também o farão. ”

Identifique-se —Embora ambientes empolgantes possam atrair novos colaboradores, eles não serão sempre o elemento para retê-los e, antes de assinar o contrato para um novo salão de boliche em sua empresa, vale lembrar que qualquer ambiente precisa refletir a cultura da organização, além de ampliá-la.

“Se você tiver uma quadra de ‘squash’ em um escritório com ambiente totalitário, você não terá o efeito desejado”, explica Nav Dhunay, presidente e CEO da PumpWELL, uma empresa de tecnologia com matriz em Calgary, Canadá, que ajuda a otimizar poços de extração de óleo. A PumpWELL realmente instalou uma quadra de ‘badminton’ em seu escritório, além de uma mesa de pebolim e outra de ping pong. Mas embora o espaço de trabalho da companhia seja bastante incomum em comparação às outras empresas do setor, o novo design foi uma demonstração cautelosamente planejada de como a PumpWELL é diferente de suas concorrentes.

Dhunay diz que essa demonstração começou em 2012, no aniversário de dez anos da companhia. “A indústria de Óleo e Gás vem crescendo no Canadá e atrair talentos têm sido um grande desafio. O foco estava basicamente em recompensas financeiras, mas vimos a oportunidade de oferecer algo diferente, ao tornar a cultura de nossa empresa mais atraente” explica ele.

O negócio conscientemente mudou sua estratégia de atração conforme redefiniu sua cultura interna, acrescenta Dhunay. “Nós percebemos que o ambiente do escritório era tradicional demais e não inspirava nossos colaboradores, portanto decidimos mudar as coisas. ”

O investimento não foi barato, mas o retorno é visível, explica Dhunay. “Nós não pagamos o mesmo nível salarial que outras companhias de nosso setor pagam, mas não precisamos, ” diz ele. O novo ambiente é uma declaração de diferenciação, da cultura do negócio e da força de trabalho. “É aí que estamos vendo o maior retorno. Nossos empregados estão mais felizes e isso repercute em nossos clientes também. ”

Play hard, work hard —Implementar espaços para esportes ou áreas de jogos no escritório pode ter um impacto positivo na saúde e produtividade, de acordo com a pesquisa do Dr. Emmanuel Tsekleves, um professor experiente em interações de design no Instituto de Artes Contemporâneas da Universidade de Lancaster.

“Jogos e diversão são os melhores remédios para um ambiente de trabalho, ” diz ele. “Os colaboradores serão menos letárgicos e suas mentes estarão mais estimuladas e ativas. A descarga extra de adrenalina se transforma em mais produtividade. ”

Espaços com muita luz natural e ar fresco podem manter os colaboradores alertas e engajados, e oferecer espaços abertos e ‘limpos’ para evitar distrações é uma abordagem frequentemente esquecida, mas que está retornando, diz Tsekleves, “Ainda há muita ênfase na criação de grandes espaços em que todos os colaboradores trabalham juntos, ’ explica ele. “No entanto, em vez disso, você precisa desenvolver áreas menores que favorecem o encontro espontâneo, onde os colaboradores podem conversar sobre o trabalho em um ambiente diferente. ”

Sharon Olivier, uma professora da Escola de Negócios de Ashridge, diz que simplesmente oferecer espaços diferentes pode tanto energizar a força de trabalho como alavancar a colaboração. “Facilitar uma atividade que leva o empregado para outra área pode ter um grande impacto em seu nível de energia, ” diz ela.

Cores da alegria —No mundo já foram conduzidos muitos estudos sobre os efeitos das cores no humor e no comportamento, alguns que datam da época de Carl Jung. Cores mais frias como azul e verde demonstraram em algumas instâncias que podem relaxar os funcionários, enquanto cores mais quentes como vermelho e amarelo são estimulantes. Branco normalmente indica limpeza, que pode inibir a criatividade. Alcançar um balanço entre os humores mais apropriados para um local de trabalho pode significar uma seleção específica de cores dominantes pelas áreas do escritório.

A Thomsons Benefícios Online utilizou cores em seu ambiente de trabalho para estimular seus funcionários. A empresa do software de gerenciamento de benefícios abriu um novo escritório em Cluj-Napoca, na România - Transilvânia, com a cor pink em seu centro. “Essa decisão se provou muito acertada, ” diz Andrei Pantelimon, que comanda o corajoso e pomposo escritório.

Os colaboradores da Thomsons podem aproveitar mais do que o projeto de cores quando vão ao trabalho. Um café da manhã gratuito é oferecido (talvez no terraço pink do escritório), além de uma academia interna, a obrigatória mesa de ping pong e um espaço para relaxar.

“A infraestrutura permite aos empregados trabalharem duro e se divertirem igualmente, o famoso ‘Work hard, play hard’, que é um dos princípios mantras da companhia, ” diz Pantelimon. “Nós investimos nisso sabendo que veríamos um rápido retorno, inclusive, atraindo os melhores talentos. ”

Qualquer tipo de ambiente de trabalho – sejam agências criativas, centrais de serviços compartilhados ou ambientes corporativos – podem facilmente mudar seus ambientes introduzindo cores, novos móveis e jogos. E talvez mais deles devessem fazê-lo, considerando as melhorias que algumas organizações tiveram na maneira de atrair e engajar pessoal e construir uma identidade mais forte.

Mas o que faz os pioneiros dessa área se destacarem – com o Google e o Facebook sendo exemplos proeminentes dessa prática – é que eles tinham a cultura antes de ter o escritório. Um ambiente de trabalho colorido, receptivo e estimulante é sem dúvida uma fantástica ferramenta de RH, mas precisa ser verdadeiro e honesto em relação à cultura, ou ele será apenas uma nova camada de tinta.

. Por: Natasha Patel, diretora da Hays | Hays —Especializada em recrutar profissionais para média e alta gerência, a Hays [www.hays.com.br], líder no mercado mundial, tem mais de 50 anos de atuação e é reconhecida como a maior empresa do setor listada na Bolsa de Valores de Londres (LSE). Pautada em um dos seus principais valores, a paixão por pessoas, oferece serviço consultivo especializado sobre o mercado de trabalho e suas tendências. O grupo conta com 8.300 colaboradores em 237 em 33 países e 20 áreas de especialização no recrutamento.

No Brasil atua por meio de escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas para oferecer recrutamento em todos os níveis hierárquicos. No País, a consultoria atua em 15 áreas de expertise, recrutando apenas para vagas permanentes: Hays Accountancy & Finance, Hays Banking, Hays Construction & Property, Hays Engineering, Hays Human Resources, Hays Legal, Hays Logistics, Hays Procurement, Hays Life Sciences, Hays Sales & Marketing, Hays Oil & Gas, Hays Insurance, Hays Retail, Hays Information Technology e Hays Response para projetos e vagas de dinâmica diferenciada. É a única consultoria do Brasil que tem uma divisão especializada em impostos, Hays Taxation.

Seu modelo de negócios tem como foco qualidade e resultados, base de sua prática comercial, e é 100% voltado à parceria de longo prazo com as empresas requisitantes. Seus consultores têm formação acadêmica e experiência profissional prévia na área de expertise para a qual recrutam, além de possuir especialização em recrutar profissionais e identificar talentos.

No último ano o grupo recrutou 57.000 profissionais e mais 212.000 posições temporárias.

A Hays opera nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, China, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes, Reino Unido e EUA.

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