Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2015 - 08:02

Priorize as ações com base em seus valores

Procure enxergar a definição dos valores corporativos não como uma ação publicitária, mas como ferramenta para a tomada de decisão e priorização.

Há muito tempo fui presenteado por um amigo com uma lição de vida. Na hora, pareceu mais uma bofetada moral que quebrou meus argumentos e me deixou sem fala, mas que me deixou refletindo por muito tempo e permitiu rever meus valores e passar a tomar algumas decisões importantes com mais consciência.

Estávamos sentados na mesa de um restaurante no horário do almoço. Trabalhávamos juntos em um cliente e o tempo da refeição era momento propício para falar da vida. Naquele dia dedicava-me a um dos esportes nacionais mais populares: reclamar da vida. Não importa muito qual era a questão, mas me lembro bem do meu argumento para justificar minha reclamação: “Não tenho tempo para fazer o que eu quero”.

Meu amigo desbancou meu argumento e me colocou para refletir: “Ninguém tem mais ou menos tempo do que qualquer outra pessoa. Todos temos 24 horas por dia. O que se faz com ele é questão da prioridade de cada um de acordo com seu julgamento pessoal. Em vez de dizer que não tem tempo para fazer isso, você deveria assumir que não tem isso como prioridade.”

Cai do cavalo! Não foi fácil assumir que os amigos, a saúde ou a família não estavam entre as minhas principais prioridades. Mas se eu não tinha tempo para eles, a verdade é que de fato, não estavam. Reclamar da falta de tempo me eximia de minha responsabilidade. O tempo é um fator externo, alheio a minha vontade ou gestão. Não sou soberano sobre o tempo.

Contudo, na perspectiva apresentada pelo meu amigo de que não se trata de uma questão de tempo, mas de prioridade, a responsabilidade passa a ser toda minha. A forma como distribuo meu tempo reflete meus valores mais profundos. Não os valores públicos e declarados da boca para fora, mas aqueles privados e que de fato têm direcionado minha vida. Repensar minha prioridade é basicamente repensar meus valores e dar maior ênfase no que é mais importante.

Assim como eu ou você, organizações também têm seus valores e prioridades. A diferença é que nas empresas é fundamental torná-los públicos e compartilhados por todos os colaboradores e criar processos estruturados para que a tomada de decisão sobre as prioridades esteja alinhada a esses valores.

Muita gente pensa que a lista de valores divulgada por sua empresa seja apenas propaganda publicitária para “seduzir” acionistas e clientes. Talvez seja mesmo! Se de fato os valores não refletirem na prioridade dada pela empresa para a alocação de seus recursos no portfólio de investimento, pode ser só da “boca para fora”.

Sugiro que pense diferente! Procure enxergar a definição dos valores corporativos não como uma ação publicitária, mas como uma ferramenta objetiva para a tomada de decisão e priorização. Antes de discutir e elencar quais projetos devem ser priorizados em seu portfólio, procure deixar claro e obter um consenso entre os tomadores de decisão sobre quais são os valores que devem direcionar a organização.

Para priorizar de maneira corporativa é preciso definir os valores, estabelecer medidas que avaliem de que forma cada item da pauta está associada a esses valores e, a partir daí, estabelecer o que é mais importante. Será que existe uma oportunidade para que você reveja também o processo de priorização em sua organização e em sua vida?

. Por: Fabrício Laguna, é presidente do Capítulo São Paulo do IIBA| Perfil—O International Institute of Business Analysis (IIBA) é uma associação sem fins lucrativos com a missão de desenvolver e manter padrões para a prática da análise de negócios e para a certificação de profissionais. Fundado no Canadá em 2003, o IIBA reúne mais de 29.000 membros, espalhados em 110 Capítulos em todo o mundo. Para estabelecer e manter a qualidade da comunidade de profissionais que praticam a Análise de Negócios, o IIBA criou, ainda, as certificações CBAP (Certified Business Analysis Professional) e CCBA (Certification of Competency in Business Analysis). O IIBA Capítulo São Paulo é presidido por Fabrício Laguna. [www.iiba.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira