Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2015 - 08:10

Internexa investe US$ 120 milhões em sistemas de cabos submarinos

Para interligar o Brasil com a América do Sul e os Estados Unidos. Companhia passa a contar com uma rede total de 49 mil km de fibra óptica. Com o investimento, a empresa se torna uma Tier-1 no mercado latino-americano de telecomunicações.

São Paulo—A Internexa, o grande backbone de IP e transporte de informação na América Latina, pertencente à líder multilatina ISA, anuncia investimento de US$ 120 milhões em fibras ópticas escuras nos sistemas de cabos submarinos PCCS e SAM-1, que interligam Brasil e Colômbia com os Estados Unidos. O investimento inclui a aquisição e implementação de equipamentos de transmissão óptica necessários para iluminar a rede submarina e integrá-la à rede regional da Internexa. Além disso, o investimento ainda inclui sistemas submarinos a serem construídos futuramente para melhorar a conectividade entre o Brasil e os Estados Unidos.

Este novo desenvolvimento significa que a região terá um anel de fibra óptica completamente fechado, que protege o Brasil frente a eventos externos que podem impactar sua conexão com a internet mundial e converte a Internexa em um Tier-1 latinoamericano, já que agora a companhia terá cobertura internacional própria e conexão com os principais data centers mundiais.

“A Internexa pretende ser um protagonista na cadeia de IP do continente. Nosso tráfego de dados vem crescendo rapidamente e apesar de sermos uma empresa jovem no Brasil, estamos comprometidos com o crescimento da indústria de telecomunicações, realizando investimentos cada vez mais significativos, como há dois anos com a aquisição de uma companhia em pleno funcionamento no Rio de Janeiro, com 2.700 KM de redes de backbone e backhaul. Este investimento reflete a decisão da Internexa e do Grupo ISA em realizar negócios no Brasil a longo prazo”, afirma Genaro Garcia Dominguez, CEO da empresa.

Carlos Mauricio Gaviria, diretor da Área de Produto IP da Internexa, destaca que a Telefonica, a empresa com a qual Internexa realizou este negócio, tem sido um importante parceiro e já se tornou um aliado histórico da companhia no desenvolvimento de projetos especiais. “Nós cooperamos em muitas questões e graças à essa parceria executamos muitos projetos estratégicos para ambas as empresas”, afirma.

O principal benefício para o mercado brasileiro deste novo projeto é que agora, toda América do Sul terá um anel óptico misto (terrestre / submarino). Assim, frente a qualquer evento que afete alguma das principais vias de comunicação de Brasil, o país contará com um ativo estratégico que garanta um caminho alternativo sempre disponível. Com os investimentos, a rede da companhia passa dos atuais 30.000 KM terrestres para quase 49.000 KM de cabos de fibra óptica.

Os principais destaques do novo projeto são: . Melhoria na qualidade dos produtos IP: maior largura de banda e disponibilidade de mais conteúdo internacional para o mercado brasileiro.

. Oferta competitiva de capacidades Clear Channel internacional com tecnologia Carrier Ethernet para os Estados Unidos, ja que a conectividade internacional não depende de um terceiro.

. Possibilidade de oferecer serviços em cidades que antes não pertenciam à rede e outros pontos dos Estados Unidos como Jacksonville, Cologix e NAP das Américas.

. Melhor conectividade entre Brasil e Colômbia, via cabo submarino, com menor latência e alta disponibilidade.

Estes benefícios também serão percebidos pelos usuários finais. Graças à estratégia de migração de conteúdos para a região desenvolvida pela Internexa, a empresa agora atende dentro de seu próprio sistema quase 60% dos requisitos de conteúdo exigidos pelos internautas. Tudo mediante os três componentes que fazem sua internet única: acesso a todos os NAPs nacionais, convênios com praticamente todos os grandes CDNs (Content Delivery Networks) mundiais e acordos de peering com os principais operadores em cada país da região.

Para localizar os 40% de conteúdo restantes, era necessário a utilização de cabos submarinos. Agora, a partir da aquisição de infraestrutura, a Internexa passa a garantir o acesso imediato de usuários aos conteúdos mais solicitados de forma direta, rápida e confiável, se tornando um verdadeiro Tier-1 no mercado latinoamericano.

Por outro lado, sua capacidade de upgrade é ilimitada com a tecnologia existente, permitindo que a Internexa tenha autonomia sobre o crescimento de sua rede de transmissão submarina.

Desde o início de sua atuação no Brasil, há aproximadamente três anos, a Internexa ampliou sua rede em quase 95%, construindo anéis para garantir robustez, ampliou exponencialmente seu portfólio de clientes e adquiriu uma companhia no Rio de Janeiro para sua oferta de valor.

Perfil—A Internexa é uma empresa multinacional de transporte de telecomunicações. De origem colombiana e há aproximadamente três anos no mercado brasileiro, a companhia faz parte da ISA, com 33 filiais distribuídas por Colômbia, Peru, Chile, Bolívia, Equador, Argentina, Panamá e América Central. No Brasil, a empresa está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente possui 6,8 mil km de rede no país e um projeto de ampliação da rede no Estado de São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira