Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2015 - 05:20

Bayer apresenta forte crescimento no faturamento

Estreia bem-sucedida no mercado de ações da Covestro (antiga MaterialScience), aumentos substanciais em vendas e faturamentos em HealthCare, com desenvolvimento e negócios na CropScience em um ambiente de mercado enfraquecido, Covestro revela melhora considerável no faturamento, vendas do grupo aumentam para € 11,036 bilhões (mais 10,7%, com ajuste fiscal e de portfólio, mais 1,9%), Ebitda antes de inclusão de itens especiais avança 27,6% para € 2,523 bilhões, EBIT cresce 16,3% para € 1,565 bilhão, rendimento líquido aumenta 20,9% para € 999 milhões, lucros principais por ação crescem 28% para € 1,69, previsão do grupo para 2015 é confirmada

São Paulo— O Grupo Bayer fez mais progressos estratégicos e divulga forte aumento no faturamento no terceiro trimestre de 2015. “Há algumas semanas, anunciamos mudanças em nossa estrutura organizacional. A nova organização é voltada a apoiar nossa estratégia como companhia líder em Ciências da Vida e nos colocar em uma posição ainda mais forte para enfrentar nossos concorrentes”, comentou o presidente do Conselho de Administração da Bayer, Marijn Dekkers, quando o relatório provisório foi publicado ontem. Ele afirmou que a divisão da MaterialScience havia sido concluída e que o negócio flutuou no mercado de ações sob o nome Covestro. Atualmente, a Bayer ainda detém interesse de 69% na Covestro AG, que, portanto, ainda está incluída nas Demonstrações Financeiras Consolidadas da Bayer como uma empresa totalmente consolidada.

No terceiro trimestre de 2015, a Bayer aumentou as vendas com base em ajuste cambial e de portfólio e divulgou um forte aumento de 28% no faturamento. HealthCare se beneficiou mais uma vez do desenvolvimento positivo dos produtos farmacêuticos recém-lançados e da expansão nas vendas (com ajuste cambial e de portfólio) em todas as divisões de Consumer Health. O faturamento de HealthCare aumentou substancialmente. Apesar de um ambiente de mercado mais fraco, as vendas em CropScience cresceram (com ajuste cambial e de portfólio) em relação ao forte período no ano anterior. O faturamento subiu devido a efeitos cambiais. A Covestro aumentou significativamente o faturamento mais uma vez, graças aos menores custos de matérias-primas, enquanto as vendas recuaram conforme esperado. “Estamos confirmando nossa previsão do Grupo para 2015”, afirmou Dekkers.

As vendas do Grupo Bayer avançaram 10,7% (com ajuste cambial e de portfólio, 1,95) no terceiro trimestre para € 11,036 bilhões (Q3 2014: € 9,967 bilhões). O Ebitda antes da inclusão de itens especiais aumentou de substanciais 27,6% para € 2,523 bilhões (Q3 2014: € 1,977 bilhão). O bom desenvolvimento das vendas foi acompanhado por despesas mais altas em P&D e vendas. Os efeitos cambiais positivos sustentaram o faturamento em cerca de € 170 milhões. O EBIT também cresceu consideráveis 16,3% para € 1,565 bilhão (Q3 2014: € 1,346 bilhão), refletindo itens especiais de menos € 204 milhões (Q3 2014: mais € 45 milhões). Estes foram compostos, principalmente, por encargos conectados à divisão e flutuação no mercado de ações da Covestro e custos para integração de negócios adquiridos. O rendimento líquido aumentou 20,9% para € 999 milhões (Q3 2014: € 826 milhões), e os lucros principais por ação para operações contínuas cresceram 28% para € 1,69 (Q3 2014: € 1,32).

O fluxo de caixa bruto de operações contínuas caiu 2,7% para € 1,427 bilhão (Q3 2014: € 1,466 bilhão). O aumento no faturamento foi parcialmente compensado por despesas fiscais adicionais conectadas à divisão da Covestro. O fluxo de caixa líquido (total) aumentou 28,3% para € 2,330 bilhões (Q3 2014: € 1,816 bilhão), graças, principalmente, a uma redução no caixa vinculado a outro capital de giro. A dívida financeira líquida caiu de € 21,1 bilhões em 30 de junho de 2015 para € 19,3 bilhões em 30 de setembro de 2015 —como resultado, principalmente, de entradas de dinheiro com atividades operacionais.

Benefícios para HealthCare com produtos farmacêuticos recém-lançados e aquisições —As vendas do subgrupo HealthCare aumentaram 19,2% (com ajuste cambial e de portfólio 8,3%) para € 5,651 bilhões (Q3 2014: € 4,74 bilhões). “Este desenvolvimento positivo nos negócios continuou sendo conduzido em grande parte por nossos produtos farmacêuticos recentemente lançados. Houve expansão em todas as divisões do segmento Consumer Health”, explicou Dekkers. O aumento substancial relatado em vendas em Consumer Health foi atribuído, principalmente, aos produtos adquiridos da Merck & Co., Inc. nos Estados Unidos e a efeitos cambiais.

As vendas do segmento Pharmaceuticals aumentaram substanciais 11,7% (com ajuste cambial e de portfólio) para € 3,482 bilhões. Os produtos recém-lançados – o anticoagulante Xarelto™, Eylea™, os medicamentos anticâncer Stivarga™ e Xofigo™ e o Adempas™, para tratar hipertensão pulmonar – continuaram tendo um crescimento encorajador, divulgando vendas combinadas de € 1,082 bilhão (Q3 2014: € 750 milhões). O Xarelto™ registrou ganho de 31,3% nas vendas (com ajuste cambial) e, assim, cimentou sua liderança entre os anticoagulantes orais não dependentes de vitamina K. As vendas do Eylea™ também aumentaram consideravelmente – avançando 67% (com ajuste cambial) – principalmente como resultado de negócios na Europa e no Japão após a concessão de autorização para comercialização em futuras indicações.

Entre os produtos líderes estabelecidos, as vendas do medicamento anticâncer Nexavar™ aumentaram substanciais 14,5% (com ajuste cambial), particularmente na Alemanha e nos Estados Unidos. Os negócios com dispositivos intrauterinos (DIU) liberadores de hormônios da família de produtos Mirena™ aumentaram 4,9% (com ajuste cambial) no geral, beneficiando-se particularmente na expansão dos volumes nos EUA. As vendas do medicamento para coagulação sanguínea Kogenate™ foram estáveis ano a ano como esperado, enquanto negócios com o medicamento para esclerose múltipla Betaferon™/Betaseron™ caíram 16,5% (com ajuste cambial) – segurados parcialmente pela maior concorrência nos Estados Unidos e na Europa. No geral, o negócio Pharmaceuticals cresceu em todas as regiões com base em ajuste cambial.

As vendas no segmento Consumer Health aumentaram 2,2% (com ajuste cambial e de portfólio) para € 2,169 bilhões. Em Consumer Care, os negócios com produtos adquiridos da Merck & Co., Inc., nos EUA totalizaram € 366 milhões. Desempenhos particularmente positivos foram registrados no produto antifungos Canesten™ (com ajuste cambial mais 19,5%) e a linha Bepanthen™/Bepanthol™ e produtos para a pele (com ajuste cambial mais 15,2%). Entretanto, negócios com o analgésico Aleve™ caíram 12,9% (com ajuste cambial) em comparação com o forte trimestre no ano anterior, devido particularmente a mudanças no ajuste de fases de vendas nos Estados Unidos. A coleira contra pulgas e carrapatos Seresto™ contribuiu para o crescimento na divisão Animal Health, enquanto as vendas da família Advantage™ de produtos para controle de pulgas, carrapatos e vermes caíram levemente (com ajuste cambial menos 1,7%). No negócio de agentes de contraste e equipamentos médicos (Medical Care), o agente de contraste para ressonância magnética Gadovist™/ Gadavist™ divulgou um crescimento considerável de 18,8% (com ajuste cambial).

O Ebitda antes da inclusão de itens especiais em HealthCare aumentou 22,6% para € 1,677 bilhão (Q3 2014: € 1,368 bilhão). Isso foi resultado, principalmente, do bom desenvolvimento de negócios em Pharmaceuticals e Consumer Health – em Consumer Care especialmente graças à contribuição de empresas adquiridas – e dos efeitos cambiais positivos de cerca de € 70 milhões. O ganho foi diminuído por um aumento no investimento em pesquisa e desenvolvimento em Pharmaceuticals.

Negócios de CropScience mais fraco na América Latina—As vendas da divisão agrícola (CropScience) aumentaram 9,5% (com ajuste cambial e de portfólio 1,6%) para € 2,113 bilhões (Q3 2014: € 1,929 bilhão). “Depois de ajustar para efeitos cambiais e de portfólio, portanto, aumentamos levemente em comparação com o forte nível do ano anterior”, disse Dekkers. Crop Protection/Seeds divulgou um modesto aumento de vendas em um ambiente de mercado mais fraco, particularmente na América Latina. O subgrupo atingiu seu mais alto crescimento de vendas na região da Ásia-Pacífico, com 7,2% (com ajuste cambial). Os negócios expandiram 4,3% (com ajuste cambial) na América do Norte e 3,1% (com ajuste cambial) na Europa. Por sua vez, as vendas na região da América Latina, África e Oriente Médio recuaram 1,2% (com ajuste cambial).

Em Crop Protection (Herbicidas) houve crescimento de 21,0% (com ajuste cambial e de portfólio), enquanto o de Fungicidas aumentou 9,4% (com ajuste cambial e de portfólio). Por outro lado, as vendas em SeedGrowth (tratamentos de sementes) caíram 10,5% (com ajuste cambial e de portfólio) e 9,3% (com ajuste cambial e de portfólio) em Inseticidas. As vendas diminuíram 5,3% (com ajuste cambial e de portfólio) em Sementes, enquanto Environmental Science também postou um declínio (com ajuste cambial e de portfólio menos 7,4%).

O Ebitda antes da inclusão de itens especiais de CropScience no terceiro trimestre aumentou 11,2% em um ano, para € 309 milhões (Q3 2014: € 278 milhões). Este aumento foi puxado em grande parte por um efeito cambial positivo de cerca de € 30 milhões.

Maiores ganhos na Covestro —As vendas do negócio de materiais de polímeros de alta tecnologia (Covestro, antiga MaterialScience) caíram 0,9% (com ajuste cambial e de portfólio 7,7%) como esperado, para € 3,009 bilhões (Q3 2014: € 3,036 bilhões). Os preços de venda caíram nas três unidades de negócio, principalmente em Poliuretanos. Isso pode ser atribuído principalmente ao aumento dos preços de matérias-primas. Em geral, os volumes permaneceram no mesmo nível do ano anterior. O EBITDA antes de itens especiais aumentou substanciais 41,3% para € 472 milhões (Q3 2014: € 334 milhões). Os preços consideravelmente mais baixos de matérias-primas mais do que compensaram a queda nos preços de venda graças a uma situação de oferta e procura mais favorável em alguns mercados. Os ganhos também foram sustentados por efeitos cambiais positivos de cerca de € 70 milhões.

Crescimento satisfatório em ganhos nos primeiros nove meses—As vendas do Grupo Bayer aumentaram 14,6% (com ajuste cambial e de portfólio 2,8%) nos primeiros nove meses de 2015, para € 35,005 bilhões (nove meses de 2014: € 30,547 bilhões), como resultado, principalmente, da expansão dos negócios em HealthCare. As vendas de CropScience foram estáveis com relação ao forte nível do ano passado (com ajuste cambial e de portfólio), enquanto os negócios da Covestro diminuíram como esperado. O Ebitda antes de itens especiais aumentou 22,0% para € 8,363 bilhões (nove meses de 2014: € 6,856 bilhões). Todos os subgrupos contribuíram para esta melhoria considerável, particularmente HealthCare e Covestro. O EBIT aumentou 10,2% para € 5,342 bilhões (nove meses de 2014: € 4,846 bilhões) e o rendimento líquido, em 9,2% para € 3,497 bilhões (9 meses de 2014: € 3,202 bilhões). Os lucros principais por ação aumentaram 22% para € 5,76 (nove meses de 2014: € 4,72).

Foco estratégico nos negócios de Ciências da Vida —Dekkers descreveu a separação da Covestro como um passo importante no desenvolvimento bem-sucedido da Bayer como uma companhia de Ciências da vida. “Ao nos concentrarmos nos negócios de Ciências da Vida, nós nos concentraremos ainda mais intensamente, no futuro, em dois dos maiores desafios do século 21”, afirmou o presidente do Conselho de Administração. Primeiro, ele explicou, a população mundial cada vez maior e mais velha precisa urgentemente de medicamentos novos e melhores, porque muitas doenças ainda não podem ser tratadas adequadamente apesar dos imensos progressos. Segundo Dekkers, produtos químicos e biológicos inovadores para proteção de lavouras e plantas mais resilientes também são necessários para garantir um suprimento adequado de alimentos de alta qualidade para a crescente população global no futuro. “Somente com inovações poderemos oferecer soluções para esses desafios. Nosso portfólio de negócios agora se concentra especificamente em abordar esses desafios”, enfatizou Dekkers.

Ele explicou que a nova estrutura organizacional da Bayer apoiará essa estratégia e colocará a companhia em uma posição ainda mais forte diante de seus concorrentes. A partir de 1º de janeiro de 2016, os negócios da Bayer serão gerenciados por três divisões: Pharmaceuticals, Consumer Health e CropScience. “Cada uma delas atende a um mercado atraente e gera bons retornos financeiros, e cada negócio é caracterizado por diferentes ciclos e riscos, garantindo que nosso portfólio seja diversificado e equilibrado”, afirmou Dekkers. Os chefes das divisões também serão membros do conselho de gestão no futuro – com o objetivo de integrar melhor a estratégia com as operações de negócios e aprimorar ainda mais os pontos fortes de inovação e o foco no cliente.

Lucros principais por ação devem aumentar bastante em 2015 —Para todo o ano de 2015, a Bayer continua prevendo que as vendas do Grupo aumentarão a uma porcentagem baixa (com ajuste cambial e de portfólio). Com relação à previsão do Grupo, a companhia agora aplica as taxas de câmbio prevalecentes em 30 de setembro de 2015 para o último trimestre do ano. O Grupo Bayer espera que efeitos cambiais positivos aumentem as vendas em aproximadamente 6% (anteriormente: cerca de 7%) em comparação com o ano passado e está planejando vendas na casa dos € 46 bilhões (anteriormente: perto de € 47 bilhões). A expectativa com relação ao desenvolvimento dos ganhos da companhia praticamente não mudou. O objetivo continua sendo aumentar o Ebitda antes da inclusão de itens especiais a uma alta porcentagem, permitindo efeitos cambiais positivos esperados agora de cerca de 4% (anteriormente: por volta de 5%). A Bayer continua projetando um grande aumento nos lucros principais por ação e espera efeitos cambiais positivos de cerca de 4% agora (antes: perto de 5%).

Como antes, a companhia espera assumir encargos especiais na casa dos € 900 milhões, com a integração dos negócios adquiridos em cuidados com o consumidor, a divisão e flutuação no mercado de ações da Covestro e a otimização das estruturas de produção responsáveis pela maior parte desta quantia. Levando em conta os lucros com a flutuação no mercado de ações da Covestro, a Bayer pretende reduzir a dívida financeira líquida para abaixo de € 18 bilhões (anteriormente: abaixo de € 20 bilhões) até o final do ano.

A Bayer espera que as vendas de HealthCare cresçam para aproximadamente € 23 bilhões. Isso corresponde a uma porcentagem de um dígito médio a alto em vendas com base em ajuste cambial e de portfólio (anteriormente: um dígito médio). Como antes, o subgrupo planeja aumentar o Ebitda limpo em 20 e poucos por cento. No segmento Pharmaceuticals, a Bayer continua esperando que as vendas aumentem para aproximadamente € 14 bilhões. Isso agora corresponde a um aumento de porcentagem de um dígito alto com ajuste cambial e de portfólio (antes: porcentagem de um dígito médio a alto). As vendas dos produtos recém-lançados devem aumentar para mais de € 4 bilhões. A Bayer espera aumentar o Ebitda antes de itens especiais em Pharmaceuticals em uma porcentagem média entre 15 e 20% No segmento Consumer Health, a Bayer espera vendas de aproximadamente € 9 bilhões (anteriormente: mais de € 9 bilhões), incluindo as dos negócios adquiridos de cuidado do consumidor, e ainda planeja aumentar as vendas em uma porcentagem de um dígito médio com ajuste cambial e de portfólio. Além disso, a Bayer espera que Consumer Health aumente o Ebitda antes de itens especiais em 35%, com os negócios adquiridos em cuidado com o consumidor contribuindo para o aumento.

Em CropScience, a Bayer está ajustando a previsão para refletir o desenvolvimento mais fraco do ambiente de mercado e os efeitos cambiais abaixo do esperado. Aqui, a companhia espera continuar crescendo mais rápido do que o mercado e, agora, pretende aumentar as vendas para pouco mais de € 10 bilhões (anteriormente: cerca de € 10,5 bilhões). Isso ainda corresponde a um aumento de porcentagem de um dígito baixo com ajuste cambial e de portfólio. Devido ao ambiente de mercado enfraquecido, CropScience agora planeja melhorar o Ebitda antes de itens especiais em uma porcentagem de um dígito médio (antigamente, uma porcentagem de um dígito médio a alto).

A Covestro continua planejando maior crescimento em volume em 2015 acompanhado pela queda nos preços de vendas. Isso levará a vendas menores com ajuste cambial e de portfólio. Entretanto, a companhia continua esperando um aumento significativo no Ebitda antes de itens especiais para todo o ano. A Covestro pretende voltar a faturar o custo de capital em 2015.

Bayer: Science For A Better Life —A Bayer é uma organização global com competências centrais focadas em Ciências da Vida nas áreas de saúde e agricultura. Os produtos e serviços da empresa são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo tem como objetivo criar valor através da inovação e crescimento. A Bayer está comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com sua responsabilidade ética e social como uma empresa consciente. Em 2014, o Grupo empregou 119.000 pessoas e teve um faturamento de EUR 42,2 bilhões. As despesas de capital chegaram a EUR 2,5 bilhões e os investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) totalizaram EUR 3,6 bilhões. Estes valores incluem dados do negócio de polímeros de alta tecnologia, que será lançado no mercado de ações como Covestro em meados de 2016, no mais tardar. | www.bayer.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira