Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2015 - 08:15

Novembro chuvoso promove espetáculo por mais tempo no vertedouro de Itaipu


Em dois dias e meio, choveu 90 milímetros, o equivalente a 40% de todo o acumulado de novembro de 2014. As chuvas localizadas do início de novembro na bacia do Rio Paraná mantêm o nível do reservatório de Itaipu elevado e o vertedouro pode permanecer por mais tempo aberto, durante o início do mês. Em dois dias e meio, choveu 90 milímetros, três vezes mais que em relação ao mesmo período do ano passado e o equivalente a 40% de todo o acumulado de novembro de 2014.

Desde a madrugada de domingo (1º), a hidrelétrica está escoando o excedente de água não usado para a geração de energia elétrica. O vertedouro aberto é um espetáculo para os turistas que visitam a usina. Apesar do vertimento e da afluência acima da média, não há risco de inundações.

É a quarta vez que a Itaipu abre o vertedouro neste ano. A primeira foi em junho. Na época, durante a cheia na bacia incremental do reservatório no Rio Paraná, os picos de vertimento ultrapassaram os 14 mil metros cúbicos de água. Em outubro foram outras duas vezes. A bacia incremental é a bacia localizada entre a confluência do Rio Paranapanema e o Rio Paraná até o reservatório de Itaipu.

Se as chuvas persistirem, é bem provável que no próximo domingo (8) ocorram picos de vertimento de mais de 4 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a mais de duas vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. Nesta terça-feira (2), o volume nas quedas estava em torno de 1.500 metros cúbicos de água por segundo.

Recordes—A usina de Itaipu está operando em carga plena e chegou a registrar três recordes consecutivos de geração horária no mês passado, o que significa que tudo o que o setor elétrico brasileiro e paraguaio pede, a usina está atendendo, dentro do limite de consumo dos dois países. Embora seja um espetáculo para os turistas, o escoamento só acontece quando há excedente de água. O reservatório da usina está no nível máximo de operação, que é a cota 220,30 metros acima do nível do mar.

A Itaipu —Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira