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04/11/2015 - 08:39

Rede varejista Edmil aprimora controle de horas de mais de 1,3 mil colaboradores

Com solução Benner Gestão de RH.

Com o projeto, empresa mineira integrou os dados relacionados às áreas de recursos humanos e do departamento de pessoal, passando a ter acesso a um volume muito maior de informações. Graças à automatização dos processos foi possível não só reduzir o retrabalho, como também a incidência de erros.

Obter um gerenciamento mais efetivo e rígido do controle de ponto de 1,3 mil colaboradores e ter autonomia para parametrizar seus próprios dados. Estes eram alguns dos objetivos da rede Lojas Edmil ao adotar solução Benner Gestão de RH. A varejista, que conta hoje com a indústria (colchões, móveis e estofados), depósito central e mais 66 lojas espalhadas no sul, centro-oeste e zona da mata de Minas Gerais e comercializa móveis, eletrodomésticos e outros produtos, utilizava até então uma solução que não suportava mais a sua crescente operação. Após a implementação, realizada pela, Benner uma das principais fornecedoras de software de gestão do Brasil, e por sua parceira Sminas Soluções, especialista em serviços de TI, foi possível ampliar, integrar e gerir de maneira mais assertiva as informações relacionadas aos colaboradores. Além disso, a solução Benner RH permitiu reduzir o volume de retrabalho que era comum nas rotinas do departamento.

De acordo com Rogério C. P. Martins, coordenador de recursos humanos, um dos pontos mais importantes e que foi o fator decisivo pela escolha da Benner como fornecedor foi a facilidade de customização do sistema, o que simplificou a sua adequação aos processos internos da rede varejista, repletos de especificidades características do negócio. 60% do projeto e das funcionalidades do Benner RH foram personalizados para atender as necessidades apresentadas pela empresa.

“A solução atendeu muito bem os nossos objetivos. A possibilidade de customização do Benner RH é algo fantástico, nos deu autonomia no processo de desenvolvimento e permitiu que o adaptássemos para atender às nossas demandas específicas, além de trazer melhorias na coleta e no processamento dos dados”, explica.

Atender ao processo específico de comissionamento e controle de horas, principalmente dos funcionários que trabalham nas lojas, era um dos principais desafios enfrentados pela equipe responsável pelo RH. Antes esta etapa do processo era manual e sujeita a muitos erros, que resultavam em transtornos no cálculo da folha e maior atenção na conformidade com a legislação do trabalho. Atualmente, com a transferência desta tarefa para o sistema, o controle ficou muito mais flexível e preciso, contemplando inclusive, de forma muito inteligente, o rodízio de turmas. Além disso, graças a uma customização do sistema, cada gerente recebe por e-mail a situação da sua loja até o dia anterior. Isso permite que ele oriente o setor de ponto sobre como proceder em relação a descontos, pagamentos, folgas compensatórias ou extras compensatórias, entre outras situações. “O banco que controla as compensações de horas também está funcionando muito bem. Embora a parametrização tenha sido complexa, a partir do momento em que o usuário entendeu o processo, fluiu muito bem”, exemplifica Martins.

Os módulos de dossiê e folha de pagamento foram os primeiros a serem utilizados, em 2007. No ano seguinte, a empresa passou a utilizar o controle de ponto, que embora atendesse a todas as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), passou por diversas customizações para corresponder às necessidades gerenciais da empresa. Em 2014, foi adotado o módulo de segurança do trabalho, que ainda está sendo implantado, já prevendo as questões e obrigatoriedades que envolvem o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Já em 2015, entraram em operação os módulos de Medicina do Trabalho e de Recrutamento e Seleção.

Atualmente quase todos os processos relacionados ao departamento pessoal e recursos humanos das Lojas Edmil são controlados pela solução de gestão da Benner. Na parte de recrutamento e seleção são realizadas as tarefas relacionadas às avaliações dos candidatos, aproveitamento dos dados do candidato para a admissão, entre outras. No processo de contratação, desde a ficha de registro, contrato, exame admissional até o processo de emissão do vale transporte e aspectos relacionados ao plano de saúde estão no Benner RH. Também é possível obter através do sistema o histórico das alterações dos funcionários na empresa, como por exemplo, modificações de cargos, salários, unidades, afastamentos, entre outras informações relevantes. Todo o cálculo das folhas de pagamento, com a integração das horas extras, faltas, atrasos, adicional noturno, etc. passaram a ser geridos automaticamente, assim como a geração dos arquivos magnéticos e cálculo das rescisões.

Perfil—A Benner, pioneira no mercado de software de gestão empresarial no Brasil, destaca-se pelo atendimento personalizado aos clientes e pela oferta de soluções inovadoras de gestão empresarial, que proporcionam resultados efetivos aos negócios nas verticais de Saúde Suplementar e Hospitalar, Logística, Governança Jurídica e Contratos, Gestão de Viagens Corporativas, Governo, além de ERP, RH, BI, e ofertas nos modelos BPO, Cloud Computing, EaaS e SaaS. Na área de saúde é líder de mercado com a gestão de 13 milhões de vidas. Conta com mil colaboradores.

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