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19/02/2008 - 10:16

ANACE realiza enquete entre consumidores livres

Iniciativa avaliou quais os temas mais influentes nas decisões das empresas sobre a questão da energia.

Durante o período de 11 de outubro a 13 de novembro de 2007, a Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) promoveu uma enquete para avaliar quais os temas que mais influenciam as decisões tomadas pelas empresas quando o assunto em pauta é energia. Participaram da iniciativa 49 consumidores livres, por meio do site da associação: www.anacebrasil.org.br .

A resposta para a pergunta “Atualmente, qual o tema mais influente nas suas decisões sobre energia?” que recebeu mais votos foi “preços no Mercado Livre”, com um total de 42,9%. As alternativas “cronograma das grandes usinas” e “eficiência energética” ficaram empatadas na segunda posição, com 10,2% (confira o gráfico com o resultado completo).

O diretor-presidente da ANACE, Paulo Mayon, destaca a posição do segundo fator mais influente apontado pelos entrevistados, relacionado ao cronograma de obras das grandes usinas. “A importância atribuída a esta questão pode significar que o tema serve de apoio, sobretudo em relação aos prazos de contratação ou recontratação. É possível inclusive inferir que, na prática, a oferta adicional de energia nova é uma variável determinante no comportamento destes consumidores”, explica.

Um dos dados que mais chama atenção é o fato do consumidor livre colocar em último lugar o comportamento das tarifas cativas. “Claramente, isto indica que a decisão de migrar para o mercado livre é madura, consistente e descolada do comportamento dos preços regulados”, avalia Mayon.

A enquete mostra que é preciso analisar com mais cuidado as previsões feitas sobre o mercado livre. Segundo Mayon “o consumidor livre demonstra que os critérios técnicos mais importantes em suas decisões envolvem a expansão da oferta de energia, eficiência energética e mudanças da regulação e legislação. Esta sofisticação já demonstra a consolidação deste mercado que hoje responde por 30% da carga do país”.

Perfil da ANACE - A ANACE foi fundada em março de 2006, para promover, defender e administrar os direitos e interesses dos consumidores livres e cativos de energia perante as entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras do setor energético. Uma das principais bandeiras da associação é lutar pela abertura do mercado de energia para todos os consumidores, inclusive residenciais. Assim, cada consumidor poderá escolher seu fornecedor e usufruir das vantagens dessa decisão.

Hoje, a ANACE tem em seu quadro de associados 110 unidades industriais e comerciais, sendo elas: Anglo American Brasil (mineração), Aracruz (papel e celulose), Battistella (área florestal, distribuidora de peças mecânicas e de energia auxiliar, veículos pesados e logística), Telefônica e Brasil Telecom (Telecomunicações), Ceusa (revestimentos cerâmicos), Dixie Toga (setor de embalagens), Döhler (têxtil), ElectroVidro (Vidros), Eucatex (construção civil, indústria moveleira e agroindústria), Galvani (mineração e fertilizante), Grupo Multiplan (administração de shopping centers, prédios comerciais e residenciais), Impressora Paranaense, Insit Embalagens, Itap Bemis (embalagens), Laminor (laminação de alumínio), Sadia e Seara (setor de alimentos), e Weg (motores elétricos). | www.anacebrasil.org.br

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