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06/11/2015 - 07:01

21 melhores rodovias do País são concedidas, diz CNT

Confederação Nacional do Transporte – CNT divulgou estudo de 2015 que avalia a situação de toda a malha federal e estadual pavimentada do Brasil.

Divulgada no dia 04 de novembro (quarta-feira), a Pesquisa CNT de Rodovias 2015 aponta que as 21 melhores rodovias do Brasil são administradas por concessionárias. No ranking com 109 ligações rodoviárias, as rodovias concedidas à iniciativa privada apresentaram avaliação superior às que são administradas pelo poder público: 78,3 % da malha concedida pesquisada teve avaliação ótima ou boa, enquanto as rodovias sob administração pública tiveram apenas 34,1 % de avaliação positiva.

A pesquisa da CNT avaliou um total de 100.763 quilômetros de rodovias, dos quais 19.804 quilômetros (19,7%) estão concedidos. “Mais uma vez, o estudo confirma que estamos no caminho certo para a consolidação do processo de concessão de rodovias. Porém, ainda há muito a ser realizado para ampliar e melhorar a limitada malha pavimentada do País que continua sendo a menor em relação ao território entre as 20 maiores economias do mundo”, afirma Ricardo Pinto Pinheiro, presidente-executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

Gestão das rodovias —Com relação aos resultados por tipo de gestão, que avalia o estado das rodovias em diversas categorias (Estado Geral, Sinalização, Pavimento e Geometria da Via), as diferenças entre as rodovias concedidas e administradas pelo poder público são ainda mais evidentes. Ao analisar os resultados, é possível compreender a importância da participação do ente privado no que se refere à melhoria da qualidade nas rodovias brasileiras.

Considerando as vias concedidas, 78,3% da extensão avaliada obtiveram avaliação positiva do Estado Geral, sendo classificados como Ótima ou Boa. Por sua vez, somente 34,1% da extensão pública receberam avaliação positiva.

A pesquisa —20 equipes de pesquisadores trabalharam em 13 de capitais para a coleta das informações, avaliando toda a malha federal pavimentada e as principais rodovias estaduais pavimentadas. Foram levadas em consideração as condições do estado geral, do pavimento, da sinalização e da geometria da via. Também foram apontados os pontos críticos. Foram analisadas, ainda, as situações viárias por tipo de gestão (pública ou concedida), por estado e regiões geográficas, por corredores rodoviários e por tipo de rodovias (federais ou estaduais).

O material auxilia nos estudos para que as políticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de pesquisa promovam o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do país.

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