Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2015 - 07:46

Black Friday é última oportunidade antes dos aumentos de impostos


O Brasil está em crise econômica. Isso todos nós já sabemos e temos vivenciado. Se não bastasse isso, a previsão ainda é que em breve teremos também o aumento de impostos. Segundo estudo apresentado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a mudança na cobrança do PIS e do Cofins irá elevar em cerca de 5% a tributação de empresas prestadoras de serviços e computadores e smartphones. Em termos mais práticos, as empresas passarão a pagar mais impostos e, consequentemente, aumentarão o valor de seus produtos e serviços para o consumidor.

A nova medida passa a valor em 1º de dezembro, ou seja, apenas 3 dias após uma das datas que mais movimenta o e-commerce nacional, a Black Friday. Diante disso, fica claro que o evento, que promove promoções e descontos em produtos nas lojas online, se torna a grande aposta para o consumidor.

Com isso cresce também o número de “problemas” que o consumidor pode encontrar pelo caminho. Para facilitar e ajudar esses clientes a realizar uma compra de forma consciente, listei abaixo cinco dicas importantes para aproveitar a Black Friday:

1. Tenha foco e paciência —Não adianta querer comprar tudo durante a Black Friday. Como dissemos acima, o momento é de cautela econômica, portanto o mais importante é lembrar que é preciso selecionar aqueles produtos que você está realmente de olho para não fugir muito do orçamento e aumentar as dívidas no final do ano. Além disso, produtos considerados mais populares acabam saindo rápido, portanto o ideal é pesquisar quais lojas virtuais estarão disponibilizando o objeto. A diferença de preços, valor dos fretes e o tempo que o produto levará para chegar na sua casa também são importantes e podem evitar transtorno e frustração.

2. Pesquise o produto antes da Black Friday —Muitas lojas virtuais divulgam, por meio de uma newsletter, os produtos que estarão com descontos durante a Black Friday. Vale a pena se cadastrar nos sites participantes antes do evento, acompanhar os preços e, na Black Friday analisar melhor o que você irá comprar para saber se estão valendo a pena ou não. Atualmente, existem plataformas e plugins que mostram em tempo real se a compra é vantajosa, além de todas as lojas estão com promoção no mesmo produto e seus valores, ajudando os consumidores fazerem uma melhor escolha para o produto desejado.

3. Conheça os sites que são recomendados —Para não ter dor de cabeça é importante saber quais são os sites que não são recomendados para a compra online. O Procon divulgou uma lista dos sites não confiáveis para ajudar na hora da busca. Como todo mundo quer aproveitar o momento, é normal o aumento dos oportunistas na Black Friday, já que a data é bem disputada, principalmente porque os usuários buscam fazer compras em maior fluxo. A melhor opção é buscar produtos nos sites com melhores recomendações e que ofereçam a entrega dentro do prazo, garantindo as condições do produto.

4. Esteja por dentro do horário das promoções —É importante saber o horário certo que as promoções estarão disponíveis. Quase todos os sites liberam as promoções em horários próximos, mas vale a pena conferir para não correr o risco de ficar sem determinado produto ou até mesmo de ter que brigar com outras milhares de pessoas, ou ainda, ter contratempo com o servidor do site que pode ficar congestionado e indisponível. Tudo pode acontecer durante a Black Friday, mas alguns imprevistos podem ser evitados.

5. Fique atento com as irregularidades, denuncie! A cada ano é possível encontrar irregularidades, por isso, é importante que os usuários que as encontrem, denunciem. No site Reclame Aqui é possível encontrar um espaço especialmente dedicado para a Black Friday que serve exatamente para que os consumidores relatem sua experiência, e se houve algum problema durante a compra. Esse site é também importante para os varejistas, pois caso tenha ocorrido algum problema no servidor da loja ou algum produto esgotou no estoque mais rápido, eles podem reparar tais problemas e se preparar melhor para a próxima Black Friday.

Em tempos de crise, é preciso ficar atento a todos os detalhes e medidas do governo que podem impactar diretamente o bolso do consumidor. Acredito que com essas dicas seja possível aproveitar a Black Friday com calma, além de economizar, adiantar as compras de Natal e, claro, fugir dos novos impostos.

. Por: Patrick Nogueira, fundador do Baixou, startup do Espírito Santo especializada em ferramentas online que monitoram a variação de preço de mais de 3 milhões de produtos, em todo varejo nacional. Seu plugin chamado “Baixou Agora” tem mais de 200 mil instalações e avisa aos usuários, antes das compras online, se aquele é o menor preço encontrado em lojas virtuais. A startup está sendo acelerada pela “Start You Up”, no Brasil e de Junho e Setembro de 2013 participou do processo de aceleração da “Plug and Play Tech Center”, no Vale do Silício.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira