Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2015 - 08:10

Anahp compartilha experiência de seus hospitais associados em sustentabilidade ambiental l

Publicação reúne 22 cases que proporcionaram economias relevantes para as instituições nos últimos anos.

Redução de consumo de energia, reciclagem de materiais, descartes de resíduos químicos e até redução de desperdício de alimentos, entre outras iniciativas de sucesso que contribuem para a melhoria da qualidade do meio ambiente e para superar os desafios de manter a viabilidade das instituições do ponto de vista econômico entre as entidades membros da Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados – estão reunidas em uma única publicação, que será lançada oficialmente durante o 3º Conahp – Congresso Nacional de Hospitais Privados.

São 22 projetos bem-sucedidos, que contam com a participação de alguns associados: Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês (SP), Hospital 9 de Julho, Hospital Santa Paula (SP), Hospital Samaritano (SP), Hospital Santa Catarina (SP), Hospital Mãe de Deus (RS), Moinhos de Vento (RS) e Hospital Nossa Senhora das Graças (PR).

A iniciativa nasceu no Grupo de Trabalho sobre Práticas de Sustentabilidade, criado há quase três anos pela Anahp, com o intuito de fomentar a reflexão sobre o papel das instituições hospitalares sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos das ações de prevenção ao meio ambiente.

O Hospital Albert Einstein, por exemplo, foi uma das instituições que apostou no gerenciamento de resíduos orgânico com resultados surpreendentes. Além de disseminar a cultura de consumo consciente entre os funcionários, a instituição conseguiu encaminhar 600 toneladas de resíduos orgânicos para a compostagem entre 2013 e o primeiro semestre de 2015.

Ás discussões sobre resíduos surgiu um novo tema – o papel das instituições particulares no consumo mais eficiente da água. O Hospital Samaritano lançou mão de métodos tradicionais e criou uma ação que resultou na economia de R$ 500 mil reais com a redução de 40 mil milímetros de água em 2014. Já o Hospital Mãe de Deus apostou em reduzir as emissões de influentes perigosos, eliminando o descarte de Formol aquoso em aterros e, ainda, diminuiu a exposição dos colaboradores da área de Governança aos vapores contaminados.

Outros temas relacionados à sustentabilidade também foram abordados nos encontros que obtiveram avanços concretos relativos à gestão de energia, gases de efeito estufa, compras sustentáveis e edifícios verde, entre outras iniciativas compartilhadas entre os participantes.

O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade – um dos grupos de trabalho criados pela Anahp tem como missão melhorar continuadamente os resultados já conquistados e relatados na publicação. A meta é ampliar e intensificar as ações bem sucedidas, além de influenciar outros hospitais a criar e gerir novas formas de encarar os desafios e preocupações socioambientais. | www.anahp.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira