Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2015 - 08:37

UL recebe prêmio de US$ 1,35 milhões para financiar pesquisa sobre materiais de módulos solar

Segundo planejamento do Ministério de Minas e Energia, a potência instalada de eletricidade solar representará quase 4% da potência total brasileira até 2024.

A UL, empresa mundial especializada em certificação e segurança em diversos segmentos, foi premiada pela iniciativa SunShot do Departamento de Energia dos Estados Unidos em U$1,35 milhões para desenvolver novos métodos para prever o desempenho e a confiabilidade de materiais de módulos PV (fotovoltaico) ao longo do tempo. Em parceria com diversas empresas e instituições, o projeto pretende fornecer dados sobre componentes do módulo de energia solar, chamados backsheets poliméricos.

O backsheet é formada por várias camadas de finas folhas de plástico que cobrem a parte traseira do módulo, protegendo as pessoas da alta voltagem e as partes internas do painel. Desempenham também um papel fundamental para manter a performance do módulo PV ao longo do uso prolongado ao ar livre.

Com essa premiação, a SunShot financiará laboratórios de testes que estudam a degradação do backsheet em módulos PV em campo real. Os resultados beneficiarão os fabricantes dos módulos para otimizarem a escolha dos materiais e a estratégia de design, além de permitir uma compreensão maior sobre a confiabilidade dos backsheets, informação de grande valor para proprietários, operadores e seguradoras das centrais de energia solar.

No Brasil, a previsão é de que a geração de energia elétrica fotovoltaica, ou seja, pelos raios do sol, alcance 7 mil megawatts (MW) até 2024. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), atualmente, a fonte é responsável por 0,02% da potência elétrica do País. Esse mecanismo de produção é uma das alternativas mais eficientes e o objetivo do governo é que se amplie.

A UL deve aproveitar esse potencial para investir nesse segmento no país. “A empresa tem muito interesse em participar da conversa e do desenvolvimento dessa indústria no Brasil, assegurando um melhor desempenho e durabilidade dos materiais”, afirma Ken Boyce engenheiro gerente da área de Energia e Tecnologias de Energia na UL.

UL (Underwriters Laboratories)—Desde que entrou no mercado brasileiro, em 1999, a UL tem participado proativamente no desenvolvimento dos programas de certificação do governo, exigidos para equipamentos de tecnologia de informação. Em 2003, a UL foi credenciada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para a realização de diversos programas de certificação de segurança elétrica, e pela Anatel, para o conjunto total de certificações no âmbito de telecomunicações.

As capacidades da UL no Brasil são amplas, e incluem o fornecimento de ensaios e certificações de segurança elétrica a dezenas de categorias de eletrodomésticos.

A aquisição da Testtech, um laboratório de ensaios de eficiência energética e segurança elétrica localizado em Porto Alegre, permite à UL oferecer todos os serviços de ensaio, certificação e acompanhamento de primeira linha em equipamentos de tecnologia da informação, áudio e vídeo, por meio de uma fonte única e confiável.

No mundo, a UL foi criada há mais de cem anos, em 1894. Hoje a companhia está presente em 44 países, mantém 159 laboratórios e emite certificados para clientes em 113 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira