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11/11/2015 - 08:49

ThyssenKrupp apresenta modelo do MULTI, primeiro sistema de elevadores sem cabos


Com quatro cabinas e dois poços de 10 metros, modelo em escala reduzida acaba de entrar em operação no Centro de Inovação de Gijón, na Espanha. Primeiro protótipo, em tamanho real, está previsto para testes em final de 2016.

Apenas um ano após anunciar o primeiro sistema de elevadores sem cabos do mundo, a ThyssenKrupp apresentou no último dia 05 de novembro (quinta-feira), o modelo do sistema MULTI em operação, em seu Centro de Inovação, em Gijón, Espanha. O sistema representa um marco revolucionário na indústria de elevadores e vai transformar a maneira como as pessoas se movem nos edifícios.

O MULTI utiliza a tecnologia de motores lineares ao invés de cabos, que permite o movimento horizontal e transforma o transporte convencional por elevadores em sistemas verticais semelhantes aos do metrô. A tecnologia aumenta a capacidade e a eficiência do transporte, ao mesmo tempo em que reduz a área ocupada pelo elevador e o consumo de energia nos edifícios.

Apresentado em operação pela primeira vez, o modelo em escala reduzida 1:3 (tamanho equivalente a 30% do real), com dois poços de 10 metros e quatro cabinas, utiliza a tecnologia de motor linear baseado no trem de levitação magnética Transrapid. Essa inovação da ThyssenKrupp segue o recém-apresentado sistema ACCEL, que também utiliza a mesma tecnologia de motor linear e está transformando a mobilidade em distâncias curtas nas cidades e nos aeroportos.

Para Andreas Schierenbeck, CEO da ThyssenKrupp Elevadores AG, a equipe de pesquisa e desenvolvimento está no caminho certo para operacionalizar essa tecnologia de ponta. "Conforme prometemos há 12 meses, apresentamos o primeiro modelo do inovador sistema de elevadores MULTI, nossa resposta para os desafios do futuro. Com a evolução da construção de edifícios é também necessário adaptar os sistemas de elevadores para atender melhor as demandas dos edifícios e o grande volume de passageiros. O MULTI representa um momento de orgulho na história da ThyssenKrupp ao entregarmos inovações líderes de mercado que atendam melhor às necessidades atuais de mobilidade urbana".

Semelhante a um sistema de operação do Metrô, o MULTI pode incorporar várias cabinas de elevador, autopropulsadas por um poço rodando em loop, movimento único circular e, assim, aumentar a capacidade de transporte do poço em até 50%, tornando possível reduzir pela metade o espaço do elevador em edifícios. Com o sistema também será possível, pela primeira vez, o deslocamento horizontal em um edifício.

Sem o uso de cabos, o MULTI roda em um sistema de travas multinível e transferência de energia indutiva do poço do elevador para a cabina. O sistema requer poços menores que os dos elevadores convencionais e, com isso, pode aumentar a área de uso de um prédio em até 25%. Isto é particularmente importante, considerando que a área de um elevador/escada rolante atual pode ocupar até 40% de espaço de um andar de um prédio, dependendo da altura. O aumento da eficiência também resulta em um menor número de escadas rolantes e poços de elevadores adicionais, resultando em um ganho de até 50% no espaço útil dos empreendimentos e, consequentemente, de rentabilidade para as construtoras.

Urbanização impulsiona o mercado global de elevadores 3—A urbanização é uma tendência sem volta e a escala de deslocamento de pessoas para as cidades mudou as exigências de construção e infraestrutura para acompanhar o ritmo de crescimento das populações urbanas. Estima-se que para acomodar essas pessoas, o espaço urbano e comercial existente deve aumentar em 85%, até 2025. Espaço limitado em áreas urbanas significa que prédios de altura média a arranha-céus são as opções de construções mais viáveis, ou seja, uma crescente demanda de elevadores.

Até 2020, a demanda global de equipamentos e serviços para elevadores deve aumentar mais de 4% ao ano, alcançando 61 bilhões de euros, ante os 49 bilhões de euros do último ano fiscal.

Levando em consideração a tendência de construção de arranha-céus, a lista dos prédios mais altos do mundo irá crescer rapidamente nos próximos anos. Atualmente, mais de 180 edifícios em construção irão medir acima de 250 metros, dos quais, por volta de 50 serão finalizados por ano. No mercado de edifícios de altura média, existem atualmente cerca de 800 prédios em construção, que irão ter altura acima de 150 metros.

Desenvolvendo inovações —O Centro de Inovação Gijón, da ThyssenKrupp, apresenta o MULTI em boa companhia. ACCEL, o novo “travellator“, sistema de transporte da ThyssenKrupp para cidades e aeroportos, causou um rebuliço em seu lançamento no ano passado, e o protótipo está progredindo bem em seu período de testes planejado. Nos bastidores, cerca de 40 engenheiros de uma ampla variedade de disciplinas trabalham no Centro de Inovação, desenvolvendo o ACCEL e o MULTI, além de muitas outras soluções de transporte para o futuro: escadas rolantes inovadoras, esteiras rolantes, elevadores e pontes de embarque de passageiros, bem como abordagens completamente novas para soluções de segurança e mobilidade.

O Centro de Inovação registrou 56 patentes nos últimos seis anos, desenvolvendo mais de 55 projetos e ganhando vários prêmios. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um dos nomes líderes em pesquisa de tecnologia, recentemente adicionou ThyssenKrupp à sua lista de “as 50 empresas mais Inteligentes para 2015”, particularmente em reconhecimento às últimas inovações como o ACCEL e o MULTI.

“Para inserir o MULTI e nossos outros produtos inovadores no mercado, nosso centro de inovação fornece o melhor ambiente de desenvolvimento”, afirmou Schierenbeck. Segundo o CEO, depois dessa primeira fase de operação do MULTI, o primeiro sistema será instalado, testado e certificado na torre de testes da empresa que está sendo construída em Rottweil, Alemanha. “A torre está prevista para ser concluída no final de 2016 e desempenhará papel fundamental na implementação da estratégia de inovação global, que é um fator importante para o sucesso da empresa”. [ www.multi.thyssenkrupp-elevator.com/www.thyssenkrupp-elevator.com].

Perfil—A ThyssenKrupp Elevadores é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no Brasil. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de 4.000 mil funcionários e registrou faturamento superior a 1,2 bilhão de reais (ano fiscal 2013/2014). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 61 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.

A ThyssenKrupp Elevator concentra as atividades globais do Grupo em sistemas de transporte de passageiros. Com vendas totalizando EUR 6,4 bilhões no exercício 2013/2014 e com clientes em 150 países, a ThyssenKrupp Elevator aplicou as capacidades únicas de engenharia da empresa para sua tecnologia e se tornou uma empresa líder mundial em elevadores em apenas 40 anos. Com mais de 50.000 funcionários altamente qualificados, a empresa oferece serviços e produtos inteligentes criados para atender às exigências individuais de nossos clientes. Suas soluções inovadoras têm a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes. O portfólio inclui elevadores de passageiros e de cargas, escadas e esteiras rolantes, pontes para embarques de passageiros em aeroportos, escadas e plataformas elevatórias, além de soluções feitas sob medida. Seus 900 locais de atendimento em todo o mundo oferecem uma rede abrangente de vendas e serviços, garantindo proximidade com os clientes.

A ThyssenKrupp é um grupo industrial diversificado.com solidez tradicional em termos de materiais e com um volume crescente de negócios em serviços e bens de capital. Mais de 155.000 funcionários em quase 80 países trabalham com experiência tecnológica para desenvolver produtos de alta qualidade e serviços e processos industriais inteligentes para um progresso sustentável. No exercício 2013/2014, a ThyssenKrupp gerou vendas que totalizaram aproximadamente EUR 41 bilhões.

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