Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2015 - 08:32

Abraço simbólico na Lagoa comemora Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes

Para esclarecer a população sobre a diabetes e suas complicações, como o pé diabético, a Associação Carioca de Diabéticos (ACD), que funciona no Rio de Janeiro há 58 anos, realiza no dia 14 de novembro (sábado), data em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção à doença, um Abraço Simbólico à Lagoa Rodrigo de Freitas. A concentração para o evento se dará a partir das 10 horas, com a campanha de detecção do diabetes, e as ações simbólicas a partir de 14h30.

Segundo o cirurgião vascular Jackson Caiafa, presidente da ACD, aproveitando o formato de coração da Lagoa e utilizando o Círculo Azul do Diabetes (símbolo da campanha mundial de fraternidade com o diabético da International Diabetes Federation - IDF), "formaremos a imagem do círculo, através de uma guirlanda circular de balões azuis, ao mesmo tempo que três mil outros balões azuis serão liberados em revoada no Parque dos Patins".

"Queremos deixar a imagem do Círculo Azul do Diabetes no Coração do Rio de Janeiro", diz Caiafa, que programou também uma Caminhada Simbólica pelo Diabetes e uma campanha de detecção da doença no Parque dos Patins, com 10 tendas azuis onde serão realizados exames de glicemia capilar, mensuração da pressão arterial, verificação do peso, altura e IMC, além do exame dos pés dos diabéticos que comparecerem ou forem descobertos na campanha.  Caiafa explica que serão ainda distribuídos folders e livretos informativos sobre o diabetes e suas complicações.

Esse evento, assim como toda a programação em anexo, acontece durante a 9ª SAD-RJ (Semana de Atenção ao Diabético) organizada pela ACD com o intuito de informar a população e conclamar os profissionais de saúde e os gestores de saúde a multiplicarem seus esforços na direção de um tratamento mais justo e equânime dos diabéticos brasileiros. Hoje, o Brasil possui, em calculo pela IDF, cerca de 12 milhões de portadores de diabéticos e é o 4º país do mundo em portadores da doença. A OMS - Organização Mundial de Saúde e a IDF consideram o Diabetes Mellitus (DM) como a pandemia a ser combatida no século XXI, exigindo de todos, pacientes, familiares, equipes de saúde e gestores públicos ou privados, um maior direcionamento e atenção para ações de educação, prevenção e tratamento da doença. O DM permanece com um crescimento exponencial em sua prevalência, particularmente nos, assim denominados, países em desenvolvimento, que poderão dobrar seu número de diabéticos nos próximos 15 a 20 anos, chegando a uma prevalência mundial de mais de 592 milhões de diabéticos em 2035.

Jackson Caiafa, que é cirurgião vascular, foi o pioneiro na iluminação em azul do Cristo Redentor, que sempre no Dia Mundial de combate à doença é iluminado como forma de chamar atenção para a prevenção.

Abraço simbólico à Lagoa Rodrigo de Freitas, dia 14 de novembro (sábado), concentração a partir das 10h. Detecção do diabetes e as ações simbólicas a partir de 14h30, no Parque dos Patins.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira