Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2015 - 08:32

“Marca passo de bexiga” e botox fazem parte do arsenal de técnicas para combater o descontrole da urina

A síndrome da bexiga hiperativa, caracterizada por uma vontade súbita de urinar e difícil de controlar, não é natural e tem tratamento.

A doença atinge cerca 20% da população idosa e as consequências negativas para a qualidade de vida dos pacientes são enormes já que eles tendem a se isolar socialmente, com medo de perder urina em locais públicos.

O grande problema é que apenas 10% das pessoas que sofrem com essa condição procuram um médico. Uns por pensarem que é uma coisa natural da idade e outros por vergonha.

Os tratamentos vão desde a administração de medicamentos e de sessões de fisioterapia até injeção de botox e, nos casos mais graves, cirurgias. O implante de um marca-passo de bexiga — um dispositivo semelhante a um marca-passo cardíaco, que emite pulsos elétricos para estimular o nervo que controla a bexiga e inibe as contrações, é uma das possibilidades.

Fernando Almeida, médico urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, foi o primeiro a fazer o procedimento no Brasil, que desde o ano passado deve ter a cobertura dos planos de saúde (de acordo com determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Almeida dirige o Centro de Distúrbios da Micção do hospital, que existe há sete anos e é referência no tratamento de urologia. | www.hpev.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira