Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2015 - 08:32

Diabetes tipo 2 aumenta em crianças

Antes mais comum em adultos, o diabetes tipo 2 vem aumentando entre os jovens devido ao crescimento dos casos de obesidade infantil, o que está provocando um alerta entre especialistas. O assunto será debatido durante o XX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que será realizado de 11 a 13 de novembro(quarta a sexta-feira), no Centro de Convenções FIERGS, em Porto Alegre (RS).

Por se tratar de um fenômeno relativamente recente e não ser uma doença de notificação obrigatória, não há números precisos, mas o aumento da incidência é consenso. Nos EUA, relatório do Centro de Controle de Doenças, de 2014, informou que em um ano foram registrados mais de cinco mil casos em pessoas com menos de 20 anos. No Brasil, a escassez de dados é maior, porém algumas circunstâncias confirmam o cenário.

No Instituto da Criança com Diabetes, em Porto Alegre, centro de referência nacional no tratamento da doença na criança e no adolescente, os pesquisadores se surpreenderam com a quantidade de casos que receberam.

Segundo o Dr. Balduíno Tschiedel, presidente do Congresso e diretor do Instituto: “Quando o serviço foi aberto, há onze anos, achávamos que só atenderíamos o tipo 1 da enfermidade. Hoje, cerca de 4% dos 2,9 mil pacientes têm o tipo 2. O tipo 1 é causado pelo ataque do sistema imunológico às células produtoras de insulina (hormônio que abre a porta das células para a entrada da glicose que está no sangue). O tipo 2 está associado à obesidade —o acúmulo de gordura causa reações que levam à enfermidade. Como os jovens estão seguindo o mesmo caminho dos adultos no que se refere ao excesso de peso, está criada a cadeia. No Brasil, uma a cada três crianças de 5 a 9 anos tem sobrepeso ou é obesa. O tipo 2 eleva as chances de infarto e de acidente vascular cerebral, além do risco de lesão renal, de retina e de nervos periféricos”, informa o Dr. Balduíno.

A constatação do crescimento da doença entre os mais jovens aumentou a urgência no seu combate. Iniciativas estão surgindo para investigar o real tamanho do problema. Aprimorar os métodos preventivos é outra preocupação. É importante cuidar da alimentação e do exercício físico. Agora, há um controle maior sobre o consumo de doces e os passeios com a bicicleta foram incentivados para evitar o desenvolvimento da doença. [http://www.diabetes2015.com.br/# ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira