Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2015 - 09:03

Tecnologia transforma o transporte coletivo em São Paulo

Afirmação é do superintendente de TI da SPTrans, Pedro Gimene, que participa de evento sobre Mobilidade Urbana em São Paulo.

A tecnologia ganhou protagonismo na gestão do transporte coletivo de passageiros. À medida que o volume de passageiros aumenta e a complexidade de linhas, modais e frotas trafegando pela cidade se intensifica, a tecnologia assume função decisiva para a mobilidade urbana, coordenando os fluxos de pessoas e de veículos, aumentando os recursos para o ganho de eficiência e a qualidade do serviço prestado.

Para o superintendente de tecnologia da informação da SPTrans, Pedro Gimene, a tecnologia viabiliza a coleta e a análise de todo tipo de dados, o que permite o planejamento antecipado dos serviços de transportes, a disponibilização da informação para o passageiro, gerar métricas para o controle de custos, além de possibilitar identificar o grau de satisfação dos usuários. “Praticamente tudo o que existe na cidade tem seus sensores acoplados. A tecnologia embarcada nos ônibus, por exemplo, nos propicia maior conforto, mais segurança, mais credibilidade no sistema”, diz.

Para explorar as possibilidades de aplicação da tecnologia associada ao transporte coletivo, o superintendente participa do Movecidades, evento a ser realizado em São Paulo dedicado exclusivamente à discussão da mobilidade urbana, com realização marcada para os dias 2 e 3 de dezembro. Gimene ministrará palestra sobre Telecomunicações e Gestão da Informação em Mobilidade.

À frente do departamento de tecnologia da informação da SPTrans, Gimene conta que a adoção de diversas tecnologias incrementou a experiência do usuário de transporte público. “Temos algumas iniciativas bem sucedidas: a adoção de ar condicionado nos ônibus, corredores exclusivos, WI-FI, certamente, fazem com que as viagens fiquem mais proveitosas, mais curtas, mais previsíveis”, afirma.

Em sua palestra no Movecidades, o superintendente abordará também os desafios que a cidade de São Paulo enfrenta na adoção de tecnologias. “Ainda temos problemas com tecnologia sinal 3G/4G e GPS , mas isso está sendo superado aos poucos”, avalia. “Na palestra falaremos sobre a necessidade de contar com dados em tempo real, sobre a análise de informações que são geradas a cada momento pelos sensores espalhados pela cidade, sobre a verificação de imagens e dados, a bilhetagem cada vez mais on-line, o serviço one-to-one com nossos usuários, entre vários outros temas”.

Gimene analisará também os principais projetos da SPTrans, como o novo Bilhete Único, que trará novidades em termos de mobilidade e de tarifação e a implantação do novo Centro de Controle Operacional do transporte coletivo de São Paulo. “Será uma revolução por aumentar a quantidade d e informações recebidas através de sistemas de transporte inteligente, câmeras de segurança, contadores de passageiros, entre outros recursos todos centralizados em um único ponto que fará a gestão, operação e planejamento do sistema de ônibus de São Paulo”, conta.

. O Fórum Movecidades acontece de 2 e 3 de dezembro, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo (SP). Inscrições e programa completo estão disponíveis no site do evento: http://www.informagroup.com.br/movecidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira