Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2015 - 09:03

Terceirização de frota gera economia de até 30% e ganha espaço entre empresas

Companhias utilizam a estratégia em busca de saídas para contornar o atual cenário econômico brasileiro.

Para reduzir os índices de endividamento e aumentar a liquidez, empresas brasileiras têm apostado na terceirização das frotas como uma das estratégias para vencer a atual crise econômica— a opção pode trazer uma economia real de até 30% mensal por veículo terceirizado.

De acordo com um comparativo produzido pela Ouro Verde, empresa de locação de veículos, máquinas e equipamentos pesados, o custo mensal de um automóvel comprado para frota própria, em 36 meses, é de R$ 1.322,00, em média, à empresa proprietária. Se o mesmo veículo fosse locado, o valor seria reduzido a R$ 925,00 por mês. Ao longo de três anos, a economia gerada chega a R$ 14 mil.

“Manutenção de veículos é algo que exige muito tempo e dinheiro. Apostamos na terceirização no sentido de diminuir o nosso custo interno”, avalia o analista de distribuição da Companhia Muller de Bebidas, Vinicius Bonifácil Cavalcante. A empresa, com sede em Pirassununga (SP), conta com cerca de 1.200 funcionários e mais de 200 veículos em sua frota – todos terceirizados.

Foi em busca das mesmas vantagens que a RM Telecom, com sede em Salvador (BA) e mais de 17 mil funcionários e 11 mil carros, também optou pela terceirização da frota. “A minha visão da frota terceirizada é pela questão de custo e controle. Nesse caso, o próprio fornecedor tem uma preocupação muito grande em conjunto com a empresa no controle da manutenção preventiva e corretiva, multas, avaria. Isso representa um ganho muito grande para nós, porque você tem mais olhos na frota”, avalia Fábio Muricy, gerente de logística da RM Telecom.

A possibilidade de deduzir custos com despesas operacionais no Imposto de Renda (IR) está entre os principais benefícios buscados pelas empresas, além da diluição mensal do valor no balanço da empresa, o que libera capital de giro para que as companhias possam realizar outros investimentos.

“No momento em que o crédito está escasso no mercado, é necessário usar o dinheiro para investimento no seu core business. Ao invés de fazer um novo financiamento na hora de renovar frotas, as empresas têm apostado em aliviar as suas linhas de crédito para aplicações em estrutura e qualificação da mão de obra, por exemplo”, analisa Gabriel Mattioli, Gerente de Relações com Investidores da Ouro Verde.

“Você não desembolsa um montante alto com aquisição de frota, nem com os custos para mantê-la em funcionamento. Se não tivéssemos optado pela locação, precisaríamos aumentar em 100% nossa equipe que cuida de frotas para atender a atual demanda”, analisa o dirigente de distribuição da Companhia Muller de Bebidas.

Crescimento —Refletindo o aumento da procura pela terceirização, a Ouro Verde fechou o primeiro semestre de 2015 com um crescimento de 21,7% de frota total em relação a 2014: 33 mil veículos leves e pesados contra 27 mil no fechamento anterior. Com isso, a receita operacional líquida também cresceu, saltando de R$ 368,6 milhões nos primeiros seis meses do ano passado para R$ 453,8 milhões até junho deste ano, variação positiva de 23,1%.

A receita líquida de serviços também manteve os bons resultados e apresentou expansão de 21,8%, com R$ 382,3 milhões ante a R$ 313,8 milhões no mesmo período do ano anterior. Já o Ebitda ajustado dos segmentos de locação de máquinas e equipamentos pesados e terceirização de veículos leves totalizou R$ 225,5 milhões no primeiro semestre de 2015, 21,9% acima do valor apresentado em 2014, com margem Ebitda de 59,0%.

A Ouro Verde é uma empresa especialista em Gestão e Terceirização de Frotas de veículos, máquinas e equipamentos pesados. Oferece prestação de serviços completos que incluem a manutenção e gestão de frota com soluções inovadoras, levando praticidade e comodidade para diferentes áreas de atuação. Para isso, conta com uma excelente estrutura aliada a práticas seguras, éticas e sustentáveis, capaz de atender às empresas de pequeno, médio e grande portes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira