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13/11/2015 - 09:01

Dia do Supermercado, uma data a ser mais do que comemorada


O Dia do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, é uma data de comemoração, mas também um momento de pensar os desafios de um dos setores mais importantes da economia brasileira. Em 1968, quando foi instituída a Lei 7.208 que definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País, o Brasil contava com cerca de mil lojas. Hoje, são mais de 80 mil lojas espalhadas por todo o território nacional, responsáveis por 75% do abastecimento, como conta o livro “O Supermercado Nosso de Cada Dia”, de autoria de João Fernandes d’Almeida e William Eid, lançado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Com essa expansão, vieram as responsabilidades de acompanhar os hábitos de consumo. Na década de 1960, por exemplo, o cliente ia ao supermercado uma vez para fazer as compras do mês. Nos anos 2010, são seis visitas mensais, em média, e as compras são menores, de acordo com as necessidades pontuais. Também foram necessárias adaptações para acompanhar diversas mudanças na economia durante esses 47 anos. Períodos de inflação alta, troca de moeda e planos econômicos exigiram uma resposta rápida dos supermercados e seus fornecedores, de forma a não comprometer a prestação de serviços.

Agora, o desafio é outro: reduzir custos e otimizar operações para enfrentar o período de turbulência. Caso se confirme a previsão de fechar o ano com retração de 0,30% nas vendas, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), este será o pior ano desde 2006, quando a queda chegou a 1,65%.

Mais uma vez, os supermercados estão a postos para vencer as dificuldades, e buscaram a automação para aprimorar a gestão das áreas de logística, comercial e Tecnologia da Informação, vitais para o negócio. A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação é parceira nesse processo, e disponibiliza padrões que vão além do código de barras: incluem normas para envio de mensagens eletrônicas, sincronização de dados e identificação baseada radiofrequência (RFID). Temos orgulho em participar, mais uma vez, da história de um segmento fundamental para o desenvolvimento do País, e que está sempre à procura de soluções para obter uma maior eficiência da cadeia e, assim, repassar esses benefícios aos consumidores.

. Por: João Carlos de Oliveira*, Presidente da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação.

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