Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2015 - 07:42

Crise econômica aumenta número de pacientes em consultórios de cardiologia

O doutor Roque Marcos Savioli, cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas – Incor/HC, tem notado um aumento de 20% no movimento de seu consultório nos últimos meses, demanda, segundo ele, decorrente da crise econômica do País. Nas consultas e em função de sua experiência em 40 anos de clínica, o médico constatou que as dificuldades financeiras, o medo de perder o emprego ou de não conseguir tocar um negócio próprio e, consequentemente, de não conseguir pagar as dívidas em dia estão levando mais as pessoas a terem dores no peito. “Chegam achando que a dor no peito é problema no coração”. Mas o diagnóstico é outro, afirma o cardiologista: elas estão estressadas, deprimidas e angustiadas. O problema é emocional e se persistir pode ter consequências físicas sérias, diz Dr. Savioli.

Para melhorar o dia a dia, tornar a vida mais leve e aliviar o coração, o cardiologista recomenda: trabalhar com prazer é gratificante, mas é bom resistir a converter a sua vida só em trabalho, descuidando das amizades antigas, do relacionamento amoroso, de eventos culturais, exercícios físicos e do crescimento intelectual; e o envolvimento com projetos sociais também é importante, como fazer visitas semanais a uma creche, a uma casa de idosos, tirar um pouco o foco dos próprios problemas e ver que existem casos em que a vida é ainda mais dura.

O especialista ressalta, ainda, o poder da meditação, que tem sido usada na prática médica há muitos anos, para reduzir a ansiedade. Nesse caso, Savioli recomenda a terapia cognitiva comportamental, linha da psicoterapia proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck, que envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento; além da terapia espiritual, complementando as dimensões do corpo humano. Cuide de sua vida espiritual, adverte.

Doutor Savioli atua como aquele antigo médico de família: ouve os pacientes, os compreende e cuida de forma integral de sua saúde física, emocional e espiritual. O estimulo à dimensão espiritual é parte do tratamento. A própria medicina tem relatado evidências positivas de práticas espirituais no combate a doenças. A fé exerce papel extremante importante na saúde física e mental das pessoas, reforça o especialista.

Roque Marcos Savioli, 65 anos, é médico Supervisor da Divisão Clínica – Unidade de Cardiogeriatria do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas – Incor/HC-FMUSP e tem 40 anos de prática em clínica cardiológica. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1974) e doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP (1991). Fez residência médica em 1975 e 1976, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, obtendo o título de especialista em Cardiologia. Desde 1977 é integrante do Corpo Clínico do Incor. É membro da Sociedade Paulista e Brasileira de Cardiologia, da Academia Cristã de Letras e do Instituto de Geografia e História do Estado de São Paulo.

O especialista acaba de lançar seu 15º livro, ‘Segredos de um Consultório’, que traz histórias reais de pacientes que sofrem dos males da vida moderna.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira