Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2015 - 07:46

Oito organizações são reconhecidas pelo Prêmio Nacional da Qualidade

24ª edição da premiação será nesta semana, trazendo as empresas que adotam a melhoria contínua em busca da excelência da gestão.

No dia 18 de novembro(quarta-feira), a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) que reconhece oito empresas brasileiras.

Na edição deste ano, a FNQ apresentou as novas formas de reconhecimento: Summa cum laude (organização Premiada que manteve o patamar de excelência por três anos consecutivos) e Magna cum laude (empresa que apresenta patamares de excelência de Premiada por dois anos consecutivos). Em 2015, duas organizações foram contempladas nesta última categoria: a Eletrobrás Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) (PA) e a Embraer (SP).

Já, na categoria Premiadas, a FNQ reconheceu a Brasal Refrigerantes (DF) e a Volvo Caminhões (PR). Como Finalista, considerada referência em muitas práticas de gestão, o PNQ contemplou com a Cemar (MA). Além dessas, três organizações receberam o Destaque por Critério: a AES Eletropaulo (SP), no Critério Processos; a Ampla (RJ), no Critério Sociedade; e o Senac (RS), no Critério Clientes.

De acordo com o presidente-executivo da FNQ, Jairo Martins, em um ano de incerteza política e econômica, as organizações que se submeteram ao rígido processo do PNQ são exemplos para o País. A cerimônia do PNQ será no dia 18, a partir das 17h, na Vila dos Ipês, em São Paulo.

O PNQ —O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) é o maior reconhecimento da excelência em gestão de empresas sediadas no Brasil e um dos eventos mais prestigiados pelo empresariado brasileiro.

Desde 1992 até este ano, o PNQ alcançou indicadores significativos, com 489 organizações candidatas, 60 premiadas, 13.200 pessoas capacitadas para serem avaliadores e 335 mil horas de trabalho voluntário. As organizações que participam do prêmio são avaliadas com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, e são classificadas de acordo com uma pontuação que indica o nível de maturidade da gestão, com base nas suas práticas de gestão e resultados organizacionais. As organizações reconhecidas estão em uma faixa de pontuação elevada e atendem aos Fundamentos da Excelência do MEG, avaliados por oito Critérios - Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas, Processos, Clientes, Sociedade, Resultados, Informações e Conhecimento, bem como apresentam excepcionais resultados no desempenho da sua gestão.

A premiação adota quatro categorias de reconhecimento: Premiada (organização que atendeu de forma harmônica a todos os Critérios da Excelência, podendo ser considerada referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados); Finalista (empresa que atendeu de forma balanceada à maioria dos Critérios da Excelência, podendo ser considerada referencial de excelência em muitas práticas e resultados); Destaque por Critério (organização com destaque no atendimento a um determinado critério de excelência); Magna cum laude (empresa que alcançou o patamar de Premiada, a partir de 2014, por dois anos consecutivos); e Summa cum laude (empresa que alcançou o patamar de Premiada, a partir de 2014, por três anos consecutivos, sendo a maior distinção que uma organização pode receber).

O PNQ envolve um ciclo de avaliação, que começa com a inscrição para candidatura e tem duração média de sete meses. As empresas candidatas enviam documentação e um extenso relatório da sua gestão, que são analisados por uma Banca Avaliadora composta por voluntários, especialistas em gestão. Na etapa seguinte, as candidatas passam por uma visita técnica às instalações, em que os avaliadores fazem a avaliação in loco e, posteriormente, a banca de juízes seleciona as organizações que serão reconhecidas.

FNQ —Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras. | www.fnq.org.br e www.twitter.com/fnqgestao.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira