Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2008 - 10:43

O “Fusca” das impressoras

Robusta, durável, econômica, sucesso no Brasil e no mundo e há décadas no dia-a-dia das pessoas. Qualquer semelhança entre as impressoras matriciais com o romântico carro alemão não é coincidência. E assim como ocorreu com o maior sucesso automobilístico do país, matriciais produzidas no Brasil também são exportadas.

Para a líder de mercado, a multifuncional japonesa Epson, com 80% de participação, o comparativo é uma brincadeira, mas com pontos muito pertinentes. Afinal, falamos de dois equipamentos que revolucionaram os seus mercados e se tornaram sinônimo também de inclusão e liderança de categorias. Mas em termos de velocidade, já não há semelhança. Enquanto esse nunca foi um dos diferenciais do Fusca, é o ponto alto das matriciais.

Neste quesito, associado à economia, elas são, de fato, imbatíveis, o que justifica a sua sobrevivência às mais modernas tecnologias de impressão. Se no mercado doméstico elas praticamente inexistem, nas empresas ainda são fundamentais. E voltando à questão do custo e da velocidade, segundo dados da Abraform (Associação Brasileira da Indústria de Formulários Documentos e Gerenciamento da Informação), uma página de formulário impressa em uma matricial tem o custo de R$ 0,005 (cinco décimos de centavo), ao passo que em um equipamento laser é de R$ 0,10 (dez centavos).

Com cerca de 80% deste mercado no Brasil, a Epson acredita que ainda há grande potencial de crescimento. E não apenas no mercado interno. O modelo LX-300+II produzido na fábrica de Tamboré ganhará o mundo. De acordo com o presidente da Epson, Odivaldo Moreno, ainda não existe uma tecnologia que reúna todas as qualidades das matriciais. “Algumas atividades teriam a sua rentabilidade altamente comprometida se substituíssem uma matricial por uma impressora convencional”, destaca Odivaldo.

E por falar em tecnologia, as matriciais evoluíram muito. A LX-300+II, por exemplo, vem com interfaces de fábrica USB - serial e paralela - com velocidade de 300 cps (modo rascunho) e nove agulhas. Tem o dobro de durabilidade da cabeça de impressão (400 milhões de caracteres) que a maioria das concorrentes e buffer de entrada de 64 KB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira