Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2015 - 08:39

Contratos de colaboração como alternativa para redução do custo logístico

Em média, o custo logístico, ou seja, o custo com deslocamento da produção, corresponde a 11 a 13% da receita de grandes indústrias. O problema é grave, pois a falta de investimentos do governo no setor logístico tem prejudicado o abastecimento e elevado os gastos.

A malha viária brasileira é composta essencialmente de rodovias, grande parte mal conservadas, com problemas de pavimentação e sinalização. Algumas dessas rodovias sequer tem pavimentação em seus trechos, dificultando o acesso de caminhões de transporte.

Como os custos logísticos são altos, há influência direta no preço final dos produtos industrializados, os quais nem sempre podem ser repassados ao consumidor final, sob pena de retirar-se a competitividade dos produtos inseridos no mercado.

Nesse cenário caótico, buscam os empresários, especialmente do setor industrial, alternativas para redução do custo logístico para distribuição de mercadorias. Uma das alternativas é a utilização de contratos de colaboração entre empresas, que, quando bem empregados, trazem benefícios aos contratantes.

Contratos de colaboração são contratos empresariais atípicos, em que ora há oposição, ora há solidariedade de interesses. Exemplo dessa espécie é o contrato de distribuição, no qual o adquirente (distribuidor) compra produtos do industrial para revenda, sendo que seu lucro será auferido pela diferença de preço de compra e de revenda da mercadoria.

Nos contratos de colaboração podem ser adotadas estratégias para que industrial e distribuidor possam potencializar seu lucro, diminuindo o custo logístico da operação de fornecimento.

. Por: Gabrielle Kaczalovski Marin, advogada da área empresarial do escritório A. Augusto Grellert Advogados Associados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira