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17/11/2015 - 08:44

Seu e-commerce está pronto para o Black Friday?

Com o final do ano se aproximando, o espírito natalino e a sensação de renovação de um novo ano afloram, assim como nossos instintos mais primitivos de consumo. Além do Natal, o Black Friday se tornou uma importante data para os consumidores conseguirem uma boa barganha e até mesmo se anteciparem nas compras de fim de ano.

Para este ano, é previsto um crescimento de 12% no aumento das vendas durante o Black Friday no Brasil, chegando a 978 milhões de reais segundo o ClearSale. As empresas de varejo disputarão fortemente cada fatia desse mercado, e para atender as altas expectativas do consumidor, fica ainda mais importante que toda a organização esteja alinhada e comprometida com os mesmos objetivos, desde os executivos de marketing até as equipes de desenvolvimento. Conforme aumentam as demandas dos clientes, diminuem a paciência para distrações e espera no carregamento dos sites durante as compras.

A batalha por vendas no final do ano já não é mais exclusiva das lojas físicas, mas sim de todos os dispositivos ao nosso alcance. Segundo dados de um estudo realizado pela empresa de marketing digital Criteo, dispositivos móveis serão usados em 22% de todas as compras online esse ano no país. É importante que a porta de entrada do negócio – o site – esteja funcionando impecavelmente. Páginas lentas ou fora do ar são falhas inaceitáveis pelos consumidores.

Para exemplificar o quão prejudicial pode ser o downtime de um site, o Gartner descobriu que cada minuto de um site fora do ar pode custar até US$5.600 – mais de US$300.000 por hora. Além disso, o Radware publicou dados demonstrando que os consumidores normalmente desistem de qualquer página que leve mais que 4 segundos para ser exibida, o que pode significar várias vendas perdidas.

Atualmente, as compras online são realizadas de uma variedade interminável de smartphones, tablets, laptops e wearables rodando diferentes sistemas operacionais com diferentes browsers. Cada cliente possui hábitos diferentes, preferencias de navegação e, o mais importante, técnicas de compras.

Então, como se adequar para atender à todas as expectativas? Aqui vão algumas dicas de onde começar:

1. Aproveite os dados sobre tráfego web para priorizar os perfis de usuário e colocar ênfase nos clientes certos. Isso ajudará a definir o seu público alvo, minimizando o tempo e esforços de testes necessários para verificar suas aplicações de forma apropriada.

2. Utilize ferramentas de automação de testes que permitam tanto testes funcionais como testes de performance/carga através dos diferentes perfis de usuários e condições de tráfego de rede, minimizando o tempo necessário para encontrar e resolver quaisquer problemas possíveis.

3. Aproveite a nuvem como uma maneira de reduzir os custos de execução de testes necessários para se representar apropriadamente o volume e a diversidade de perfis de usuário definidos pelas suas prioridades de negócio.

As dicas acima representam um bom começo para o preparo do seu e-commerce para a época de festas, porém, o melhor presente que você pode dar aos seus clientes é saber o que eles querem. Equipes de testes e DevOps precisam minimizar os riscos e aumentar a fidelidade dos usuários com a marca para focar os esforços nas funcionalidades que os clientes querem. Oferecer uma experiência funcional, atraente e consistente atrairá consumidores para seu website e certamente os transformará em clientes fidelizados, bem além da época de compras.

. Por: Renato Quedas, VP de Solution Strategy da Micro Focus. | Perfil—Micro Focus (LSE: MCRO.L) é uma empresa global de software que oferece suporte às necessidades tecnológicas e aos desafios do Global 2000. Nossas soluções auxiliam organizações a alavancar investimentos em TI, aplicações empresariais e tecnologias emergentes. Também as ajudam a endereçar requisitos de negócios complexos e de rápido envolvimento, enquanto protegem informação corporativa a todo instante. Nossos portfólios incluem: Attachmate, Borland, Micro Focus, NetIQ, Novell e SUSE.

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