Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2015 - 08:23

Ericsson: assinaturas 5g chegarão a 150 milhões em 2021 no mundo

Consumo de vídeo móvel na América Latina crescerá cinco vezes até 2021 e 90% deste tráfego será feito por smartphones. Tráfego móvel mensal aumenta quatro vezes de 0,5 a 3,5 hexabytes na América Latina e assinaturas móveis chegarão a 740 milhões até o final do ano e a 850 milhões em 2021. Em 2015, os smartphones representam cerca de 75% das vendas de aparelhos celulares da região, em comparação a 65% no ano passado - as assinaturas de smartphones chegarão a 370 milhões até o final de 2015 e 640 milhões em 2021. Tráfego de dados por smartphone ativo de 1,2 para 6 GB por mês na América Latina. Média de consumo de dados aumenta entre 20% e 45% por assinatura após o usuário adquirir um modelo mais recente de smartphone. Aplicativos mais acessados via smartphones no Brasil são: WhatsApp, Chrome, YouTube, Facebook e Gmail – já, os aplicativos nacionais mais populares estão relacionados a sistemas bancários. Para o usuário brasileiro, o streaming de vídeo é duas vezes mais importante do que navegar na internet como forma de percepção da qualidade de rede. Em 2030, as TICs poderão permitir uma redução das emissões de gases de efeito estufa equivalente à atual pegada de carbono dos Estados Unidos e da União Europeia juntos.

A Ericsson (Nasdaq: ERIC) acaba de divulgar a nova edição do Relatório de Mobilidade, que fornece insights sobre o futuro das redes 5G - incluindo uma previsão de 150 milhões de assinaturas móveis da conexão até 2021, no mundo.

A Coreia do Sul, o Japão, a China e os Estados Unidos são países que serão pioneiros e captarão mais assinantes 5G. Essa tecnologia vai conectar novos tipos de dispositivos, permitindo também novos casos de uso relacionados à Internet das Coisas (IoT), além de uma transição que abrirá novas indústrias e verticais na transformação das TICs.

O relatório, uma atualização abrangente sobre as tendências de redes móveis, revela um aumento significativo no consumo de vídeo em dispositivos móveis. Na América do Norte e na Europa, o consumo desse tipo de conteúdo em smartphones crescerá quase seis vezes até 2021. Na América Latina, o tráfego mensal vai crescer de 1,2 para 6GB no mesmo período. Na América do Norte, o aumento é de 3,8 para 22GB por mês.

Com 20 novas assinaturas de banda larga móvel ativadas a cada segundo, o aumento global em assinaturas móveis é outra razão para o crescimento do tráfego de dados. No momento, há a mesma quantidade de assinaturas móveis que pessoas no planeta. Em 2016, serão quatro bilhões de assinaturas de smartphone.

Márcia Goraieb, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Ericsson para América Latina, diz: "O 5G é mais do que um serviço móvel mais rápido. Ele vai permitir novos casos de uso relacionados à Internet das Coisas, como, por exemplo, o protótipo construído pela Ericsson para aplicação de funções da rede 5G e análise de dados de transportes públicos, que vão gerar economia de recursos, reduzir o congestionamento e o impacto ambiental. A transformação das TIC vai se tornar cada vez mais comum entre as diferentes indústrias, uma vez que o 5G permitirá que essa visão se torne realidade nos próximos anos."

Entre os destaques da última edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson, estão:. Vídeo domina o tráfego de dados: o tráfego global de dados móveis deve crescer dez vezes entre 2015 e 2021, e a previsão é de que vídeo seja responsável ??por 70% do total do tráfego móvel até 2021. Em muitas redes hoje, o YouTube é responsável por até 70% de todo o tráfego de vídeo, enquanto a Netflix pode chegar a 20% nos mercados onde está disponível.

. Quatro em cada cinco aparelhos serão smartphones até 2021 na América Latina: a proporção de smartphones no total da base de assinantes de telefonia móvel continua a crescer. No final de 2015, mais de 50% dos aparelhos serão smartphones, superando os telefones fixos. Em 2021, o número subirá para quase 80% . A compra tende a aumentar rapidamente, e os smartphones vão se destacar como os dispositivos principais habilitados para internet. Eles estão no topo das listas de compras dos consumidores, com 36% com a intenção de adquirir um no próximo ano.

. Tipo de conexão: os consumidores latinos usam diferentes tipos de conexões, como mostrado no gráfico abaixo. Na busca de uma melhor experiência, eles vão mudar conexões de Wi-Fi para a banda larga móvel e vice-versa. Segundo o relatório, 54% dos consumidores mudam para melhorar a velocidade ou confiabilidade de cobertura, enquanto apenas 24% interrompem o uso devido ao custo.

. TIC potencializa a economia de baixo carbono: as TIC permitirão economia no consumo de energia e gases de efeito estufa (GEE) em todos os outros setores industriais. A redução total de emissões pode ser de até 10 gigatoneladas de CO2, o que representa cerca de 15% das emissões globais de GEE em 2030 - mais do que a pegada de carbono atual dos Estados Unidos e da União Europeia juntos.

Esta edição do Relatório de Mobilidade acompanha o apêndice de Tendências de Negócios Móveis. Este material apresenta oito tendências que detalham as estratégias das operadoras de telefonia móvel de sucesso para atender ao crescimento do consumo de dados e a demanda por serviços móveis.

O relatório de mobilidade da Ericsson compartilha dados de previsões, análises e insights sobre tráfego móvel, assinaturas e comportamento dos consumidores para oferecer informações sobre tendências atuais do tráfego e do mercado na sociedade conectada de hoje.

Para acompanhar o relatório de mobilidade, a Ericsson criou a ferramenta de exploração de tráfego para criar gráficos e tabelas personalizados usando dados do relatório. É possível filtrar as informações por região, assinatura, tecnologia, tráfego e tipo de dispositivo. | www.ericsson.com/br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira