Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2015 - 08:23

Doenças respiratórias são risco à saúde durante a primavera

Quem imagina que aquele churrasco com os amigos no fim de semana pode representar um risco à saúde? Isso porque o tempo seco, que está caracterizando esta época do ano, a ingestão de alimentos ricos em sódio (assim como a proteína animal) e o consumo de bebidas alcóolicas potencializa o desenvolvimento de doenças respiratórias. Este é o alerta do pneumologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Hassan Ahmed Yassine Neto.

Segundo o médico, isso ocorre em função da desidratação das mucosas que compõem nosso sistema respiratório. “As mucosas, quando em estado normal de hidratação, servem como escudo do organismo, porém, ao perder líquido, o muco que é habitualmente produzido adquire uma consistência mais gelatinosa, retendo bactérias e impurezas”, explica.

Para se prevenir ou, pelo menos, minimizar os sintomas, o pneumologista dá algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença. “É preciso beber muito líquido para que o corpo esteja sempre bem hidratado e dar preferência para o consumo de alimentos leves e ricos em água em sua composição. Também é importante manter o ambiente bem arejado e limpo, reduzindo a quantidade de agentes alergênicos, como plantas, poeira e pelos de animais”, afirma.

O médico ainda orienta que, ao fim do dia, as pessoas utilizem soluções à base de soro fisiológico para limpeza dos olhos e das narinas. Outras medidas, como procurar evitar o uso de carpete e tapetes nas residências e utilizar pano úmido para limpar a casa ao invés da tradicional vassoura, que joga muito poeira no ambiente, são ações que podem contribuir para diminuir a incidência de quadros alérgicos e irritativos.

As doenças respiratórias causadas por irritação e alergia são muito comuns nesta época do ano em função de vários fatores, como baixa umidade do ar, poluição e, até mesmo, a polinização das flores. “O tempo muito seco contribui para que as partículas de poluição fiquem em suspensão no ar, provocando irritação das vias aéreas e dos olhos principalmente”, complementa.

Entre os males mais comuns da estação estão as conjuntivites irritativas e alérgicas, a rinite, a bronquite e outras doenças respiratórias. Todas elas têm sintomas que se assemelham muito à gripe e ao resfriado, dificultando o diagnóstico e podendo evoluir para um quadro clínico mais grave por demora no início do tratamento correto.

Cinco dicas para evitar as doenças respiratórias:. Beba muito líquido e consuma alimentos ricos em água. | .Hidrate as narinas com soro fisiológico ou água | . Utilize aparelhos umidificadores ou vaporizadores de ambiente. Caso não tenha os aparelhos, coloque bacias com água ou toalhas molhadas nos cômodos | . Evite carpetes e tapetes nos quartos. Em pisos lisos, utilize pano úmido para limpeza | . Evite plantas, animais e bichos de pelúcia no quarto.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos —Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quinto ano consecutivo em 2015.|www.hpev.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira