Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2015 - 07:33

Cariocas fazem abraço simbólico a Lagoa pelo Dia Mundial de Combate ao Diabetes


Cariocas se reuniram, no dia 14 de novembro(sábado), no Parque dos Patins, para um abraço simbólico à Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, pelo Dia Mundial de Combate ao Diabetes. O ato, organizado a Associação Carioca de Diabéticos (ACD), que funciona no Rio de Janeiro há 58 anos, fez parte da 9ª Semana de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro. 

Médicos e voluntários realizaram teste de diabetes (exames de glicemia, pressão arterial, exames dos pés, IMC etc...) em cerca de 300 pedestres que passaram no local, e ao final do evento três mil balões azuis, cor da doença, foram lançados ao céu, além de um círculo de balões azuis, símbolo da campanha mundial de fraternidade com o diabético da International Diabetes Federation (IDF), que também foi lançado aos ares.

De acordo com o cirurgião vascular Jackson Caiafa, presidente da ACD, e idealizador do evento, campanhas como estas são imprescindíveis para alertar a população sobre a diabetes, uma das doenças que mais crescem no mundo. “Hoje o número calculado de doentes chega a 12 milhões. É uma situação grave e devemos conscientizar o público” alerta o médico, que há dez anos foi o primeiro a pedir a Arquidiocese do Rio de Janeiro para iluminar de azul (cor da doença) o Cristo Redentor, símbolo máximo de nossa cidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), e a IDF consideram o Diabetes Mellitus (DM) como a pandemia a ser combatida no século XXI, exigindo de todos, pacientes, familiares, equipes de saúde e gestores públicos ou privados, um maior direcionamento e atenção para ações de educação, prevenção e tratamento da doença. O DM permanece com um crescimento exponencial em sua prevalência, particularmente nos, assim denominados, países em desenvolvimento, que poderão dobrar seu número de diabéticos nos próximos 15 a 20 anos, chegando a uma prevalência mundial de mais de 592 milhões de diabéticos em 2035.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira