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19/11/2015 - 08:03

Empresários do setor têxtil brasileiro participam de missão de inovação realizada pelo Texbrasil

Grupo desembarcou em Portugal e na Itália para conferir de perto as inovações que ditarão o rumo da indústria têxtil nos próximos anos.

Um grupo formado por empresários da indústria têxtil nacional está na Europa para uma série de visitas técnicas em importantes centros de pesquisa e inovação de Portugal e Itália. A missão internacional de benchmarking em inovação teve início no começo do mês e é realizada pelo Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com o CITEVE, o CeNTI, a Universidade do Minho e o Politécnico di Milano.

As empresas brasileiras que participam dessa missão são PH FIT, Sapeka, Digitale Têxtil, Santanense, Tekla, Audaces, Rhodia, Anfra, Moovexx, Lepper e Coteminas, além de representantes do SENAI-Blumenau. A programação teve início no dia 6, em Portugal, onde foram visitados os principais laboratórios de desenvolvimento tecnológico para a indústria e foram apresentadas as principais novidades em microbiologia, nanotecnologia, física e química têxtil, entre outras inovações.

Na semana seguinte, o grupo seguiu para a Itália, onde teve acesso à estrutura de desenvolvimento, produção e técnicas de gestão inovadoras de importantes empresas têxteis italianas. O ponto alto da missão é a visita à feira ITMA, considerada o principal evento internacional da cadeia têxtil e que acontece apenas de quatro em quatro anos. Nesta edição, que ocorre entre os dias 12 e 19, mais de 1,3 mil expositores de quase 50 países estão confirmados.

Para Vasco Loureiro, CEO da Sapeka, a ITMA é uma ótima oportunidade não apenas para modernizar a produção. “É onde poderemos verificar como o mercado está se apresentando e qual nosso posicionamento em relação ao que produzimos no Brasil”, afirma. Avaliar a posição que o país ocupa é justamente um dos propósitos da missão, que também visa manter a competitividade da indústria têxtil nacional e mantê-la em dia com as inovações tanto em tecnologia como em sustentabilidade.

Para isso, o conhecimento e os maquinários adquiridos na feira são aplicados no dia a dia das empresas e chegam até o consumidor final, sempre ávido por novidades. “A importância desta viagem está no fato de poder ocupar lugar de vanguarda no processo de inovação, desenvolvimento de produtos e melhoria de processos”, detalha Geraldo Nilton, gerente na Santanense.

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, para apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,2 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.

A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

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