Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2015 - 08:15

A Necessidade de Digitalização das Manufaturas

Pense rápido! Diga o nome de um tipo de indústria inovadora e que opere em ritmo acelerado! Você pensou nas manufaturas? Eu acredito que não! Há muito tempo considerada uma grande indústria que carece de inovação e agilidade, as serrarias de madeira, por exemplo, estão sendo revolucionadas pela inovação digital. Sim, aqueles números “1” e “0” estão vindo também para as fábricas, e eles irão impactar a indústria de maneiras incríveis que você provavelmente nunca imaginou.

Os velhos tempos das fábricas ainda estão muito vivos hoje: embalagem e equipamentos de fabricação estarão sempre presentes de uma forma ou de outra. O que está mudando, no entanto, é a nossa relação com essas máquinas. Com o envelhecimento delas, a confiabilidade torna-se menos previsível, enquanto os seus custos de manutenção continuam a subir. Então, por que não podemos simplesmente substituir o equipamento antigo por um novo e resolver o problema? Parece uma boa ideia, certo? Pense bem. As máquinas mais recentes dependem cada vez menos da intervenção humana, o que soa como um sonho se tornando realidade... Mas só até quando elas dão algum problema. Aí é quando fica claro que o equipamento moderno é mais sensível do que nunca! Embora ele permita níveis de qualidade rigorosos, também exige monitoramento constante.

De acordo com um estudo recente da ARC Advisory Group, quase 90% das fábricas reconheceram o uso de equipamentos além da data de indicação do fabricante. Meu palpite é que as pessoas têm medo de se arriscar em águas desconhecidas de opções mais modernas que vão exigir uma nova abordagem. Mas não há nada a temer! Na verdade, a nova tecnologia pode tornar a vida muito melhor. Sei de uma empresa que aplica cola no lado de trás de uma placa semicondutora.

Como você pode imaginar, há uma tolerância muito pequena para a quantidade de cola que é aplicada. Para evitar problemas de produção e manter a sua estreita margem de erro, a empresa utiliza manutenção preventiva para substituir a escova de aplicação de cola em intervalos regulares. Esta é uma proposta cara e que pode não evitar os problemas de qualidade do produto. Se esta empresa analisar a quantidade de cola aplicada, ela poderia realmente prever quando o pincel irá degradar e aí substituí-lo - quando necessário - durante um tempo ocioso de produção regular. Não só isso, mas, aproveitando este tipo de dados, juntamente com todos os outros dados de manutenção da produção, de reposição do estoque, da produtividade, poderiam realizar a manutenção no melhor momento permitido.

As empresas podem prever quais itens precisarão de reparo em um determinado período de tempo e entender quando paradas programadas irão ocorrer para planejar a manutenção adequadamente. Usando e gerenciando dados, as empresas podem solucionar um problema antes mesmo dele acontecer. Isso vale para os fabricantes em toda a linha de produção e em qualquer indústria.

Uma empresa que já faz isso é a Schwering & Haase (S & H), uma manufatura alemã de fios de cobre para uma ampla gama de produtos. Com 400 linhas de produção que funcionam 24 horas por dia, a empresa produz fio de cobre magnetizado o suficiente para ir da Terra a Vênus todo ano. Essa não é uma operação pequena. O fio da S & H é revestido com uma fina camada de isolamento, o que o torna muito difícil de produzir, e, uma vez que o fio é vendido e colocado em produtos, um defeito pode resultar em um recall custoso e, potencialmente, na perda de um cliente rentável. S & H tem exigências extremas de qualidade, porque mesmo um pequeno desvio em relação à especificação faz com que o fio seja inútil.

Para gerenciar a qualidade de forma consistente, lidando com diferentes especificações e necessidades dos clientes, a companhia implementou uma solução de dados digitais que forneceu transparência para todas as partes da cadeia de fornecimento, a partir de trabalhadores de linha para a gestão. O sistema usa dispositivos de detecção de falha de alta tensão e sensores, e manipula até 50 mil eventos de produção por segundo. Ele permite que os trabalhadores da linha monitorem qualidade e entrada de dados. Enquanto anteriormente, S & H poderia examinar seções de 100 metros de fio, eles agora podem monitorá-lo a um nível de precisão para dentro de 25 milímetros. Os operadores podem detectar variações sutis em resultados de produção em tempo real e intervir imediatamente para garantir que os produtos saiam livres de erros.

Toda empresa que quer ser ágil tem que abraçar a ideia da modernização e transformar insight em tempo real em ações em tempo certo. Combinando métricas atuais com dados históricos para avaliar de forma automática se os processos estão no caminho certo - e identificar medidas corretivas, caso eles não estejam - é uma perspectiva valiosa para as manufaturas de hoje que enfrentam mais dificuldades e concorrência do que nunca. A digitalização está revolucionando os negócios e as manufaturas são apenas mais uma indústria colhendo os benefícios. Agora, se alguém perguntar se uma manufatura trabalha em ritmo acelerado —e emocionante —você pode admitir que sim.

. Por: Sean Riley, diretor de Soluções de Negócios Estratégicos da Software AG.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira